[title]
Há cada vez mais serviços que contribuem para a qualidade de vida de animais domésticos e respectivos donos. O livro A Cidade a 4 Patas, Guia para Cães e Gatos Felizes cheirou tudo entre a Grande Lisboa e a Margem Sul.
Hotéis para cães, serviços de petsitting, veterinários, escolas de treino, grupos de cãominhadas, banhos e tosquias ou mesmo serviços fúnebres. Tudo foi testado pelos especialistas patudos (caninos e felinos) Arigato, Django, Leslie, Ninja Simone, Slash, Silvestre, Lava e Mina que, segundo o editorial do livro, "deram o pelo ao manifesto". E é manifesto que este é um guia bastante completo. Os especialistas foram à escola, foram ao médico e passear nos parques e jardins, hospedaram-se em hotéis, sentaram-se em esplanadas, foram à praia, fizeram caminhadas ou foram à tosquia.
Mas este guia também tem dicas para quem ainda está a dar os primeiros passos nisto de ter um animal em casa. Exemplo disso é o capítulo (P)etiqueta que percorre algumas das regras do bom comportamento em hotéis (os de humanos), como dar grandes passeios antes de chegarem ao quarto para desmotivar latidos indesejados. E sabia que pode pagar uma multa até 600€ se o companheiro peludo for à solta no carro? O capítulo Boa Viagem explica tudo em segurança e conforto, incluindo tudo o que precisa para irem de viagem de comboio e avião.
A Cidade a 4 Patas, Guia para Cães e Gatos Felizes é mesmo isso. Um manual de felicidade que só podia terminar com um apelo à adopção responsável ou ao voluntariado que ajuda os animais menos sortudos com oito sugestões que contribuem para uma vida animal mais descansada.
A Cidade a 4 Patas, Guia para Cães e Gatos Felizes (14,90€). De Maria João Guardão, Maria Teixeira Simões e Rita Sá Marques (PrimeBooks)
+ Estas creches são para miúdos de quatro patas
+ Lisboa vai ter mais 20 parques caninos