Flores do Largo
Rita Gazzo
Rita Gazzo

As melhores floristas em Cascais

Chegou a Primavera, a estação das flores, de todas as formas e cores. E Cascais está cheia delas.

Ricardo Farinha
Publicidade

Estamos em plena Primavera, a época por excelência dos parques e jardins, e também das flores. Entre os raios de sol e as chuvas que teimam em cair, as floristas enchem-se de pétalas coloridas e caules de todos os tamanhos e feitios. Seja para oferecer a alguém querido, para compor um arranjo bonito e cheiroso lá para casa ou para marchar nas ruas – Abril também é o mês dos cravos – a vila está em flor. Entre no espírito e rodeie-se de flores. Estas são as melhores floristas em Cascais.

Recomendado: 🤐 Não conte a ninguém... Oito segredos de Cascais

Flores em Cascais

  • Compras

Há 60 anos que esta família vende flores no Mercado da Vila. A tradição começou com a avó, Maria Lourdes Neves, que todas as semanas vendia flores numa banca no mercado saloio. Prosseguiu com a sua filha, Maria Rodrigues, e agora o negócio já está nas mãos da neta, Rita Vidigal. Há 19 anos, abriram um espaço permanente no mercado onde vendem flores para todas as ocasiões para a casa, para festas, casamentos, baptizados ou até funerais.

  • Compras

É uma das maiores (e mais conhecidas) lojas de flores da região de Cascais, sendo que também vende plantas de interior. A Flores da Poça fica no Vale de Santa Rita, no Estoril, perto do também famoso Supermercado Tradicional, que os locais conhecem por Senhor Xico. Vendem flores e plantas de todas as formas e cores e fazem entregas por todo o Portugal continental. Embora a casa mãe seja a do Estoril, a marca também tem uma loja em Sintra e outra em Barcelos.

Publicidade
  • Compras
  • Floristas

Maria Matos deu forma e casa ao seu projecto 2for1 Design quando abriu o D. Amélia Flower Bar na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Desde 2023 noutro local da vila, o conceito mantém-se: um espaço diferenciado e sofisticado de flower design, em que os clientes são transportados para um ambiente campestre cheio de ramos e flores, muitas delas secas. Aqui acredita-se na sazonalidade dos produtos, vários deles conservados por Maria, como as flores ou a fruta desidratada. Há sempre raminhos já feitos, mas Maria gosta de desafios e de criar um arranjo único para cada cliente. Também por isso, o serviço é feito por marcação.

  • Compras

Com raízes numa “família centenária de Cascais conhecida como Paulista”, que sempre teve uma ligação às flores ao arranjar profundamente o seu jardim, decidiram inaugurar em 1999 uma loja na zona da Torre. Vendem flores e plantas de interior, tanto no próprio espaço como através das entregas que fazem chegar a casa dos clientes. Apostam em força na arte floral através de arranjos exclusivos preparados pelos seus especialistas.

Publicidade
  • Compras

É na zona da Guia que fica uma das floristas mais antigas de Cascais, ainda com a mesma gerência. Desde 1981 que Maria Isabel Costa gere a Florista da Guia num pequeno quiosque na rua. Aposta nas “flores sempre frescas” e diz que as margaridas são as que saem mais.

Mais Cascais

  • Museus

Se pensa que Cascais é só praia e peixe fresco, engana-se redondamente. Nos últimos anos, o município tem vindo a criar um verdadeiro microclima cultural com a implementação e desenvolvimento daquilo a que chama de Bairro dos Museus. O conceito é simples e só requer que dê umas voltinhas pelo perímetro que concentra um conjunto de equipamentos dedicados à arte e cultura na vila: é lá que estão os melhores museus em Cascais. Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, o Bairro dos Museus permite que, numa curta distância, se possa saltitar entre os vários vizinhos deste bairro. Preparado para a maratona? O Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu Conde de Castro Guimarães, a Casa das Histórias Paula Rego e a Casa de Santa Maria são pontos de paragem obrigatória neste roteiro cultural, que também se estende a outras zonas do concelho.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Não temos nada contra ficar estendido ao sol ou a encher a barriga de peixe e marisco. Mas há mais, muito mais para fazer em Cascais, num equilíbrio perfeito entre história, natureza e diversão. Estas rotas pedestres auto-guiadas, do Guincho ao Estoril, pela costa ou no meio da natureza, prometem mostrar-lhe o outro lado da região. Para os mais aventureiros a informação que se segue é mais do que suficiente. Já os mais cautelosos podem entrar no site Visit Cascais e fazer download do guia para cada um dos trilhos, que, além de outras informações, incluem ainda um mapa e ilustrações da fauna e flora que podem encontrar ao longo do caminho. Assim, da próxima vez que estiver entediado em casa ou a reclamar porque faz pouco exercício, lembre-se que a solução pode passar por aqui. Para isso basta vestir uma roupa e calçado confortáveis, preparar uma mochila com o que precisa (leia-se snacks, água, telemóvel e máquina fotográfica) e fazer-se à estrada.

Publicidade
  • Arte

Carcavelos, no concelho de Cascais, é muitas vezes apontado como o berço do graffiti em Portugal. Não quer dizer que ao mesmo tempo não pudessem existir miúdos a pintar paredes noutros sítios do país, mas foi ali que se desenvolveu um movimento artístico mais avançado e organizado, sobretudo com a fundação da PRM Crew no final dos anos 80. Ao longo das décadas, o graffiti influenciou a cultura pop e acabou por dar origem àquilo que se tornou a arte urbana – grandes murais pintados em empenas de prédios ou em muros de rua, mas também obras artísticas diversas que nasceram a partir dessa cultura urbana visual. A Linha é hoje uma galeria a céu aberto (graças a festivais como o Muraliza ou o Infinito, que convidam artistas urbanos a dar vida e cor a vários edifícios) e aqui encontra um roteiro com o melhor da arte urbana em Cascais.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade