Gasta calorias, gasta o equipamento de manutenção que provavelmente ajudou a pagar enquanto cidadão de Lisboa e não gasta um tostão. Não é ginástica de reformado, mas de bem informado – depois de ler este artigo de uma ponta á outra, claro.
Depois da inauguração em Fevereiro do Parque Fonte das Avencas, a Amadora ganha um parque que é bem capaz de ter sido a reciclagem do ano. Uma antiga lixeira foi convertida num parque de lazer que tem inauguração e festa marcada para este sábado, 29 de Setembro.
Foram plantadas 1552 novas árvores no novo parque que compreende uma área de nove hectares e onde cabem três campos de futebol, três campos de ténis, dois campos de padel, um campo de disc golf (modalidade que substitui as bolas e os tacos por discos voadores), dois dog parks, três circuitos (um infantil, outro de caminhada com três quilómetros e ainda outro de esculturas), equipamentos de desporto uma zona de espectáculos – tudo ao ar livre.
Motivos mais do que suficientes para a inauguração ser assinalada com uma festa com partida marcada para as 10.00 de sábado e que se cola às celebrações do Dia Nacional da Água, assinalado a 1 de Outubro. Vai haver experiências com água e também insufláveis, balões, pinturas faciais, passeios de burro, música e desporto, no qual se inclui uma aula de zumba gratuita. Também de entrada livre é um comboio para as crianças que entre as 10.00 e as 17.00 vai fazer percursos pelo parque e pelos insufláveis.
Ainda está a pensar na lixeira? Foi encerrada em 1985 e até começou por ser uma pedreira antes de se tornar de uma das maiores lixeiras da Área Metropolitana de Lisboa. Chamava-se Lixeira da Boba e selada há cerca de uma década. Agora o espaço está totalmente requalificado.
Fotografias de Manuel Manso
Recomendado: Os 21 melhores parques e jardins em Lisboa