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Da fábrica para o Mercado da Ribeira

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A melhor recordação que se pode trazer de Sintra é sempre doce, seja ela um pacote de queijadas ou um travesseiro. A marca Recordação de Sintra acaba de abrir a sua primeira loja. E fica no Time Out Market

A loja que acaba de abrir no mercado é a primeira oficial da marca Recordação de Sintra, mas o negócio desta fábrica de queijadas começou em 1890. A maioria das pessoas não reconhecerá o nome, mas se falarmos em “queijadas do Gregório”, o caso muda de figura. Gregório Casimiro Ribeiro foi o fundador das queijadas Recordação de Sintra, em 1890. E este foi o nome original da marca que vigorou até à morte do seu fundador, altura em que terá sido alterado para Gregório, pelo seu filho Álvaro de Almeida Ribeiro, em homenagem ao pai.

Até há bem pouco tempo, a marca Recordação de Sintra permanecia desconhecida de muitos. Vera e Vasco de Almeida Ribeiro, bisnetos de Gregório, estão a recuperar a marca original que foi premiada nas exposições regionais de 1926, 1929 e 1936 (medalha de ouro na exposição de Oeiras). Além dos antigos rótulos que voltaram a forrar as queijadas, do regresso do polícia sinaleiro que é a imagem da marca e das receitas originais, um dos passos fundamentais foi a abertura de um quiosque no Time Out Market.

A fábrica, sediada desde 1934 na Avenida D. Francisco de Almeida em Sintra, funcionou com fornos a lenha até aos anos 60. Hoje continua a funcionar no mesmo sítio com as mesmas receitas e métodos de fabrico e a fornecer muitos espaços de Sintra, Lisboa e arredores. Alguns dos funcionários que lá trabalham já lá estavam muito antes desta nova geração nascer.

Da Fábrica de Sintra para o quiosque do Mercado da Ribeira, trouxeram as famosas queijadas, de formato normal, miniatura e na versão pudim de queijada (sem a casquinha de fora), mas também não esqueceram os travesseiros de Sintra e cinco variedades de bolos secos (biscoitos de amêndoa, areias, bolachas de manteiga, bolos do amor e broas de mel). Desde o mês passado que é possível vir comer uma queijada sem ter de enfrentar o microclima de Sintra. O reinado do pastel de nata parece-nos seriamente ameaçado.

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