Cais da Ribeira
© Khamkeo Vilaysing / UnsplashCais da Ribeira
© Khamkeo Vilaysing / Unsplash

Os sítios mais instagramáveis do Porto

Tirar fotos e admirar a cidade não tem de ser só para turistas. Descubra nesta lista os sítios mais instagramáveis do Porto

Publicidade

Na lista dos sítios mais instagramáveis do Porto estão paisagens que são verdadeiros postais da Invicta. Temos de tudo: jardins, igrejas, torres, miradouros, livrarias, museus e até  fachadas de mercearias. Por isso, carregue as baterias das câmaras fotográficas e dos telemóveis, e eternize esta bela cidade durante o seu próximo passeio. Se não sabe por onde começar, nós damos-lhe uma ajudinha. Boas fotos.

Recomendado: Roteiro de arte urbana no Porto

Os sítios mais instagramáveis do Porto:

  • Atracções
  • Edifícios e locais religiosos
  • Baixa

É um verdadeiro hotspot para os amantes de fotografia, com ou sem turistas a passear pela cidade. A fachada da Igreja do Carmo está revestida de bonitos e tradicionais azulejos azuis que fazem os encantos de qualquer um. Mesmo ao lado fica a Igreja dos Carmelitas e a dividi-las está “a casa mais estreita do Porto”, que acabou por servir de habitação a capelães, sacristães e artistas, bem como a acolher reuniões secretas durante as Invasões Francesas, durante as Guerras Liberais e até durante o Cerco do Porto. Espaço que é possível visitar desde 2019

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Baixa

As ruas estreitas, as casas coloridas e a ligação ao rio fazem da Ribeira uma das zonas mais interessantes do Porto. É das mais antigas da cidade e mantém vestígios dos vários tempos que atravessou, podendo perceber-se essa evolução nos materiais expostos na Casa do Infante. Também não lhe faltam restaurantes, bares e lojas para conhecer e uma panorâmica invejável nas cores e nas formas para ver cair a tarde de copo na mão e rabo no chão.

Publicidade
  • Museus
  • Arte e design
  • Porto

Primeiro nasceu a casa e só depois o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Não existem um sem o outro, já que a visita às exposições implica sempre uma voltinha pelos jardins. Sem tirar mérito à magnífica obra projectada por Álvaro Siza Vieira, uma das mais valiosas heranças arquitectónicas dos anos 1990, a verdade é que o edifício do museu não é fácil de fotografar, pela grandiosidade que apresenta. Nesse caso, e porque a “experiência Serralves” exige registo para a posteridade, dirija-se à famosa casa cor-de-rosa, exemplar único de Art Déco do país, percorra os jardins projectados por Jacques Gréber na década de 1930 e apresse-se a apontar a lente em direcção à fachada, sem esquecer de apanhar o verde envolvente. O cenário é tão bonito que dispensa técnicas complicadíssimas de fotografia ou o uso de filtros. Seria até uma afronta.

4. Painel de azulejos de Joana Vasconcelos

Não tem vista de rio nem pode ser classificado como “monumento municipal”, mas o painel de azulejos de Joana Vasconcelos é o cenário de fundo mais utilizado nas fotos de Instagram de quem passa pelo Porto. Assinado pela artista contemporânea de maior projecção internacional, é colorido, modernista e grande o suficiente para planos alargados. Já assistiu a produções de moda, beijos apaixonados, duck faces e outros que tais e a verdade é que ficou sempre bem e até salvou algumas poses menos boas. Encontra-o no número 67 da Praça Guilherme Gomes Fernandes, muito perto dos Clérigos, na fachada lateral do Steak’n Shake. Tem 20 metros de comprimento, não há como não dar por ele.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Baixa

O Jardim das Virtudes é o sítio certo para quem quer ler um livro ou fazer um piquenique. Mas não só: aqui também pode (e deve) ver o pôr-do-sol e postá-lo nas redes sociais. A vista para o rio é incrível, o que o torna um sítio muito procurado, por portuenses e turistas. 

  • Música
  • Música ao vivo
  • Boavista

Não há como passar na Boavista e não parar para a fotografia da praxe em frente à Casa da Música. Esta obra contemporânea (e controversa) do holandês Rem Koolhaas gerou muita discussão, mas, depois de concluída. as vozes mais reaccionárias viram-se obrigadas a concordar com os entendidos que a classificam como uma das mais importantes e bonitas salas de espectáculos construídas no último século. E que rapidamente se tornou um ícone do Porto. Se estiver com pressa, uma volta completa ao edifício já vai dar para tirar umas boas chapas para fazer pirraça nas redes.

Publicidade
  • Compras
  • Mercearia de bairro
  • Santa Catarina

É bom de mais ver a expressão dos turistas, especialmente os nórdicos, quando dão de caras com a Pérola do Bolhão. É vê-los encavalitarem-se uns nos outros, saltarem para o meio da estrada, correndo risco de vida à procura do melhor ângulo para fotografar uma das mercearias mais antigas e mais bonitas da cidade. Famosa pela fachada de Arte Nova, começou por ser uma loja de chá, café e especiarias, mas entretanto estendeu-se a outros produtos tradicionais portugueses, como os enchidos e o queijo da Serra. Está de portas abertas desde 1917 e continua nas mãos da família de António Reis, o primeiro proprietário.  

  • Atracções
  • Edifícios e locais religiosos
  • Santa Catarina

Na esquina da Rua de Santa Catarina com a Fernandes Tomás,  é comum haver turistas em passo lento e máquina fotográfica em riste a atrasar a vida de quem anda com pressa. O motivo é a imponente Capela das Almas, um antigo mosteiro do século XVIII, um exemplar arquitectónico raro para quem vem de fora, muito por causa de estar totalmente revestida de azulejos. O cenário azul e branco, que está devida e massivamente catalogado no Instagram por esse mundo fora, consta de 360 metros de parede coberta com 15947 azulejos que contam a história da vida de São Francisco de Assis. Como pano de fundo, será talvez um dos mais bonitos da cidade.

Publicidade
  • Compras
  • Livrarias
  • Galerias

Se não perder a alegria de viver na fila gigante que vai ter de enfrentar para entrar, este é, sem dúvida, o ponto de visita obrigatório no Porto. É considerada uma das mais bonitas livrarias do mundo pela mistura de estilos arquitectónicos que sugerem influências neo-góticas, de Arte Nova no exterior e de Art Déco no interior.  A grande escadaria de madeira que dá acesso à galeria do primeiro piso é um dos ex-líbris do edifício construído em finais do século XIX, mas vale a pena olhar com atenção para os tectos trabalhados e para os vitrais das janelas. 

  • Atracções
  • Monumentos e memoriais
  • Baixa

Não faria sentido nenhum ir a Paris e não ver a Torre Eiffel, pois não? Então porque haveria alguém de passar pelo Porto sem visitar e fotografar a não menos famosa Torre dos Clérigos? Quando se está em passeio com os dias contados, fica sempre muita coisa por ver, mas a Torre dos Clérigos nunca sofre desse mal. Está numa artéria de passagem obrigatória entre a estação de S. Bento, o jardim da Cordoaria e a Praça Carlos Alberto, pelo que não há como fugir-lhe. Integra a lista de monumentos protegidos do Porto, sendo por isso o grande ex-líbris da cidade e o mais utilizado em postais ilustrados. Foi erguida em 1763 e é um dos mais valiosos exemplares dos movimentos Rococó e Barroco da cidade.

Publicidade
  • Atracções
  • Caminhos de ferro
  • São Bento

São 20 mil azulejos a relatar a história dos transportes e de Portugal. Este é o maior chamariz da Estação de São Bento, inaugurada em 1916, mas há mais para ver neste edifício projectado pelo arquitecto Marques da Silva, um dos mais influentes da cidade no final do século XIX e primeira metade do século XX. Pode aproveitar para tomar um café no local, enquanto aprecia o espaço.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Vila Nova de Gaia

O Jardim do Morro encontra-se na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Localizado no sopé da Serra do Pilar, perto do tabuleiro superior da ponte Luiz I, é um fantástico miradouro para a zona histórica do Porto. Construído em 1927, poucas alterações foi sofrendo ao longo dos tempos até que, em Julho de 2017, apresentou-se completamente reabilitado.

Mais coisas para ver no Porto

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 31 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere.

Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

  • Arte
  • Obra-prima

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta. 

Recomendado: As melhores galerias de arte no Porto

Publicidade
  • Arte
  • Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

  • Coisas para fazer

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto. Ainda que vá sozinho, prepare-se para ter companhia - já ninguém resiste aos encantos da cidade Invicta, desde turistas a portuenses. Seja pelos bonitos parques e jardins, pela boa gastronomia típica (que vai além da francesinha), pelos monumentos ou pelos espaços museológicos, há muito para explorar nesta cidade.

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade