Chama-se Nina, e encontrámo-la a servir ao balcão do Canil, uma das melhores casas de cerveja em Lisboa e um dos bares que aderiram ao evento Lagunitas Dogtoberfest, que acontece em Outubro um pouco por todo o país. Como boa barmaid, Nina tem uma história para contar a propósito de tudo e uma piada pronta a propósito de nada. Ora, se há marca que tem grandes histórias para contar, é a Lagunitas Brewing Company, que há quase três décadas as colecciona, ao mesmo ritmo que colecciona fãs e apreciadores. Nina conhece bem a história desta marca que partiu da Califórnia à conquista do mundo e, numa conversa informal de balcão, diz-nos tudo o que precisamos saber sobre o Lagunitas Dogtoberfest.
Olá Nina, muito bom dia.
Au, au!
Perdão?!
Estava a brincar consigo. Como não é costume os cães falarem, quis criar suspense.
Ah! Boa. Bom, antes de mais, muito obrigado por estar aqui connosco para falar deste Lagunitas Dogtoberfest, num enquadramento tão sugestivo. Estamos ao balcão do Canil a ter uma conversa ca Nina…
...
… piada forçada?
Abaixo de cão.
...ok. Adiante então. Explique-nos lá o que vem a ser isto do Lagunitas Dogtoberfest.
Ora bem, como sabe Outubro é conhecido como o mês da cerveja, muito por causa do famoso Oktoberfest alemão, que entretanto se espalhou um pouco por todo o mundo. Vai daí, a malta da Lagunitas decidiu criar este novo evento inspirado no grande festival de Munique, mas com esta bela ideia: transformar cada IPA bebida num donativo para ajudar cães necessitados.
Isso é uma bela ideia!
Foi o que acabei de lhe latir.
Explique-nos como é que isso funciona.
É simples. Ao longo de todo este mês de Outubro, por cada cerveja Lagunitas IPA vendida nos bares e restaurantes participantes no evento, uma percentagem do valor reverte para a SOS Animal.
Significa que quanto mais beber, mais estou a ajudar?
Bem, isto é para ir com calma. Se beber demais, pode até ajudar um canil inteiro, só que depois não pode com uma gata pelo rabo. Mas sim, o princípio é esse: juntar o prazer de uma grande cerveja à recompensa de um grande gesto.
E onde é que isto vai acontecer?
Um pouco por todo o país. São 27 bares e outros pontos de venda espalhados do Algarve ao Minho. Se quiser já lhe dou a lista completa para poder colar ali em baixo, no fim da entrevista. É muita gente a querer ajudar, já viu? E todas as semanas há-de haver surpresas e passatempos a acontecer.
Mas afinal o que há em comum entre uma cerveja e um cão?
Ambos são muito dados ao xixi.
Como assim?!
Bem, a cerveja é bastante diurética, certo? Eu na verdade acho que uma cerveja não se compra, aluga-se. E os rapazes da minha espécie, como sabe, gostam de marcar o território a toda a hora. Mas se vou ter de explicar todas as piadas, isto vai ficar uma conversa muito chata.
Já vi que gosta muito de piadas.
Sabe aquela do cão que só tinha três patas?
Não
Foi urinar e caiu.
Está boa, sim senhora. Mas perguntava-lhe, em concreto, qual é a ligação da Lagunitas aos cães.
A Lagunitas é famosa por nos adorar. Desde que o Tony Magee criou a primeira cerveja Lagunitas na Califórnia, já lá vão 27 anos, que os cães estão presentes em tudo o que esta marca incrível faz. Estamos nos rótulos, nos escritórios da empresa e até na cervejeira. Toda a gente que tenha cães é incentivada a levá-los consigo para o trabalho.
Isso é incrível!
Enfim, eu não gosto de trazer o meu cão para o trabalho. Faz-me com cada cena de ciúmes... Mas sim, no caso da Lagunitas faz parte da cultura da empresa e do ADN da marca. Desde o início, em 1993, que a Lagunitas apoia cães carenciados. Por exemplo, sempre ofereceram cerveja para qualquer evento de beneficência que tivesse como objectivo ajudar malta da minha espécie. Esta ideia do Lagunitas Dogtoberfest é a consequência natural de toda essa história e uma forma de celebrar a ligação que a marca selou entre dois dos melhores amigos do Homem: a cerveja e o cão.
Neste caso, celebra-se a ligação a uma cerveja em concreto. Fale-nos da Lagunitas IPA.
Bom, posso dizer-lhe várias coisas. A India Pale Ale é um estilo de cerveja muito lupulado, com aromas e sabores frutados e florais. Foram criadas originalmente em Inglaterra e exportadas para a Índia. Mas quando hoje pensamos em IPA, pensamos nas suas diversas variantes americanas, e esta que a Lagunitas criou é realmente fantástica. Enfim, podia dizer muitas coisas. Mas como eles dizem, melhor é deixar a cerveja falar por si.
Não é a primeira vez que a Lagunitas se associa à SOS Animal.
Não é, não. Por exemplo, durante a quarentena – aquele tempo em que toda a gente nos usava como pretexto para poder ir à rua, lembra-se? -– a Lagunitas promoveu o apadrinhamento da malta que está ao cuidado da SOS Animal. Nesses tempos difíceis para todos, quem decidisse apoiar um cão da associação recebia como presente de agradecimento um kit com uma data de cervejas e várias peças catitas de merchandising.
Bom, Nina, muito obrigado. Não lhe tomamos mais tempo, vejo que tem clientes à espera. Alguma coisa que queira acrescentar?
Sim. Sejam responsáveis, bebam com moderação. Não precisam de uma cadela para ajudar um cão.