Culturgest
© João CarvalhoCulturgest

Culturgest

  • Atracções
  • Avenidas Novas
Publicidade

A Time Out diz

Concertos, exposições, ciclos, conferências, e ainda o serviço educativo e a livraria a complementarem a oferta da Culturgest, centro cultural situado no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, que remonta a 1992.

Detalhes

Endereço
Rua Arco do Cego, Edifício Sede da CGD, 50, 1.º
Lisboa
1000-300
Transporte
Metro Campo Pequeno
Horário
Ter-Sex 11.00-18.00, Sáb-Dom 11.00-19.00

Novidades

A Natureza Aborrece o Monstro, de Alexandre Estrela

É a primeira exposição de Alexandre numa instituição desde 2023, quando foi o primeiro português a ter uma individual no MoMA. Alexandre Estrela regressa a linhas que são fortes na sua obra, como o uso de ilusões ópticas e a instabilidade que isso causa. Uma das 13 instalações é mesmo uma referência directa ao desenho do coelho e do pato, que talvez quase acabem por formar um monstro, um coelhopato.  A exposição dialoga com o espaço em U da galeria, numa espécie de de metáfora do cérebro com os seus dois hemisférios ligados por um corpo caloso que, neste caso, os separa. As peças do corredor do lado direito e do lado esquerdo espelham-se – até chegarem ao corredor do fundo, o corpo caloso em que a passagem está vedada com 1+2 peças, que de novo, se espelham. As 13 instalações, em que, como de costume, o som é parte significante, estão em comunicação umas com as outras, como um corpo vivo, conscientes do som que fazem para ocupar o espaço sonoro. Excepção para a instalação na foto. Aquela paisagem é-lhe familiar? É natural, era um screensaver do Mac Sierra. A peça é activada pela actividade sísmica mundial com um som aterrador e forte. O monstro está aqui na destruição iminente causada pelo sismo. Culturgest. Rua do Arco do cego, 50. Ter-Dom 11.00-18.00. 5€. Inauguração: 11 Outubro às 22.00
  • Exposições

A Vida Secreta dos Velhos

Apresentado no Alkantara, este espectáculo centra-se no envelhecimento e na ideia de uma sexualidade reinventada que não se conforma com a pressão social, desenvolvendo-se ao seu próprio ritmo. O encenador francês Mohamed El Khatib conduziu uma série de entrevistas com várias pessoas para poder traduzir diferentes experiências amorosas. 

A Colónia

A partir da investigação da jornalista Joana Pereira Bastos no Expresso, Marco Martins leva à Culturgest uma colónia de férias para filhos de presos políticos dos anos 70. O elenco é composto por crianças e participantes da colónia que exploram as suas experiências pessoais de forma a reflectir acerca da memória e opressão.
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar