[title]
Que é uma arena de piqueniques, um megapavilhão polidesportivo sem tecto e o destino de eleição para apreciadores de baloiços e escorregas, toda a gente sabe. O que quase ninguém sabe sobre Monsanto é isto:
1. É em Monsanto que fica a Residência Oficial do Presidente da Câmara de Lisboa. António Costa foi o último a ocupá-la e Santana Lopes deu que falar quando construiu na residência um ginásio particular. Hoje a casa está desabitada e há um projecto para a transformar num hotel.
2. Antigamente esta era uma zona de cultivo e de pasto. Os cereais eram uma parte importante das culturas, como se pode ver pela quantidade de moinhos que ainda resistem. O último moinho funcionou até 1925.
3. Monsanto é uma floresta artificial: a maioria das árvores que hoje cobrem o parque começaram a ser plantadas no final da década de 30 com a ajuda da Mocidade Portuguesa e de reclusos.
4. Na década de 50 o parque acolheu três corridas de Fórmula1: em 1954, 57 e 59. A volta mais rápida foi feita pelo piloto britânico Stirling Moss: 2min 05s.
5. O parque foi projectado pelo arquitecto Keil do Amaral. O restaurante Montes Claros (então Pavilhão de Chá) e o Clube de Ténis são algumas das suas obras mais reconhecíveis, mas a sinalética do parque – letras brancas sobre setas azuis – também é obra sua.
6. O restaurante Montes Claros serviu durante muitos anos o copo de água das Noivas de Santo António.
7. Pedro Dias, o triplo homicida de Aguiar da Beira, está a aguardar julgamento na Prisão de Alta Segurança de Monsanto.
8. Há esquilos vermelhos em Monsanto. Os roedores foram introduzidos naquele habitat em 1993 mas são muito difíceis de avistar.
9. Nos primeiros anos do século XXI foram implementadas várias medidas de combate à prostituição na zona do Alvito. O Plano de Descontracção de Monsanto (!) pôs em prática várias medidas, mas a mais emblemática – e eficaz – foi pintar uma faixa amarela que proíbe carros parados ou estacionados na berma, uma prática essencial para que esse tipo de negócio floresça.
10. Dizem que Monsanto é o Central Park lisboeta, mas o nosso Parque Florestal é quase três vezes maior: 1000 hectares contra 340. Vamos então esclarecer as coisas: o Central Park é, na verdade, o mini-Monsanto de Nova Iorque.