[title]
O 1º de Maio é de quem trabalha e nas Carpintarias de São Lázaro isso leva-se à letra. A instalação de Los Carpinteros acontece no feriado de segunda-feira e será feita pelos visitantes. E porque a terra deve ser de quem a trabalha, os que ajudarem nesta desmontagem podem levar uma das 5 mil peças consigo para casa.
Esta espécie de performance com participação do público ganhou o nome auto-descritivo de A Desmontagem e, segundo as Carpintarias de São Lázaro, é a primeira vez que uma instalação desta dupla cubana pode ser desfeita e apropriada pelos visitantes.
Esta peça site specific inaugurou as Carpintarias enquanto centro de criação e artes contemporâneas a 19 de Fevereiro e recriou uma ideia já concretizada por Marco Valdes e Dagoberto Sánchez, a dupla Los Carpinteros, em outras cidades – uma explosão cristalizada: pendurados por toda a sala, enchendo o espaço, há ainda estilhaços de móveis produzidos nesse mesmo edifício durante o período de actividade das Carpintarias de São Lázaro, até aos anos 80.
As curadoras Verónica de Mello e Alda Galsterer trouxeram a dupla sul-americana a expôr pela primeira vez em Portugal e marcam a arrumação dos estilhaços para as 15.00 de 1 de Maio. A casa só fecha com a retirada da última peça.
Rua São Lázaro, 72 (Martim Moniz). Qua-Sáb, 15.00-18.00. Até 1 de Maio. Entrada livre.