Parecem jóias. Perfeitamente alinhados atrás de uma vitrina imaculada, um exército de delicados bombons e quadrados de chocolate dão as boas-vindas a quem entra na Dubon, a chocolataria artesanal e cocktail bar em Cedofeita. Há-os com recheios de whiskey, hortelã-pimenta, ganache de café, cassis (também conhecida como groselha preta), framboesa ou caramelo salgado, entre muitos outros que, todos os dias, resultam da inspiração e criatividade de Keren Barnea, a chef pasteleira e mentora do projecto. Escolhe a dedo os ingredientes com os quais trabalha e o seu chocolate vem todo de França, de diferentes plantações, assim como muitas das frutas desidratadas. Os frutos secos, por sua vez, chegam-lhe de diversos países: as avelãs são de Piemonte, no norte de Itália; os pistáchios tanto podem vir da Sicília como ter origem iraniana; e as amêndoas são espanholas. “Quanto às especiarias e algumas infusões, é a minha mãe que as traz de Israel quando me vem visitar”, sorri a israelita que trocou, em 2020, Telavive pela Invicta.
A pensar nos gulosos incuráveis e em todos aqueles que não resistem um bom docinho, é que decidimos fazer esta lista com os melhores chocolates do Porto. Doces ou amargos, simples ou recheados com licores, fruta fresca ou frutos secos, aqui há variedades para todos os gostos e carteiras. Seja para oferecer de presente ou para devorar sem pudor no recolhimento do lar.
E sabe o que acompanha bem um docinho? Um copo de vinho, preferencialmente vindo de uma das garrafeiras que fazem entregas ao domicílio. Se não ficar satisfeito com os chocolates e estiver a precisar de mais alguma coisa, pode sempre dar uma vista de olhos nas gelatarias com take-away e entregas no Porto.
Recomendado: Dez sítios para comprar amêndoas no Porto