[title]
DJ sets, concertos, exposições... todas as razões são boas para apagar as cinco velas da Casa Independente, símbolo imediato do renovado Intendente.
Hoje já nem pensamos naquilo que o Intendente foi. Mas quando Inês Valdez e Patrícia Craveiro Lopes foram ver o espaço, em Janeiro de 2012, a coisa não era tão cool como agora. A reestruturação deu-se, o bairro ganhou pinta e a Casa Independente, que dia 21 de Outubro assinala cinco anos de vida, foi um dos motores desta mudança.
Ainda assim, as duas sócias mantêm a humildade e reconhecem que não são as únicas a brilhar ao sol: “O processo de reabilitação iniciado pelo Dr. António Costa foi determinante em toda esta mudança. Se acreditamos por um lado que tivemos e temos um contributo importante na reconfiguração desta zona, sabemos também que temos connosco outras instituições e entidades locais que constroem connosco este caminho diariamente”, contam.
O que é certo é que esta se tornou uma casa de convívio para amigos de várias gerações e geografias. Não são só os concertos: são os petiscos e copos ao fim do dia, são as conversas que adiam a ida para casa. E se assim é, este mês de Outubro só reforça a actividade feita pela Casa Independente.
Esta quarta-feira (11 de Outubro), a partir das 21.00, inaugura a exposição que reúne o trabalho da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel com fotógrafos amadores chamado Narrativas Fotográficas do Intendente. A entrada é livre.
No domingo, 15, os Fogo Fogo voltam a invadir a Casa, numa residência que já faz parte da natureza do projecto. A partir das 15.00 dança-se África no terraço, com Carlão, Celeste/Mariposa e Mãe Dela como convidados especiais (6€).
No dia 18, quarta-feira, a outra banda que por cá teima em residir, They’re Heading West, convida o canadiano Daniel Romano, a partir das 22.00, por 10€.
Dia 21, dia de aniversário, a partir das 23.00 é a grande festa de aniversário com set de Rita Maia e entrada livre.
As celebrações prolongam-se ainda até dia 28, com o regresso da Casa Ardente, com Putas Bêbadas, BLEID e Jawl. Que venham mais cinco.