[title]
O nome diz tudo, só não diz em que oitavo andar fica o novíssimo rooftop lisboeta. É na Rua Castilho, tem 350 metros quadrados, capacidade para 200 pessoas e a vista, do Parque Eduardo VII ao Jardim Botânico, é qualquer coisa. O terraço é virgem e há cinco anos que Machal Dib, dono do restaurante Fenicios (que fica mesmo por baixo do novo bar), tem o projecto em cima da mesa. Várias negociações com a câmara e 150 mil euros depois, cá está ele, de portas abertas há dois dias.
O espaço foi praticamente todo coberto por deck e está apenas circundado por vidros, já a pensar na vista desafogada sobre a cidade. A panorâmica só é cortada por um jardim vertical com um letreiro luminoso da Disaronno. O licor italiano, de gosto semelhante à amêndoa amarga, é o patrono oficial do Level Eight. A carta inclui 16 cocktails, quatro deles à base do famoso amaretto. Os preços rondam os 10€, tal como nos gins.
E, como convém ao fim do dia, também há o que picar. Para já, as opções com mais substância são as tostas de salmão e o porco preto com molho de mostarda, mas trazer algumas das iguarias libanesas do andar de baixo faz parte dos planos.
Por enquanto, o negócio vai ser sazonal. O proprietário fala em encerrar o espaço em finais de Outubro, mas também em encontrar uma solução mais acolhedora para o ano seguinte. Até lá, ainda há muito pôr-do-sol pela frente. Os próximos vão ser animados por convidados. Miguel Ribeiro, Rui Porto Nunes, Rui Pregal da Cunha, Cláudia Semedo e Dino Santiago agarram-se à mesa de mistura e dão aquele clima de festa ao novo rooftop de Lisboa.
Rua Castilho, 14 C, 8º andar. Seg-Dom 17.00-02.00.