45 anos do 25 de abril
DR
DR

Onze sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto

Viva a Revolução dos Cravos! De concertos a exposições e peças de teatro, aqui tem 11 sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

Há 51 anos, os Capitães de Abril devolveram a liberdade a Portugal e não faltam eventos na cidade para lhes prestar homenagem e aproveitar o feriado da melhor forma. Nesta lista, encontra 11 sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto. E tem de tudo um pouco, pelo que não será difícil que pelo menos uma lhe agrade. Concertos na Avenida dos Aliados, fogo-de-artifício, desfiles, peças de teatro, workshops para os miúdos e até uma oficina para fazer os seus próprios cartazes são apenas alguns exemplos do como pode fazer a festa dos cravos por aqui.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

Oito sugestões para comemorar o 25 de Abril no Porto

  • Coisas para fazer
  • Concertos
  • Aliados

A Revolução dos Cravos volta a ser comemorada na Avenida dos Aliados com uma programação recheada de actividades. As celebrações arrancam às 22.00 do dia 24 de Abril, com uma homenagem a Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Logo a seguir, às 22.15, Capicua sobe ao palco para apresentar o seu mais recente álbum "Um gelado antes do fim do mundo", seguindo-se o já tradicional fogo-de-artifício, à meia-noite. No feriado, dia 25 de Abril, a partir das 15.00, é apresentado o projecto Cantar Abril, formado por utentes da Associação dos Albergues Noturnos do Porto e técnicos de intervenção social e, pelas 16.15, o concerto dos Retimbrar encerra a programação nos Aliados. A partir das 14.30 haverá ainda uma homenagem  aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, de onde partirá também o Desfile da Liberdade. 

Avenida dos Aliados (Porto). 24-25 Abr, Qui (22.00) e Sex (15.00). Entrada livre

2. Levar os miúdos à Praça General Humberto Delgado

A manhã do dia 25 de Abril na Praça General Humberto Delgado será dedicada aos mais novos, que lá vão encontrar vários jogos tradicionais com os quais se entreter, a partir das 10.00. A entrada é grátis, por isso aproveite e leve a família toda. 

Praça General Humberto Delgado (Porto). 25 Abr, Qui, 10.00. Entrada livre

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Bonfim

Prepare-se para o Desfile da Liberdade e dê forma às suas mensagens de liberdade e de resistência. A Fisga, um espaço de eventos e co-work do Porto, tem uma sugestão: uma oficina para fazer o seu próprio cartaz e panfleto para este desfile. A actividade decorre entre as 11.00 e as 13.00 do dia 25 de Abril e será orientada por Teresa Arega, sendo que os participantes – miúdos e graúdos – vão ter acesso a todas as ferramentas e inspiração para construírem os seus cartazes com mensagens celebrativas à data. A "Oficina Manifesto" é de entrada gratuita, mas exige inscrição prévia através do preenchimento de um formulário.

Também no espaço Lugar Comum, no dia 24 de Abril, a partir das 15.00, haverá uma oficina para quem quiser preparar os cartazes para o desfile, com entrada gratuita. 

Rua Santos Pousada, 826 (Porto). 25 Abr, Sex 11.00. Entrada livre

  • Porto

O dia da Revolução é também celebrado no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, com o espectáculo Era Uma Vez o 25 de Abril, de José Fanha, às 11.00. A peça vai permitir descobrir, recordar e recriar a Revolução para todas as idades, com uma história "sobre coragem, liberdade e cada um fazer a diferença quando estamos a querer mudar o mundo". O espectáculo é da companhia O Bicho Papelão e tem entrada gratuita. 

Campo 24 de Agosto, 294 (Porto). 25 Abr, Sex 11.00. Entrada livre

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Santa Catarina

No Batalha Centro de Cinema há filmes para ver sobre a Revolução. Bom Povo Português, de Rui Simões, traça um retrato da situação social e política vivida em Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975 e vai ser exibido no bar do Batalha no sábado, 26 de Abril, a partir das 16.00, com entrada gratuita (o bilhete deve ser levantado no próprio dia). A sessão vai ser apresentada pelo autor do documentário, que combina imagens televisivas e de filmes com música e entrevistas.

Praça da Batalha, 47. 26 Abr, Sáb, 16.00. Entrada livre

  • Música

A fervorosa atmosfera de Abril de 1974 vai ser homenageada e celebrada na Concha Acústica do Palácio de Cristal, que este ano volta a receber “Abril Febril”, uma série de projectos musicais com o objectivo de manter viva a chama da Revolução e os ideais que ela representa. A programação acontece no dia 24, entre as 18.30 e as 21.30, e conta com espectáculos de Claiana, figura incontornável do imaginário underground, a rapper e compositora Nenny e, para terminar, um concerto de Prétu, rapper, músico e poeta sonoro e visual.

Jardins do Palácio de Cristal (Porto). 24 Abr, Qua, 18.30-21.30

Publicidade
  • Compras
  • Mercados e feiras
  • Santa Catarina

No dia 26 de Abril, sábado, leve os miúdos e a família até ao Mercado do Bolhão para uma oficina criativa que vai ensinar a construir cravos de papel e cartazes alusivos à liberdade. A actividade vai decorrer na Banca Histórica a partir das 11.00 e tem entrada gratuita. 

Mercado do Bolhão, 26 Abr, Sáb 11.00. Entrada livre

  • Música
  • Santa Catarina

O Coliseu do Porto recebe uma ode à Liberdade e uma homenagem aos artistas que cantaram Abril e à rádio, pelo seu papel essencial na difusão da Revolução de 25 de Abril de 1974. No dia 25, o Cor(p)o Metropolitano, um projecto intermunicipal de carácter popular e comunitário, apresenta o espectáculo "Abril, em Abril”, que junta vozes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto para celebrar a liberdade, a música e a memória colectiva. O espectáculo é de entrada gratuita e começa às 18.00, sendo necessário levantar o bilhete na bilheteira do Coliseu.

Rua de Passos Manuel, 137 (Porto). 25 Abr, Sex 18.00. Entrada livre

Publicidade
  • Música
  • Campanhã

Na Fonoteca Municipal do Porto também se vai tocar a Revolução, na já habitual rubrica semanal “Hora de Ponta”. Desta vez, na quarta-feira, dia 23 de Abril, o público é convidado a escutar canções de Abril, com várias obras que fazem parte da memória do momento mais marcante do século XX português, entre as 18.00 e as 19.00, seguindo-se uma conversa sobre a selecção de discos que foi ouvida. A entrada é gratuita.

  • Arte

Com documentos até agora inéditos e reservados sobre a vida pública do fundador do Partido Popular Democrático, a exposição “Francisco Sá Carneiro e a Construção da Democracia” está inserida nas comemorações do 25 de Abril na cidade do Porto. Pode vê-la, gratuitamente, até 30 de Junho no átrio da Câmara do Porto e explorar as três divisões temporais desta exposição: antes do 25 de Abril; do período revolucionário até à consolidação do regime democrático e, por fim, o legado político de Sá Carneiro.

Câmara Municipal do Porto. 23 Abr - 30 Jun. Entrada livre

Publicidade
  • Hotéis
  • Porto

No Café Arts, restaurante do Arts Hotel Porto, o 25 de Abril também vai ser celebrado com um jantar cheio de cultura e sabores portugueses. Depois de um cocktail de boas-vindas feito à base de vinho do Porto branco e laranja, as entradas prometem uma selecção de pães, com pesto de tomate seco, manteiga de citrinos e húmus de tremoços, bem como croquetes de vitela com maionese de caril e lima. Nos pratos principais, poderá escolher entre filetes de robalo com cremoso de batata e legumes grelhados; cachaço de porco preto com puré de batata doce e ervilhas ou risoto de cogumelos com cebolinho. Para sobremesa, há  brownie de chocolate com creme de maracujá e gelado de framboesa, e também uma degustação de vinhos do Porto.O jantar só termina depois de um concerto de fado. Tem um custo de 45€ por pessoa, com bebidas incluídas, e as reservas devem ser feitas através do email reception@artshotelporto.com ou do contacto 227 662 110.

Avenida de Rodrigues Freitas, 340 (Porto). 25 Abr, Sex 19.30. 45€

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Já diz o ditado: mais vale só que mal acompanhado. De facto, às vezes não há como uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, sem ninguém por perto. É para esses dias que esta lista das melhores coisas para fazer sozinho no Porto dá jeito. E acredite: com tanta coisa para ocupar o tempo e a mente não vai sentir falta de companhia nenhuma. Calçar as sapatilhas e tratar da saúde com uma boa caminhada, entregar-se aos mistérios dos livros sobre uma bonita paisagem, visitar uma galeria com novas exposições ou sentar-se numa mesa comunitária. Estas são algumas das ideias. Mas há mais.

  • Coisas para fazer

Nada melhor para descontrair do stress do dia-a-dia que abanar o capacete ao som de uma boa música, sozinho ou com amigos. Nesta lista encontra cinco sítios para dançar no Porto, com estilos vão do merengue ao rock.

Publicidade
  • Cafés

Curto, cheio, pingado, em chávena fria, em chávena escaldada. Hoje em dia, o café é muito mais do que isto e a prova está precisamente nesta lista, onde constam 15 sítios para beber café de especialidade no Porto. Vindos de diferentes países da América Latina e de África, por exemplo, os grãos são tratados por diferentes empresas de torrefacção e vão parar à mesa sob diferentes formas, desde expressos a bebidas frias, passando por bolos ou sobremesas. Em alguns destes espaços também pode comprar grãos moídos para levar para casa. Se a sua vida pede mais cafeína, esta lista é para si.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade