[title]
Mais linhas, mais motoristas e mais autocarros são apenas três das 12 medidas prioritárias para a Carris apresentadas pela Câmara Municipal de Lisboa
Ainda nem cinco meses passaram desde que a gestão da Carris passou para o município e já há um plano sobre rodas. Conheça-o ponto por ponto.
1 – Novos tarifários. Está no plano, e já está em marcha. Crianças até aos 12 anos não pagam e quem tem mais de 65 anos ou é reformado pode ter um passe por 15€.
2 – Renovação da frota. Ainda durante este mês vai ser lançado um concurso para a compra de mais 125 viaturas standard e 40 articuladas. Um investimento que ronda os 45 milhões de euros e uma frota que se quer 100% acessível, com rampas de acesso para quem tem mobilidade reduzida.
3 – Contratação de motoristas. Já pensou em conduzir um autocarro? O plano prevê a contratação de mais 200 motoristas.
4 – Implementação de uma rede de bairros. Do centro de saúde para o mercado ou da escola para a zona comercial. Vão ser 21 as novas linhas que vão cobrir todas as freguesias para deslocações diárias dentro do bairro, juntando os seus principais pontos. As primeiras quatro linhas arrancam em Julho: Marvila, Olivais, Parque das Nações e Santa Clara.
5 – Expansão da rede de eléctricos. O 15 terá ligação da Praça do Comércio à Estação de Santa Apolónia, a linha 24 vai regressar, ligando o Cais do Sodré às Amoreiras, e será estudada a implementação de uma coisa chamada eléctrico rápido/BRT (Bus Rapid Transit) da Alta de Lisboa a Entrecampos.
6 – Aumento da velocidade comercial. Quem nunca ficou sentado no eléctrico à espera que chegue a dona do carro que foi comprar frango assado e preferiu não procurar um lugar de estacionamento? Aqui a ideia é implementar um projecto que fiscalize as vias de Lisboa, das faixas BUS ao estacionamento, em parceria com a Polícia Municipal e a EMEL, para que tudo ande mais rápido.
7 – Implementação de corredores Bus de elevado desempenho. Trocado por miúdos isto significa que haverá linhas de autocarro que vão cruzar áreas onde circulam várias modalidades de transportes, articulando e complementando várias opções de mobilidade.
8 – Projecto Park & Bus. Vai servir principalmente os cidadãos das cidades vizinhas que ou não têm alternativa e precisam mesmo do carro para levar as crianças à escola em dias de tempestade ou que no regresso têm de passar pelo supermercado. Ou então que são preguiçosos, pronto, é um direito que assiste a todos e na verdade não precisamos de andar aqui a arranjar desculpas. Este ponto prevê tarifários combinados entre a rede dos transportes públicos e o estacionamento em parques periféricos de Lisboa.
9 – Projectos Bike & Bus. É parecido com o ponto anterior, mas a pensar nas bicicletas e não nos carros. Prevê tarifários especiais para utentes da Carris que adiram à rede Lisboa Bike Sharing que chega já este Verão. A caminho estão 1410 bicicletas da portuguesa Órbita, das quais 470 são convencionais, distribuídas por 140 estações. A futura rede pública de bicicletas partilhadas da EMEL será o novo transporte público de Lisboa e vai funcionar com a ajuda de uma aplicação para smartphone, onde pode requisitar a sua bicicleta mediante um pagamento diário, mensal ou anual. A instalação já começou no Parque das Nações, num serviço que será alargado às zonas da Baixa, Zona Ribeirinha e Planalto de Lisboa. A fase piloto anda em busca de voluntários que se podem inscrever no site oficial para testar gratuitamente a rede e dizerem de sua justiça.
10 – Nova Aplicação Móvel Carris. Farto de ficar na dúvida se o autocarro demora 5 ou 30 minutos? Em Julho será lançada uma aplicação para tablets e smartphones que dá aos utilizadores acesso a informação em tempo real de horários, tempos de espera e ligações com as outras operadoras de transportes públicos.
11 – WIFI gratuito. Todos os autocarros e eléctricos da Carris serão abençoados com internet sem fios gratuita. O projecto já arrancou em Abril em modo piloto nos eléctricos da carreira 15. Até Julho será testada a funcionalidade do sistema.
12 – Carreira Emissões Zero. Se Monsanto é o pulmão de Lisboa, os futuros autocarros da Carris vão ser uma espécie de bomba para a asma. O objectivo é que a implementação de carreiras urbanas seja feita exclusivamente com veículos eléctricos.
+ Os melhores passeios em transportes públicos
+ eCooltra: Scooters para partilhar na cidade
+ European Cycling Challenge: somos todos uma equipa
+ Cicloficina dos Anjos vai reabrir num novo espaço