Desde 8 de Março que a HBO Portugal deu lugar à HBO Max. A mudança de nome foi acompanhada por um site renovado e apps mais funcionais, mas o cardápio de séries é basicamente o mesmo, que já era excelente, e vai continuar a crescer – o catálogo dos filmes, porém, foi muito e bem reforçado. Entre as centenas de séries disponíveis no serviço de streaming, há 50 que toda a gente precisa de ver pelo menos uma vez na vida. Desde clássicos como Os Sopranos a adições recentes como Yellowjackets, sem esquecer A Guerra dos Tronos, estas são as séries na HBO Max que tem de ver.
★★★☆☆
De entre as várias séries históricas produzidas pela próspera e prolífera indústria televisiva da Turquia, Magnificent Century (YouTube) é uma das mais opulentas, populares (e não só no país de origem) e representativas. Bem como, do ponto de vista ideológico, emblemática da vigência no poder do Presidente Recep Erdogan, ao transportar e projectar uma mensagem de nacionalismo e afirmação da identidade e do poderio turco (isto mesmo que tenha sido objecto de algumas críticas por parte daquele, em especial por “excesso de secularismo”).
Magnificent Century passa-se no século XVI, quando da ascensão ao trono do Império Otomano do lendário sultão Solimão, o Magnífico. E para além das suas características mais romanescas, tem muito interesse histórico, pelo retrato detalhado e realista que faz dos jogos de poder dentro da corte de Solimão, em especial da influência que as mulheres tinham nela (esta época é conhecida como o Sultanato das Mulheres, devido à enorme força política detida pelas mulheres e mães dos sultões). E não faltam também na série as referências (muito ressabiadas) aos portugueses, que nesse tempo infligiram pesadas e importantes derrotas aos turcos no Índico, no Golfo Pérsico ou no Mar Vermelho. Ainda nos têm atravessados, tantos séculos depois.