Ágata Mandillo, da Pizzeria In Bocca Al Lupo
A In Bocca Al Lupo, no Princípe Real, é uma pizzaria que só trabalha em forno de lenha e com produtos biológicos. Escolher produtos de qualidade é “mais de metade do segredo das nossa pizzas”, aponta a chef Ágata Mandillo. Ao contrário da maioria das pizzarias, a sua massa de pizza não leva fermento. Por isso, assim que estiver amassada, pode ser esticada. O lema, diz-nos, é nunca desistir da massa, pois “no processo de confecção não é possível estragá-la”. Assim é a receita para uma pizza funghi, que dará para quatro pessoas:
Ingredientes para a massa de pizza:
-700g de farinha de trigo sem fermento (entre os tipos 550 e 1050). Pode ser branca, semi-integral, de espelta ou kamut
-7g de sal marinho fino
-80g de azeite
-170g de água
Ingredientes para o molho de tomate:
-Duas latas de tomate pelado (800g)
-Três dentes de alho esmagados
-80g de azeite
-Uma colher de sopa (rasa) de orégãos secos
-10g de sal marinho grosso
Outros ingredientes:
-500g de cogumelos brancos frescos
-Quatro mozzarellas frescas de vaca ou de búfala
Preparação da massa:
1) Junte numa taça 500g de farinha, o azeite, o sal e a água (à temperatura ambiente).
2) Misture primeiro com uma colher de madeira e assim que os ingredientes estiverem mais ou menos juntos, pode começar a amassar com as mãos. Se achar que a mistura está demasiado seca, junte um pouco de água, (um fiozinho de cada vez e volte incorporar a água antes de decidires se precisa de mais) Nota: as farinhas semi-integrais podem precisar de mais água do que as brancas.
3) Amasse bem até ter uma bola homogénea, amarelada e maleável mas que não cole.
4) Tapa-a com um pano para não secar enquanto preparas os restantes ingredientes.
Preparação do molho de tomate:
1) Coloque numa panela de inox de base larga, o azeite e o alho.
2) Deixe alourar o alho e coloca o conteúdo das duas latas de tomate (atenção que vai espirrar)
3) Junte o sal e deixe apurar em lume médio, destapado, durante aproximadamente 20 minutos.
4) Vá mexendo com uma colher de madeira para não deixar colar. Quando mexer o molho com a colher e este “fizer caminho” significa que está pronto. Pode retirar do lume.
5) Junte os orégãos secos e passe o molho com uma varinha mágica. Não precisa de ficar completamente homogéneo.
6) Prove o sal. Se achar necessário, junte um pouco mais de sal marinho fino e misture o molho novamente. Nota: na época do tomate maduro, este molho pode ser feito com 1kg de tomate chucha maduro. Demora mais tempo a apurar o molho, mas fica uma delícia. No final também tem que ser mais bem passado por causa da pele do tomate.
Continuação da preparação:
1) Quando a massa e o molho estiverem prontos, pode retirar os tabuleiros do forno e ligá-lo a 240ºC para aquecer, enquanto preparas os cogumelos e a mozzarella.
2) Limpe os cogumelos com um pano húmido de algodão se tiverem terra, ou retire-lhes a pele superficial com a ajuda de uma pequena faca – isto se não estiverem branquinhos ou não forem biológicos, mas evite lavar os cogumelos porque retêm demasiada água e depois libertam-na na cozedura podendo comprometer a confecção.
3) Corte-os ao meio e lamine-os o mais fino que conseguir.
4) Corte as mozzarellas em pequenos cubos e coloque-as numa tigela (como são moles, acabam por se desfazer um bocado, sobretudo as de búfala, mas não faz mal).
Preparação da massa:
1) Divida a bola de massa em duas partes iguais. Numa bancada de cozinha bem limpa e seca (de madeira ou de pedra), polvilhe a bancada com farinha e comece a esticar a massa com um rolo de madeira ou equivalente, também este com farinha.
2)Tente esticar a massa de forma ao fazer um rectângulo da forma do tabuleiro, tendo sempre em atenção não deixar colar a massa à bancada, adicionando para isso um bocadinho de farinha à massa, sempre que necessário.
3) Quando a massa tiver aproximadamente a forma do tabuleiro, unte o tabuleiro com um fio de azeite e espalhe-o em toda a sua superfície.
4) Em seguida, coloque a massa em cima do tabuleiro. Atenção que a massa, por ser elástica, tende a retrair-se, por isso estique-a sempre ligeiramente maior que o tabuleiro.
5) Quando os dois tabuleiros estiverem prontos com as suas massas esticadas, espalhe o molho de tomate em toda a sua superfície. Depois distribua a mozzarella e, por fim, espalhe os cogumelos laminados por cima.
6) Coloque no forno um tabuleiro em baixo e outro no meio. Nos primeiros 10 minutos mantenha a temperatura máxima em modo “baixo e cima com ventoinha”. Ao fim de 10 minutos baixe a temperatura para 220ºC e troque os tabuleiros de posição. Coloca mais 10 minutos só em baixo. Esta questão da cozedura é sempre relativa porque depende muito de forno para forno, mas esta é uma média que à partida funciona.
7) A pizza está pronta quando, com uma espátula conseguir levantar um cantinho da parte de baixo e vir que a massa está loirinha e estaladiça. Na parte de cima os cogumelos têm que ter perdido toda a sua a água e a mozzarella deve estar derretida e a borbulhar (em cima nada deve ter um aspecto tostado).
8) Retire do forno e finalize com um fio de azeite, uma pitada de sal marinho fino sobre os cogumelos e umas folhinhas frescas de basílico.