Palaphita Cascais
Francisco Romão Pereira / Time OutPalaphita Cascais
Francisco Romão Pereira / Time Out

As melhores esplanadas em Cascais para o Verão

De Carcavelos a Cascais, das praias ao interior, estes são os sítios onde vai querer desfrutar dos meses quentes com um copo na mão.

Ricardo Farinha
Publicidade

Os meses mais quentes do ano estão a chegar e dificilmente haverá um melhor plano do que escolher uma esplanada em Cascais para passar o Verão a apanhar sol ou em amena cavaqueira entre amigos. Seja à beira-mar ou num pátio resguardado, para beber um copo e petiscar ou para jantar à séria, entre Carcavelos e a vila existem dezenas e dezenas de opções para ficar de cabelos ao vento. Escolhemos as melhores esplanadas em Cascais para o Verão, onde pode encontrar marisco, bifes, sushi, massas, comida de tasca ou alta gastronomia. 

Recomendado: O que há de novo em Cascais

As melhores esplanadas em Cascais para aproveitar o Verão

  • Grande Lisboa

É a mais recente esplanada da vila (irmã mais nova de outro oásis – o Bougain, de que falamos daqui a nada), e uma tentação para o Verão que se aproxima. Da rua, chama imediatamente à atenção. Não é para menos: a varanda do hotel Villa Cascais, onde fica o Corleone, tem muita pinta. As cores sóbrias, mas vivas, chamam por quem passa. E não é diferente no interior, onde reinam os tons amarelos e azuis, veranis, como Cascais, mas também como o sul de Itália, que inspiraram Miguel Garcia a fazer um restaurante italiano como ainda não existia na vila. 

Rua Amarela

É uma entrada que vale por muitas. Espécie de hub gastronómico, ou restaurante district, usando a nomenclatura oficial da vila, a Rua Amarela soma mais de duas mãos cheias de restaurantes num enclave de três ruas, todos com esplanada. Uma das nossas favoritas? A do Moules & Gin, espaçosa e desafogada, com vista para um mural desenhado assinado artista cascalense Mário Belém. Mas há muitas outras opções para escolher: Taberna Clandestina, Malacopa, La Contessa, Residente, Chutnify, entre outras. Algumas divisórias separam as esplanadas dos diferentes restaurantes, mas na verdade tudo funciona como um grande espaço de mesas e cadeiras ao ar livre.

Publicidade
  • Cascais

Qualquer que seja o plano, o mais certo é o EMMA encaixar como uma luva. O restaurante na Praia da Conceição, em Cascais, é perfeito para um petisco em dias de praia, mas também uma óptima solução para almoçar ou jantar com vista para o mar sem ter de pôr os pés na areia. Dá para levar os miúdos, para uma saída a dois ou para marcar o arranque de um passeio pelo Paredão. 

  • Frutos do mar

A marca Marisco na Praça nasceu no Mercado da Vila e, alguns anos depois, estendeu-se à Marina de Cascais. Os dois restaurantes têm esplanada, mas aquele que puxamos para esta lista é o segundo, porque nada como atacar umas amêijoas à Bulhão Pato de olhos postos num bonito veleiro – mesmo que não nos pertença. O marisco é escolhido pelo cliente na banca à entrada, consoante aquilo que o mar dá, pesado e levado para a cozinha para ser confeccionado, tornando a experiência de mariscar ainda mais interessante.

Publicidade
  • Vegetariano

Atenção à navegação: não estamos a falar de um restaurante, mas sim de três, que somam no total três esplanadas, todos na mesma linha de cozinha vegetariana com toques do Médio Oriente. Há um rooftop para almoçar, beber um sumo ou passar a tarde; um roof garden orientado para o mesmo propósito, mas onde pode fumar e levar o cão; e a esplanada de um restaurante mais a sério, digamos assim, com um buffet de quentes e frios. Uma família de mesas ao ar livre que merece ser conhecida.

  • Global

Chamam-lhe o iate dos pobres e, calma, não é insulto. Mas é, para muito boa gente, o mais perto que vão estar de fazer uma refeição no deck de um barco. E talvez com muito mais conforto. Dali avista-se o mar e a costa do Estoril – em dias límpidos até bem longe – e provam-se pratos como as ostras da Ria Formosa, a sapateira à Albatroz, a salada César com frango grelhado ou a sanduíche de salmão marinado com laranja. Só tem de entrar no hotel e dirigir-se ao Terraço.

Publicidade
  • Português

Já tem uns quantos anos de vida, mas continua a ser um café-restaurante semisecreto, onde as gentes da Linha gostam de levar alguém que queiram surpreender. Fica em cima de uma (também secreta) praia, a do Forte, e tem uma simpática esplanada, onde serve saladas bem guarnecidas, bruschettas ou tábuas com queijos, enchidos e pastas. Resta dizer que à volta só se vê mar. Um sonho.

  • Frutos do mar

Faça chuva ou faça sol, com o mar mais manso ou revolto, característico da zona, a esplanada das Furnas do Guincho é sempre imbatível. Mas nos finais de tarde de Verão ganha um novo encanto, sendo um dos melhores spots para apreciar o pôr do sol ao sabor de marisco fresco ou cozinhado e de peixe bem fresco.  

Publicidade

Em plena Avenida Valbom, dificilmente haverá alguém em Cascais que não conheça a Casa da Pérgola, uma bonita mansão centenária protegida por um jardim. Do lado de fora do portão, sempre se tiraram fotografias à fachada, que se destaca também pelos azulejos pintados à mão, e em 2023 abriu o Bougain Restaurant & Garden Bar, com uma esplanada que ocupa de forma discreta o jardim e onde se está muito bem. A carta é de clássicos, o serviço atento.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Das carnes ao sushi, passando pelas pizzas pelos petiscos, na Casa da Guia o difícil é escolher a melhor esplanada para um almoço soalheiro ou para um jantar ao pôr-do-sol. Descubra o melhor que pode comer (ou comprar) por lá com este nosso guia. Destaque para a bonita e sempre animada Palaphita

Publicidade
  • Petiscos

Os portugueses são grandes adeptos do petisco, que nunca tem hora certa para vir para a mesa. Os cascalenses por trás deste restaurante tradicional, mestre na arte do petisco, sabem-no melhor que ninguém e servem-se dessa ideia para atrair gente de todas as idades a qualquer hora do dia. Quase todos preferem a esplanada (tente marcar) para atacar as cascas de batata, os peixinhos da horta, os ovos com espargos, entre outros pitéus. As mesas têm a proximidade suficiente para acabar a parecer tudo um grande grupo de amigos – e isso é impagável.

  • Coisas para fazer

Cascais tem um novo hub gastronómico chamado One Market. São as galerias comerciais do empreendimento de luxo One Living, um projecto com assinatura do arquitecto Francisco Valsassina onde, até há alguns anos, morava a Praça de Touros. Por ali vai encontrar os doces e salgados com sotaque brasileiro Da Lis com Amor, uma loja da Delta Espresso, a papelaria Presse Linha, um restaurante Pasta Non Basta, o gastrobar The Butler, a Boutique del Jamon, bem como um restaurante de sushi. No centro de tudo está uma praça verde repleta de esplanadas.

Publicidade

Localizado no Jardim Carlos Anjos, mais conhecido por Jardim dos Passarinhos, este café / esplanada / ponto de encontro é há décadas o grande motor da vida social do talvez mais bonito bairro do concelho de Cascais. Renovado recentemente, tem opções para todas as horas do dia. Serve brunches, pokes, bruschettas, tábuas de queijos e enchidos, sumos, vinhos, sangrias e cocktails.

  • Pizza

O nome vai directo ao assunto: é uma esplanada de praia, a um metro (menos, talvez) do areal, que se apresenta com tudo aquilo que se espera de um sítio destes. Pizzas, caipirinhas, saladas, sangrias, sumos naturais, hambúrgueres, caras bonitas e gelados são as palavras que fazem o campo lexical do restaurante da Linha do Estoril. A saber ainda: o pão de alho em formato pizza sabe pela vida numa tarde de Verão.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo
  • Cascais

Virado para o jardim e para a piscina, é dentro do clássico Palácio Estoril Hotel que poderá desfrutar desta esplanada com um ambiente tranquilo. Com uma carta pensada para todo o dia, tanto serve saladas como hambúrgueres e sandes. Prove ainda ostras da Ria Formosa, uma boa dose de pica-pau, amêijoas à Bulhão Pato ou camarões salteados.

O restaurante que José Avillez abriu no Guincho em 2023 tem uma ampla esplanada perfeita para os dias de Verão. A carta aposta tudo no mar, entre a contemporaneidade e a tradição. Para beber, há cocktails de autor e uma carta de vinhos composta.

Publicidade

Antes do Verão de 2022, era um bar de praia banal, com cadeiras de plástico e chapéus de marcas de cerveja. Desde então, o La Plage afirmou-se como um dos sítios mais agradáveis e elegantes da Praia de Carcavelos, com uma decoração cuidada e a combinar com os tons da praia, e uma carta que o diferencia. Manteve a aposta na comida tradicional portuguesa, mas cozinham sobretudo os acompanhamentos de forma distinta, à moda francesa — não fossem o dono e o gerente desse país. O peixe grelhado é sempre muito procurado, mas também servem um surpreendente polvo com molho chimichurri, com puré de batata doce e um toque de laranja; ou uma moqueca de camarão com arroz de côco e farofa crocante. No topo têm um terraço com menu próprio e onde recebem bandas para sessões descontraídas de música ao pôr-do-sol.

  • Petiscos

Diz-se entre os cascalenses que esta é a melhor esplanada de todas para levar os miúdos. Percebe-se porquê. O espaço é enorme, circunscrito por muros, mas que deixam ver o mar e a Marina; há um farol que dá direito a lição de história (e muitos pedidos para visitar); e a carta tem tudo aquilo que eles gostam de picar: bolos, croissants, panquecas e afins. Tem ainda café de especialidade e uma rádio própria, daí o nome, que pode ser também mais uma lição didáctica: afinal, como funciona uma emissora de rádio?

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Mesmo em cima do oceano, o Liquid Lounge é o rooftop ideal para o fim da tarde, para beber um copo e para provar um petisco ao pôr-do-sol. Dê uma oportunidade aos diversos cocktails de autor e às iguarias italianas que compõem a carta, das focaccias à burrata, sendo que os vizinhos de baixo do SEN Estoril também colocam ao dispor alguns pratos vietnamitas. Aos domingos, o Liquid Lounge serve ainda um menu de brunch. Quer mais? Desta não está à espera: no Verão, têm um serviço de drone que entrega garrafas de espumante à mesa.

Destino de praia sem bar de praia não vale. Neste terraço amplo com vista para o mar da Praia da Bafureira, pode provar saladas, tostas, pregos, hambúrgueres, ostras ou tábuas de queijos e enchidos. Servem ainda pastas, especialidades de marisco (como gambas à guillo, amêijoas à Bulhão Pato ou cataplana), além de diversos peixes grelhados e de um risotto de marisco. Se preferir os pratos de carne, também há. Pode acompanhar tudo com sumos, vinhos, gins ou cocktails. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo

On the rocks não é apenas a expressão para uma bebida alcoólica servida com pedras de gelo. É também o nome do bar de Verão do Farol Design Hotel, que está, o nome não engana, em cima das rochas, com o mar a bater em baixo. Funciona como bar, mas tem também uma pequena parte da ementa para mastigar, com saladas, mariscos, e outros pratos leves como a bruschetta de cavala grelhada. Para uma refeição mais substancial, escolha o restaurante The Mix, também com esplanada.

  • Cafés/bares
  • Cascais

É um ícone entre os locais, com gente que o frequenta qualquer que seja o estado do tempo. Em dias de sol, para potenciar a absorção de vitamina D, em dias de vento, para almoçar abrigado e ao sol, e em dias de frio, para aproveitar a lareira. Em qualquer um deles, é pedir os petiscos de entrada e finalizar com uma tosta Guincho, com ovo estrelado dentro. Durante a época balnear, abrem uma extensão mesmo na areia, com uma carta curta de sandes, e pufes para se refastelar a ver o mar.

Publicidade
  • Italiano
  • Grande Lisboa
  • preço 2 de 4

O nome completo é Capricciosa Beach Lounge e compreende três pisos de actividade. Em cima um restaurante de pizzas, massas e outras especialidades italianas; no meio, mais uma série de lugares para o mesmo efeito, com uma zona de crianças; em baixo um beach lounge, com refeições ligeiras e bebidas, servidas na esplanada. Cereja à frente dos olhos: o mar e o recorte da encosta da Linha para apreciar enquanto ataca uma pizza.

  • Japonês

Encantadora – eis o adjectivo que melhor casa com a esplanada de um dos restaurantes japoneses mais famosos da vila. As buganvílias dão a sombra necessária às mesas instaladas atrás de um muro baixo, o chão de calçada portuguesa ajuda a compor o cenário e depois é só ir pedindo, à vez, as especialidades da casa, para prolongar o tempo de estacionamento ao ar livre. Tudo para aproveitar este cantinho idílico e muito popular sempre que a temperatura sobe.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade