Badassery
DR
DR

Há bons sítios para beber um copo em Campo de Ourique

Os bares em Campo de Ourique não abundam, mas os poucos que há são bons. Aventure-se à noite no bairro.

Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Bons restaurantes, boas lojas... Mas então e bares? Campo de Ourique é um bairro cheio de vida, mas a dita não é propriamente nocturna. Ainda assim, há soluções para quem quer beber um copo no bairro. Soluções, essas, que garantem animação até tarde. Está sem rumo e com uma sede insaciável? De uma casa popular aberta há mais de um século a uma retrosaria que esconde um bar e restaurante da moda, passando por uma das casas nocturnas abertas pelo coleccionador Luís Pinto Coelho, na década de 70, e não só, há poucas mas boas opções em Campo de Ourique.

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Sítios onde beber um copo em Campo de Ourique

  • Noite
  • Lisboa
  • preço 1 de 4

Esta cooperativa foi criada em 1904 para fabricar pão mais barato para os habitantes da zona. E é, desde 2013, a grande sala de convívio de Campo de Ourique: tem xadrez, matraquilhos, dardos e bebidas a preços convidativos. A Padaria do Povo está sempre cheia em dias de bola e tem um simpático terraço nas traseiras, onde pode organizar o seu jantar de grupo. Porém, se quiser só ir lá beber um copo, também vai ser bem recebido.

  • Noite
  • Cafés/bares
  • Estrela/Lapa/Santos

Nos anos 70, o fundador Luís Pinto Coelho tinha ali uma loja de antiguidades onde aconteciam tertúlias a favor da revolução. O nome é uma homenagem à revista de sátira de Rafael Bordalo Pinheiro e muitos dos seus desenhos estão nas paredes. Entre os clientes famosos está, por exemplo, José Cardoso Pires que costumava monopolizar o enorme cinzeiro do balcão do bar e enchê-lo de beatas. Tem um ambiente intimista e convida a largas horas de boa conversa.

Publicidade
  • Lisboa

Quem não sabe ao que vai, arrisca-se a não encontrar o Badassery. Mas está lá, no lugar de uma antiga discoteca angolana, nas traseiras de uma retrosaria – onde não falta sequer uma jovem septuagenária a receber os clientes à entrada. Há dim sum para petiscar, bem como cocktails de autor, cerveja angolana e mais uma quantas bebidas, escolhidas a dedo, para matar a sede e alegrar o bairro.

  • Lisboa

O primeiro Mignon abriu há mais de uma década e é um clássico de Campo de Ourique, sempre com várias televisões para ver os vários desportos. Em 2017, a marca expandiu-se para o Mignon Sports Bar, na mesma rua, mais espaçoso e dotado de três televisões instaladas no bar, que alternam entre competições e comentário desportivo. Também tem cervejas importadas e uns petiscos.

Publicidade
  • Belga
  • Campo de Ourique

Os belgas têm o hábito de juntar mexilhões a batatas fritas, comendo tudo à mão, sem cerimónias. O outrora chamado Moules & Beer importou o conceito, juntou-lhe molhos deliciosos com influências de todo o planeta e, inicialmente, uma lista de cervejas de bradar aos céus. Entretanto virou-se mais para o gin, todavia o mexilhão continua na carta.

  • Campolide

Esta última é batota, mas tem de ser. As instalações do histórico Campolide Atlético Clube, a apenas 800 metros ou dez minutos a pé de Campo de Ourique, albergam há uns anos este bar e espaço cultural. Aberto de terça-feira a sábado, ocasionalmente com concertos e DJ sets, sempre com gente boa e qualquer coisa a acontecer, é um pólo criativo e ponto de encontro fundamental na noite lisboeta.

Outras paragens no bairro

  • Coisas para fazer

Clássicos de sempre e espaços que ainda cheiram a novo. Padarias, gelatarias, um café italiano e até um restaurante de choco frito. Mas há muito mais que comida. Com este roteiro, vai querer estacionar num bairro onde o estacionamento continua tramado e descobrir como se está bem no campo – entre montras que arrancam suspiros e despertam vontade de abrir os cordões à bolsa, cafés que alimentam a vida das famílias que ali têm morada, o Mignon com várias televisões para ver os vários desportos e o mercado, com gin ao pontapé, feito com cuidado e ao seu gosto.

  • Compras

Paços de Ferreira está para o móvel como Campo de Ourique está para as lojas de bairro. Não há rua neste bairro sem uma montra que convide a entrar e que não desperte o gastador que existe dentro de cada um. Decoração para todos os gostos, moda de luxo em segunda mão e muitas lojas de criança é o que pode encontrar pelas ruas do bairro. Apanhe um autocarro ou o eléctrico para não ter de se enervar com o estacionamento, que não é coisa fácil por estas bandas, e descubra as melhores lojas de Campo de Ourique.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade