A Baixa do Porto no dia 25 de Abril de 1974
©DRA Baixa do Porto no dia 25 de Abril de 1974
©DR

Oito sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto

Viva a Revolução dos Cravos! De concertos a exposições e peças de teatro, aqui tem oito sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

Há 50 anos, os Capitães de Abril devolveram a liberdade a Portugal e não faltam eventos para lhes prestar homenagem e aproveitar o feriado da melhor forma. Nesta lista, encontra oito sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto. E tem de tudo um pouco, pelo que não será difícil que pelo menos uma lhe agrade. Um espectáculo de videomapping, fogo-de-artifício, desfiles, peças de teatro, concertos na Avenida dos Aliados, workshops para os miúdos e até passar uma noite no Teatro Rivoli são apenas alguns exemplos do que encontra por aqui.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Oito sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto

1. Comemore na Avenida dos Aliados

As celebrações na Avenida dos Aliados começam na véspera, a 24 de Abril. Nesse dia, às 22.00, está agendado um espectáculo de videomapping na fachada do Hotel Monumental, seguindo-se o concerto "Aliados à Liberdade", com Canto Nono, Vozes Da Rádio e o Coral de Letras da Universidade do Porto. À meia-noite há fogo-de-artifício. Já na quinta-feira, dia 25 de Abril, a Avenida dos Aliados recebe o projecto musical Cara de Espelho, que resulta do encontro de alguns dos nomes integrantes de projectos que marcaram a música portuguesa nos últimos anos – tais como Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa. Antes, às 15.00, André Castro vai interpretar temas de músicos como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros. Durante a tarde, o desfile da liberdade vai também terminar nos Aliados.

Avenida dos Aliados, Porto. 24-25 Abr, Qua (22.00) e Qui (15.00). Entrada livre

  • Santa Catarina

No âmbito do Festival Dias da Dança – DDD deste ano, que também comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos, na madrugada de 24 para 25 de Abril está agendada uma Dormifestação nas instalações do Rivoli. Trata-se de um protesto que representa “o drama mais actual do nosso tempo”: a crise da habitação. E, por isso, agora é a vez de fazer uma nova revolução: “a revolução dos telhados”. Na Dormifestação, várias pessoas encontram-se para dormirem à vez no Rivoli. A qualquer altura do dia “o sono pode ser adornado com histórias, música e silêncio”, refere a sinopse do evento. A mobilização começa às 23.30 de 24 de Abril e é necessário trazer saco-cama, almofada e cobertor, sendo que a organização fornece camas e colchões. Todas as informações podem ser consultadas na página do DDD.

Praça D. João I (Porto). 24-25 Abr, Qua-Qui, 23.30. Entrada livre

Publicidade
  • Museus
  • Militar e marítimo
  • Bonfim

No feriado as celebrações vão também até ao Museu Militar do Porto, onde, às 11.00 e às 15.00, há visitas guiadas ao percurso “Do Heroísmo à Firmeza”, que recria dentro da antiga prisão política o trajecto que milhares de pessoas fizeram naquele espaço durante a ditadura – desde o momento de entrada na prisão, passando pelas celas e pelas salas de interrogatório e tortura. Às 14h30 há uma homenagem à resistência antisfascista, junto ao busto de Virgínia Moura, no Largo Soares dos Reis. É também aí que se inicia o desfile da liberdade, em direcção à Avenida dos Aliados. 

Rua do Heroísmo, 329 (Porto). 25 Abr, Qui, 10.00 e 15.00. Entrada livre

4. Leve os miúdos à Praça General Humberto Delgado

A manhã do dia 25 na Praça General Humberto Delgado é dedicada aos mais novos, que lá vão encontrar vários jogos tradicionais com os quais se entreter, a partir das 10.00. Além dos jogos tradicionais, há artes marciais, matraquilhos, carros de pedais e actividades como pinturas faciais, confecção de cravos de papel e cartazes alusivos ao tema “Meus Direitos”. 

Praça General Humberto Delgado (Porto). 25 Abr, Qui, 10.00. Entrada livre

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Baixa

Em jeito de comemoração do dia da Liberdade, e no âmbito do Cultura em Expansão, a Associação de Moradores do Bairro da Bouça recebe a música do músico, poeta e escritor brasileiro Luca Argel com o cante alentejano, representado pelo Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto. Será interpretado e adaptado um conjunto de reportório de ambos, além do que está associado à Revolução dos Cravos. A actuação está marcada para as 17.00 do dia 25 de Abril. E a entrada é gratuita. 

Rua dos Burgães, 345 (Porto). 25 Abr, Qui, 17.00. Entrada livre.

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Santa Catarina

Também as portas do Batalha Centro de Cinema vão abrir no dia 25 de Abril para comemorar os 50 anos de liberdade. Será apresentado, nas duas salas de cinema e em permanência, um conjunto de filmes documentais de arquivo que mostram a cidade do Porto em diferentes momentos do pós-Revolução. Na Sala 1 vai ser possível, por exemplo, relembrar o 1.º Encontro Livre da Canção Popular no Porto. Já na sala 2, há sessões que mostram a visita ao Porto do Presidente da República, o general António de Spínola, e a visita do primeiro-ministro Vasco Gonçalves à cidade para as comemorações do 5 de Outubro.

Praça da Batalha, 47. 25 Abr, Qui, 11.00-18.00. Entrada livre

Publicidade
  • Música
  • Jazz
  • Baixa
  • preço 1 de 4

A Cooperativa Árvore tem até ao dia 11 de Maio uma exposição de vários cartazes alusivos ao 25 de Abril de 1974, provenientes da colecção particular de uma família portuense. Os cartazes, além dos panfletos, grafittis e desenhos, foram uma das principais formas de comunicação entre os populares. Nesta exposição, há cartazes da fase de resistência ao regime fascista, datados das décadas de 1960 e 1970, e há ainda cartazes relativos à revolução que integram exemplares do mesmo acervo, bem como os da colecção da Cooperativa Árvore. No dia 24 de Abril (10.00), a Árvore vai ainda produzir um painel de pintura com 10 artistas convidados.

Rua Azevedo de Albuquerque, 1 (Porto). 13 Abr-11 Maio, Seg, 10.00-18.00, Ter-Sex, 10.00-18.30, Sab, 14.00-19.00. Entrada livre

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou sentar-se numa mesa comunitária. Estas são algumas das ideias. Mas há mais.

  • Coisas para fazer

Nada melhor para descontrair do stress do dia-a-dia que abanar o capacete ao som de uma boa música, sozinho ou com amigos. Nesta lista encontra cinco sítios para dançar no Porto, com estilos vão do merengue ao rock.

Publicidade
  • Cafés

Curto, cheio, pingado, em chávena fria, em chávena escaldada. Hoje em dia, o café é muito mais do que isto e a prova está precisamente nesta lista, onde constam 15 sítios para beber café de especialidade no Porto. Vindos de diferentes países da América Latina e de África, por exemplo, os grãos são tratados por diferentes empresas de torrefacção e vão parar à mesa sob diferentes formas, desde expressos a bebidas frias, passando por bolos ou sobremesas. Em alguns destes espaços também pode comprar grãos moídos para levar para casa. Se a sua vida pede mais cafeína, esta lista é para si.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade