Notícias

Livro centenário de Tolkien chega às livrarias

Publicidade

100 anos depois de ter sido escrita pelo autor de O Hobbit e da saga O Senhor dos Anéis, a história de amor entre Beren e Lúthien chega às livrarias

No décimo aniversário da publicação de Os Filhos de Húrin, outra obra de J. R. R. Tolkien vê a luz do dia. Falamos de Beren e Lúthien, a lendária história de amor entre um homem, Beren, e uma elfa, Lúthien, que ocorre 6500 anos antes da saga de Frodo Baggins. A trama shakespeariana desta paixão é mencionada várias vezes n'O Senhor dos Anéis e n'O Silmarillion, e começou a ser escrita quando Tolkien regressou da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Grande Guerra.

"Ele perdeu dois dos melhores amigos na Batalha do Somme, e pode imaginar-se que interiormente estivesse tão mal quanto estava fisicamente", diz John Garth, especialista em Tolkien, à BBC. Na história, o pai de Lúthien obriga Beren a roubar "o mais cruel dos seres", Melkor, ou Morgoth, para se poder casar com a amada – e esta junta-se-lhe na façanha. A trama era de tal modo importante para o seu autor que as lápides de Tolkien e da mulher têm gravados os nomes Beren e Lúthien.

Nesta obra, Christopher Tolkien, filho do autor, procurou mostrar o modo como a história foi sendo alterada ao longo do tempo para se adaptar a O Silmarillion. Editado pela HarperCollins e com ilustrações de Alan Lee, o livro está disponível na versão inglesa desde dia 1 de Junho. Pode estar tranquilo: as paisagens típicas da Terra Média estão presentes, assim como os elfos, os orcs e outras criaturas que tais.

Últimas notícias

    Publicidade