Notícias

Shakespeare ganha uma adaptação queer no Festival de Almada

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Sonho de Uma Noite de Verão, da companhia galega Voadora, está em cena na terça-feira no Festival de Almada

Casamentos proibidos, encontros e desencontros amorosos num bosque, personagens apaixonadas por burros… A peça de Shakespeare apresentada algures entre 1594 e 1596 numa festa de casamento foi a escolhida pela Voadora, de Marta Pazos, para esta sua última adaptação.

Para o texto, a companhia galega que comemora 10 anos de vida e de provocações chamou o chileno Marco Layera, com reputação de enfant terrible do teatro da América Latina, e o resultado pode ser visto na terça-feira, às 22.00, na Escola D. António da Costa, em Almada, a propósito do Festival de Almada.

A companhia já é repetente no festival e também com Shakespeare. Em 2015 trouxe a sua versão pop de A Tempestade, com músicos, bailarinos e performers em palco. Desta vez, Sonho De Uma Noite de Verão, que andou em digressão pela Galiza, é o pretexto para abordar temas como as relações amorosas, o desejo sexual e, sobretudo, a identidade de género.

Não é por isso de estranhar que uma das personagens principais, Lisandro, seja trans. Aliás, é aparentemente isso que impede o casamento que impulsiona a história (na peça de Shakespeare é o pai da protagonista a impedir). No elenco, uma das actrizes, Paris Lákrima, é uma transexual de 29 anos que, segundo o El País, “trabalha como militar há cinco anos e nunca tinha subido a um palco”. Pelo meio da peça, fala um pouco da sua experiência.

Marta Pazos, directora da companhia explica que, essencialmente, esta reinvenção de Sonho de Uma Noite de Verão é “sobre a liberdade de escolher”. “Escolher onde se perder, escolher quem amar, escolher o que fazer com o teu corpo”, escreve no texto que apresenta a peça. “[Fala] da identidade. Do olhar. De outras formas de ler os corpos, construindo um espaço aberto à diversidade corporal, sexual e de género.”

Terça, 22.00, no Palco Grande da Escola D. António da Costa. Av Professor Egas Moniz, 22 A, Almada. 15€

Últimas notícias

    Publicidade