Mário Rolando é conhecido como mestre do pão e se procurar bem nas suas notas biográficas ainda se encontra descrições como "filósofo do pão" ou "poeta do pão". O pão e este padeiro tão apaixonado pelo seu produto ganharam um filme e a sua ante-estreia acontece dia 14 de Dezembro na Cinemateca, com a presença de Mário Rolando e da realizadora Maria Braga.
Esta fotógrafa e videógrafa anda já há algum tempo atrás de histórias relacionadas com a comida, em particular com os produtos produzidos em Portugal. Já realizou curtas como Alfenim dos Açores, sobre o doce tradicional que se molda em figuras trabalhadas para pagar promessas, Flor de Sal Artesanal, sobre a empresa Salmarim, ou Tapeçarias de Portalegre, todas elas a serem exibida depois de O Padeiro.
O padeiro que em breve abrirá a Padaria da Esquina, em Campo de Ourique, em conjunto com Victor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadana, "é um Mestre padeiro que cria o pão como um poema Homérico. Somos guiados pelo processo de fazer pão, do alimento ao simbólico num tempo de pensar a essência do pão além do aspeto do pão", lê-se na apresentação do filme na página da Cinemateca.