[title]
O segundo Silly Dancing Lx acontece no próximo domingo e celebra a chegada da Primavera com uma multidão a dançar a mesma playlist até ao Terreiro do Paço.
“E aqueles que dançavam foram tomados como loucos por aqueles que não ouviam a música.”
A frase de Nietzche serve de mote para o próximo Silly Dancing Lx, com encontro marcado para as três da tarde de domingo, 19 de Março, na Praça Europa, entre o Cais do Sodré e a Ribeira das Naus.
Se não sabe do que se trata, o melhor é ver os vídeos da edição passada, há precisamente um ano. A ideia é aparecer no lugar combinado com mp3, headphones nos ouvidos e dançar pela cidade como um louco (ou discretamente, como preferir) ao lado de desconhecidos.
O evento foi pensado por Irina Silva, de 28 anos, e por mais dois amigos, Anita Costa e João Abel Oliveira, na mesma faixa etária e os três “desempregados e deprimidos com o Inverno”, conta Irina por telefone.
Inspirados por um evento semelhante, o Dance Walking, “com música techno”, em Barcelona, e por “demasiados replays do sketch ‘Silly Walk’ dos Monty Phyton”, decidiram animar-se e celebrar a chegada da Primavera à cidade.
“Tínhamos pensado numa coisa só para amigos mas, muito por causa da palavra silly, que pusemos no evento do Facebook, acabou por tornar-se viral e apareceram 400/500 pessoas”, continua Irina. "O melhor é que só vi três ou quatro amigos."
O ano passado, a multidão dançou até ao Terreiro do Paço (os três organizadores iam mascarados) e acabou no Titanic Sur Mer, no Cais do Sodré, onde a festa continuou até ao pôr-do-sol com um DJ set. Este ano, é provável que a proeza se repita, mas por enquanto ainda estão à espera de confirmação.
Os organizadores escolheram uma playlist de uma hora e meia (pode ser vista aqui) para que toda a gente dance ao som das mesmas músicas. Há um pouco de tudo, desde Seu Jorge (“Amiga da Minha Mulher”) à banda sonora de Grease (“You’re The One That I Want”), Cindy Lauper (“Girls Just Want To Have Fun”), Justin Timberlake (“Can’t Stop The Feeling”) ou David Bowie ("Let's Dance").
As danças prolongam-se até às nove da noite e como é Dia do Pai os organizadores aconselham: “Tragam os vossos filhos, tragam os vossos pais.”