[title]
Dizem que em equipa vencedora não se mexe. É o caso da Festa do Livro de Belém, que regressa aos Jardins do Palácio para uma segunda edição, de quinta-feira a domingo.
A iniciativa tem como principal objectivo promover as obras de autores de língua portuguesa, numa colaboração entre a Presidência da República, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a autarquia.
As crianças não ficaram esquecidas, por isso vá em família. A Rede de Bibliotecas de Lisboa organizou um espaço dedicado aos mais novos, com sessões de conto, jogos didácticos e animação musical. A programação completa está disponível aqui.
Mas nem só de livros se vai fazer esta festa. Os quatro dias têm uma programação variada que vai desde o teatro à música, com uma breve passagem pelo cinema e uma mesa aberta a debates e apresentações literárias. No dia de inauguração da Festa do Livro há uma leitura encenada de actores do Teatro Nacional D.Maria II da obra Auto da Barca do Inferno (19.30). O evento encerra com um concerto de Luísa Sobral, no domingo às 20.30.
Quinta (21)
18.00 – Abertura ao público
19.30 – Cerimónia de abertura oficial Nos 500 anos do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente – Leitura encenada de actores do
Teatro Nacional D. Maria II (Pátio dos Bichos)
Sexta (22)
11.00– Abertura ao público
17.00 – Debate Primeira Pessoa (o “eu” em literatura) com: Isabela Figueiredo, Marcello Duarte Mathias, Maria Antónia Oliveira com moderação de Luís Caetano (Jardim da Cascata)
22.30 – Exibição do filme Mudar de Vida, de Paulo Rocha numa homenagem a Maria Barroso
(Pátio dos Bichos)
Sábado (23)
11h – Abertura ao público
17h – Debate "Qual Papel?" (o futuro do jornalismo), com Clara Ferreira Alves, Isabel Lucas, Paulo Moura com moderação de Carlos Vaz Marques (Jardim da Cascata)
18.30 – Lançamento e apresentação do livro Viagem Presidencial 1917 , por Nuno Severiano Teixeira e Elsa Alípio (Jardim da Cascata)
22.30 – Concerto pela Lisbon Poetry Orchestra – Poetas Portugueses de Agora – e pela Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (Pátio dos Bichos)
Domingo (24)
11.00– Abertura ao público
17.00 – Debate "Quem ri por último" (humor e literatura), com Abel Barros Baptista, Ricardo Araújo Pereira e moderação de Pedro Mexia (Jardim da Cascata)
20.30 – Concerto de Luísa Sobral
Palácio Nacional de Belém. Qui 18.00-22.00, sex-sáb 11.00-00.00 e dom 11.00-22.00. Entrada livre.