Pedaços de Cacau
© DR | Pedaços de Cacau
© DR

Os melhores chocolates do Porto

Se é guloso ou tem no chocolate aquele amigo para a vida, saiba quais são os melhores da cidade e onde os pode comprar.

Publicidade

A pensar nos gulosos incuráveis e em todos aqueles que não resistem a um bom docinho, decidimos fazer esta lista com os melhores chocolates do Porto. Doces ou amargos, em tablete ou bombom, simples ou recheados com licores, fruta fresca ou frutos secos, aqui há variedades para todos os gostos e carteiras. Seja para oferecer numa caixa bonita à cara-metade ou para devorar solitariamente mal ponha o pé fora da loja, aqui não julgamos. Se precisa que a noite seja ainda mais especial, porque não desfrutar destas delícias depois de jantar num dos melhores restaurantes românticos no Porto? Ou a caminho de um dos mais populares móteis da cidade? Ideias não faltam.

Recomendado: Dez ideias românticas para o Dia dos Namorados no Porto

Os melhores chocolates do Porto:

Nasceu em 2023, no Porto, pelas mãos de duas irmãs suiço-brasileiras e agora conta com casa própria. O chocolate da Glad é totalmente vegan, com uma intensidade de 70%, feito com apenas três ingredientes base: açúcar de coco, manteiga de cacau e cacau, que é importado de países como o Equador e Nicarágua. Depois, são-lhe adicionados extras como amêndoas do Alentejo torradas, flor de sal do Algarve, café de torradores do Porto e framboesas. Na loja, localizada na rua de Rodrigues Sampaio, pode adquirir estes chocolates em tablete ou nibs, mas também há infusão e "drinking chocolate", para fazer chocolate quente ou utilizar em bolos, por exemplo. A loja online também é uma opção.

Mónica Cardoso correu fronteiras e cruzou oceanos na jornada de estudo da sua maior paixão: o chocolate. Da Suíça à Dinamarca, passando por Trindade e Tobago, a chocolateira adquiriu uma panóplia de perfis, combinações e experiências que agora coloca em prática e vende na Oporto Oficina. Os chocolates são apresentados em grandes tabletes. Pode escolher entre diversos sabores, desde o earl grey, ao caramelo salgado, gengibre, amêndoa amarga e avelã, todos a quilo. Para os românticos, há bombons das mesmas combinações e em formato coração, que pode levar numa caixa decorada a rigor para o seu mais que tudo.

Publicidade
  • Baixa

É Dubon e do melhor. Perfeitamente alinhados atrás de uma vitrina imaculada, os delicados bombons e quadrados de chocolate dão as boas-vindas a quem entra na Dubon, a chocolataria artesanal dos Mártires da Liberdade. Há-os com recheios de whiskey, hortelã-pimenta, ganache de café, framboesa ou caramelo salgado, entre muitos outros que, todos os dias, resultam da inspiração e criatividade de Keren Barnea, a chef pasteleira e mentora do projecto. Escolhe a dedo os ingredientes com os quais trabalha e o seu chocolate vem todo de França, de diferentes plantações, assim como muitas das frutas desidratadas. Os frutos secos, por sua vez, chegam-lhe de diversos países: as avelãs são do norte de Itália; os pistáchios da Sicília e as amêndoas são espanholas. “Quanto às especiarias e algumas infusões, é a minha mãe que as traz quando me vem visitar”, conta Keren que, em 2020, trocou Telavive pelo Porto.

  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Baixa

Chocolate negro com pimentas, chocolate negro com caramelo e flor de sal, chocolate negro com recheio de café, chocolate de leite com arroz tufado, chocolate branco com maracujá e figo. Pode provar tudo isto e muito mais em tabletes, trufas ou cacos — sim, são pedaços de chocolate vendidos a peso. As especialidades da marca estão disponíveis nos três espaços do Porto — todos localizados na Baixa —, mas também na loja online.

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Vila Nova de Gaia

O chocolate é tão versátil que tanto aparece sob a forma de tabletes, como de bombons ou ovos deliciosos para comer à colherada. A Pedaços de Cacau, uma chocolataria artesanal de Vila Nova de Gaia, sabe-o bem e tira disso todo o proveito que pode – aliás, a marca já recebeu várias distinções e prémios. No seu largo catálogo, pode encontrar bombons, drageias, tabletes, crocantes, chupa-chupas e até "chocotelegramas", que transmitem a mensagem personalizada que desejar. 

Vinte Vinte

A Vinte Vinte, marca de chocolate artesanal produzida no museu de chocolate do WOW, em Vila Nova de Gaia, além das edições especiais que vai lançando ao longo do ano, tem sempre quatro linhas de chocolates que deixam qualquer um pelo beicinho: a Clássica, feita com cacau “criteriosamente escolhido e colhido”, na “chamada faixa do cacau, ou seja, a área compreendida vinte graus a Norte e vinte graus a Sul do Equador”; a Fusion com diferentes adições, como avelãs, frutos vermelhos, menta ou flor de sal, por exemplo; a Intensity, onde as barras de chocolate surgem com diferentes percentagens de cacau; e, por fim, a Grand Cru, oriunda de uma única plantação de cacau no México.

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Pinheiro Manso

A famosa bomboneria criada pelo mestre chocolateiro Valdemar Bonito é especializada em bombons feitos com chocolate belga, que podem ser recheados com fruta fresca, frutos secos, geleia, mel, café, entre vários outros. Os sabores do momento incluem canela e caramelo, cheesecake de limão, tiramisú, lima e vodka, mirtilo e avelã e noz e laranja, entre vários outros. Escolha os que quiser e coloque-os numa das muitas bonitas caixas disponíveis.

  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Porto

Já toda a gente ofereceu ao avô, ao pai ou aos amigos estrangeiros uma caixa de bombons de vinho do Porto. E já toda a gente escondeu uma caixa de línguas de gato, feitas com chocolate de leite, para não ter de a partilhar com ninguém. Conclusão: os chocolates da Arcádia, marca nascida no Porto em 1933, nunca desiludem. Há edições especiais de São Valentim à sua espera, em formato coração e em todas as cores e sabores românticos, como chocolate ruby e framboesa; caramelo doré e leite condensado; e chocolate negro e praliné. Deixe-se levar pela tentação.

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Porto

Não há como negar que o chocolate é a cura para alguns males: da gula, da neura e até dos males de amor. O que vale é que há formas de lhes fazer frente. Uma delas é com uma ida à gigante Leonidas, marca centenária de chocolate belga. Aqui, há chocolate com fartura e de todos os feitios, seja em tablete ou em bombom. O problema vai ser escolher.

  • Baixa

Abriu em 2013 na Rua das Flores e, desde então, Isabel Dias tem-se dedicado à produção artesanal de bombons, tabletes e trufas, sem conservantes nem recheios pré-preparados. Enquanto pensa no que irá levar para casa, pode beber um maravilhoso chocolate quente - com chantilly ou vinho do Porto - e comer uma fatia de bolo ou um brownie.  

Mais açúcar:

  • Compras
  • Confeitarias

O frio, a chuva, o vento, a geada, os pés frios e as mãos geladas são apenas pretextos para se querer uma bebida quente, capaz de aquecer o corpo e a alma. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista onde encontra nove sítios para beber chocolate quente e umas quantas variações desta bebida. Quer chocolate quente espesso, daquele mesmo indicado para comer à colher? Ou prefere mais líquido? Com muitos ou poucos toppings? Seja qual for a sua preferência, estes espaços no Porto têm de tudo para o agradar e para o deixar bem quentinho.

  • Compras
  • Chocolates e doces

Há poucas coisas na vida melhores do que uma montra recheada de especialidades feitas a pensar nos mais gulosos. Recheados ou cobertos, com chocolate ou com creme de ovo, com massas folhadas ou várias camadas, para beber com o chá ou acompanhar com um café, para comer à fatia ou em várias dentadas, nas melhores confeitarias do Porto não faltam bolos e pastéis, capazes de nos levar à loucura. Ficou com água na boca? Tem bom remédio, guarde esta lista consigo e consulte-a sempre que tiver desejos de um docinho.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade