Já passou mais de um mês desde que a pandemia nos obrigou a lavar e a desinfectar as mãos constantemente. Se elas não receberem também um tratamento adequado de hidratação, é possível que a pele e as unhas comecem a ficar secas e estragadas. Com o tempo a passar e a necessidade de nos cuidarmos a aumentar, fomos pedir a algumas pessoas e marcas as melhores dicas e produtos para começar a cuidar melhor das mãos. Numa altura difícil como esta, os pequenos negócios são os primeiros a sentir. Esta é a altura certa para aconselhar aquele amigo ou familiar a experimentar um champô sólido, um desodorizante em barra, pasta dos dentes natural ou os sabonetes que aqui são sugeridos e que beneficiam não só o ambiente e a nossa saúde, mas também as pequenas economias.
Bonitos ou feios, a maior parte de nós não é especialista em beleza. Como agora tudo tem que ser feito à distância, várias marcas de cosmética, nacionais ou internacionais, gigantes ou mais pequenas, criaram iniciativas para que a sua pele não fique desamparada.
A Vichy, por exemplo, lançou no Instagram a rubrica Vichy em Casa e todos os dias há directos para ver às 21.30. Em cada sessão, um convidado aborda assuntos relacionados com beleza: “Ampolas: Benefícios e Utilização” ou “Mitos e Verdades sobre a Pele Oleosa” já aconteceram. Os directos continuam até ao final do mês.
#ABelezadeFicaremCasa é o mote do movimento da Sephora e animar a quarentena é o objectivo. Semanalmente, no Instagram da marca francesa é lançada a programação das Beauty Talks, conversas de 15 minutos cujo tema pode ir da maquilhagem aos cocktails. Antes dos directos, que acontecem diariamente às 18.00, é publicada a lista de materiais necessários para acompanhar.
A Caudalie apostou numa ideia diferente e criou um serviço de atendimento online gratuito. É fácil de usar: basta fazer marcação no Facebook e 24 horas depois tem uma consulta de 30 minutos com uma especialista que, depois de um diagnóstico de pele, dá truques e dicas para adoptar em casa. Além disto, aos domingos, é publicado no Instagram um plano de bem-estar para a semana que aí vem.
Às segundas, terças e quartas, entre as 15.00 e as 17.00, as atenções viram-se para o Instagram da Sensilis, que disponibiliza aconselhamento personalizado e esclarece dúvidas sobre a pele e os cuidados a ter com ela. Como é que funciona? Pode enviar mensagem privada ou fazer videochamada: em ambos os casos conta com a ajuda de uma especialista.
Além da Vichy, outras três marcas do grupo L'Oreal não quiseram ficar para trás. Tudo acontece nas redes sociais da Lancôme, da Biotherm e da Kiehl’s. De segunda a sexta pode enviar mensagem privada que terá resposta de uma beauty advisor.
A portuguesa Sparkl, que presta serviços de beleza ao domicílio, interrompeu a actividade, mas não ficou parada. No Instagram ensina truques de maquilhagem. Mas mais: lançou kits de sobrevivência para a quarentena, que incluem remoção de verniz (há seis diferentes, todos com instrumentos como lima e pau de laranjeira) ou mimos para a pele do corpo e da cara. Basta encomendar online.
Outra marca nacional que transformou o Instagram em sala de workshops foi a Unii. O que é que se aprende por lá? A limpar a pele ou a fazer o seu próprio bálsamo. Há ainda um bónus para os interessados em temas como consumo consciente e sustentabilidade: pequenas entrevistas com especialistas. Quando puder voltar a sair de casa, vai ter a pele que é uma maravilha.