Paredão do estoril
Fotografia: Manuel Manso
Fotografia: Manuel Manso

Dê à sola: estes são os melhores sítios para correr em Cascais

Das praias aos parques, das vias ciclopedonais à natureza. Estes são alguns dos melhores locais para fazer jogging no concelho.

Ricardo Farinha
Publicidade

Se existisse uma lista dos melhores sítios do país para correr, Cascais estaria certamente numa boa posição. É que muitos dos que correm regularmente não o fazem apenas para se manterem em forma, mas porque se querem superar e aproveitar o momento. E nem sempre o que importa é bater um recorde pessoal ou chegar ao fim: muitas vezes o caminho é mesmo o mais importante. E não há melhor sítio para o fazer do que num ambiente natural, seja ao pé das praias ou na serra, bem como nas pistas criadas para o efeito que estão espalhadas pela região. Da próxima vez que calçar os ténis e se fizer à estrada, estes são os sítios para correr em Cascais.

Recomendado: Os melhores programas para treinar ao ar livre em Cascais

Os melhores sítios para correr em Cascais

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Para aqueles que apreciam a brisa do mar e o som das ondas enquanto fazem uma corrida, talvez o Paredão que liga Cascais a São João do Estoril seja a melhor opção. Com estacionamento e transportes próximos, tem uma distância relativamente curta, mas trata-se de um paredão largo e agradável para correr, o que se comprova pela quantidade de runners que por lá andam a qualquer hora do dia (ou da noite!). No Verão, os verdadeiros aficionados aproveitam para dar um mergulho no fim da corrida. 

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

Há poucas estradas mais emblemáticas no país do que a Marginal. De Cascais a Lisboa, passando por Oeiras, são muitos quilómetros para percorrer com vista para o mar e para as praias, para as villas e palacetes da Linha e, claro, para os carros que sobem e descem esta avenida icónica. Costuma ser o palco de várias provas profissionais e também serve bem para qualquer corrida matinal (ou ao pôr-do-sol) mais descontraída. De Cascais a Carcavelos, sem sair do concelho, são cerca de nove quilómetros.

Publicidade
  • Cascais

Desde que não se importe com o vento (pode encarar como um desafio extra para a sua corrida), a Estrada do Guincho é uma das melhores opções para runners. Com vista para a Serra de Sintra, para as arribas e para o oceano, se tiver fôlego suficiente pode ir até à emblemática Boca do Inferno ou mesmo até à Marina. Há uma ciclovia pensada para as duas rodas, mas também há espaço para corredores.

  • Atracções
  • Quintas
  • Sintra

Se prefere correr no meio da natureza e da vegetação, perante um cenário verde e idílico, numa estrada de terra batida, dê uma oportunidade à Quinta do Pisão, uma das maiores áreas do Parque Natural de Sintra-Cascais. Vai ser fácil perder-se no bom sentido entre os trilhos da propriedade, que tem muito para descobrir, sobretudo se for a correr.

+ Quinta do Pisão: um paraíso com muitas vidas

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Cascais

Se gosta de correr entre relvados mas não pretende um espaço tão remoto e vasto como a Quinta do Pisão, experimente um dos muitos parques e jardins públicos espalhados pelo concelho de Cascais. Entre altos e baixos (aqui não há propriamente vias ciclopedonais demarcadas), algumas das melhores opções serão o Parque Marechal Carmona, o Parque Urbano Outeiro de Lima, o Parque Urbano Quinta de Rana, o Parque Urbano da Quinta da Carreira, o Parque Bosque dos Gaios, o Parque Urbano da Ribeira dos Mochos ou o Parque Urbano do Outeiro dos Cucos. Se não os conhece a todos, tem aqui um belo pretexto para riscar os que faltam da lista enquanto conta quilómetros.

  • Coisas para fazer

É entre o bairro da Torre e a aldeia da Areia que fica a Rua das Codornizes, em Cascais. Longa e bastante recta, a rua que passa pelo ginásio da Quinta da Marinha tem uma pista de corrida ideal para todos os que procurem um piso adequado para correr. O trajecto soma mais de dois quilómetros.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Outra boa opção, também com pista própria para correr ou para pedalar, uma vez que o trajecto também é indicado para bicicletas – é a Avenida Alcabideche, ocupada a todas as horas do dia por gente de todas as idades a andar ou a correr a diferentes velocidades. Tem uma extensão de pouco mais de dois quilómetros, mas pode repetir o percurso quantas vezes desejar. É também um género de longo ginásio ao ar livre: pelo caminho, encontra vários aparelhos de manutenção. 

Perpendicular à Avenida Alcabideche (até pode combinar os dois percursos), fica a Avenida República, com uma pista que parte da rotunda dos Condes de Barcelona, no Estoril, passa pela Quinta Patino e vai até ao CascaiShopping e à zona de Alcoitão. São mais de três quilómetros de corrida, quase sempre em linha recta.

Mais desporto em Cascais

  • Coisas para fazer

Com tanta diversidade, quase poderíamos falar de umas olimpíadas cascaenses. Escolhemos várias actividades desportivas em Cascais para explicar aquilo que vai perceber assim que puser os pés na vila: o desporto está no sangue dos locais. Os campos de golfe têm fama internacional; as ondas para o surf idem, com uma série de escolas à disposição, a par de vários campeonatos organizados na zona. Há quintas com escolas de equitação; as primeiras partidas de ténis em Portugal foram jogadas em Cascais; e o boxe… bom, em 2024 toda a gente precisa de extravasar energias de alguma maneira. Prepare-se para suar.

  • Coisas para fazer

Cascais pertence ao núcleo designado por Lisbon Golf Coast, com mais de 20 campos de golfe, e já por duas vezes vencedor do prémio melhor destino de golfe da Europa, pela International Association of Golf Tour Operators (IAGTO). Cascais tem um quota parte de responsabilidade pelo prémio, aos quais se juntam outros campos nas redondezas. Falamos de sete, alguns mesmo no coração da zona, com incríveis vistas para o Atlântico, outros já virados para a Serra de Sintra, outro cenário idílico para a prática da modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Eis o mapa dos melhores campos de golfe em Cascais e arredores.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Não temos nada contra ficar estendido ao sol ou a encher a barriga de peixe e marisco. Mas há mais, muito mais para fazer em Cascais, num equilíbrio perfeito entre história, natureza e diversão. Estas rotas pedestres auto-guiadas, do Guincho ao Estoril, pela costa ou no meio da natureza, prometem mostrar-lhe o outro lado da região. Para os mais aventureiros a informação que se segue é mais do que suficiente. Já os mais cautelosos podem entrar no site Visit Cascais e fazer download do guia para cada um dos trilhos, que, além de outras informações, incluem ainda um mapa e ilustrações da fauna e flora que podem encontrar ao longo do caminho. Assim, da próxima vez que estiver entediado em casa ou a reclamar porque faz pouco exercício, lembre-se que a solução pode passar por aqui. Para isso basta vestir uma roupa e calçado confortáveis, preparar uma mochila com o que precisa (leia-se snacks, água, telemóvel e máquina fotográfica) e fazer-se à estrada.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade