No ateliê de... Joana Estrela
Só mais tarde é que apareceram os livros infantis que até aos dias de hoje continuam a representar grande parte do trabalho de Joana.
Quando está a preparar-se para escrever ou ilustrar uma nova publicação, a autora vai buscar inspiração às suas memórias e experiências. “Quase todos os meus trabalhos têm algo de autobiográfico, ainda que, depois, o resultado seja ficcional.” É o caso de Aqui é um Bom Lugar, um dos mais recentes projectos, que foi pensado de forma a recriar o diário de um adolescente. Para isso, foi buscar referências aos cadernos gráficos que tinha quando era mais nova. A artista também já recebeu vários prémios. Com o seu primeiro livro, Mana, publicado pela editora Planeta Tangerina, ganhou o prémio Serpa para Álbum Ilustrado. Apesar de serem livros infantis, Joana gosta de escrever histórias que tenham camadas, isto é, em que o leitor, em fases diferentes da sua vida, possa encontrar diferentes detalhes.
Neste momento, a artista está numa licença “sabática” que diz ser “auto-forçada”, já que no Inverno passado trabalhou em três livros diferentes. Mas nada tema, porque a artista está a aproveitar este tempo para trabalhar nos seus próprios projectos e ideias. Fique atento.