Praia do Carvalhal
Fotografia: Arlindo CamachoPraia do Carvalhal, na Comporta
Fotografia: Arlindo Camacho

As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

Em 2024, são 398 as praias premiadas – e nós dizemos-lhe 26 onde pode mergulhar bem perto de Lisboa.

Publicidade

A Associação Bandeira Azul da Europa volta a ultrapassar as três centenas e meia de praias premiadas em Portugal, com um aumento de quatro bandeiras em relação a 2023. Continua a haver vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num lugar em boas condições. Isto porque, para conseguir este título, que é atribuído anualmente, é preciso que as praias se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto, além de informação e sensibilização ambiental. Em 2024, são 398 as praias com Bandeira Azul, 84 das quais banhadas pelas águas do rio Tejo, e nós dizemos-lhe 26 onde pode mergulhar perto de Lisboa. Para descobrir ainda mais areais, basta consultar os galardoados do ano no site do Programa Bandeira Azul.

Recomendado: Qualidade de Ouro: as praias para ir a banhos perto de Lisboa

Praias com Bandeira Azul

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Uma praia onde ainda pode encontrar-se com alguém na Bola Nívea é uma raridade nos dias que correm, mas na Nazaré, não fossem os preços em euros ou os tuk-tuks, parece que recuámos aos anos 90. As fileiras de barraquinhas de praia (viradas umas para as outras e não para o mar, como manda a lei do convívio) são uma das características principais deste areal.

ÉPOCA BALNEAR: 15 Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: De Lisboa, pela A8, a viagem demora 1h20 e não tem nada que saber.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

É uma espécie de minotauro das praias: numa metade é banhada pela Lagoa de Óbidos, noutra pelo Oceano Atlântico. As dimensões variam consoante as marés, as chuvas e outros caprichos meteorológicos, mas esta é sem dúvida uma boa praia para quem não é “nem tanto ao mar nem tanto à terra”. Se precisar de uma sugestão de passeio, a melhor aposta é o Passadiço da Foz do Arelho ao pôr-do-sol. Bem romântico, como pode imaginar. Mas o melhor é não imaginar: vá lá e, se não tiver par, aproveite a sua própria companhia para reflectir sobre as grandes questões da vida.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 8 de Junho a 22 de Setembro.

COMO CHEGAR: Deixe a A8 na saída 14, passe pelas localidades de Amoreira e Vau e fique atento às setas.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Com vista para a Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos é uma das mais bonitas do país – e uma das menos exploradas. Por enquanto continua a ser um segredinho dos praticantes de desportos náuticos, do kitesurf ao paddle surf, e dos que praticam essa grande modalidade do bem comer quase com os pés de molho. Entre a lagoa e o mar fica a Praia do Bom Sucesso, uma das mais frequentadas na zona, até porque é um dos poucos sítios onde se consegue dar um mergulho sem grandes ondas. Ainda assim, cuidado com as correntes. Se quiser picar qualquer coisa, o café de apoio da Escola de Vela vale a pena.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Fica na margem sul da Lagoa de Óbidos.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

A esplanada do Noah, na Praia da Física, em Torres Vedras, já foi considerada pelo The Guardian uma das dez melhores de Portugal. O restaurante de madeira pertence ao hotel de luxo Areias do Seixo, ali nas redondezas, de onde transporta hóspedes, que são a maior parte dos clientes. De resto, com toldos às riscas, uma das imagens de marca do Oeste, esta é uma praia digna de capa de revista – aliás, foi lá que fotografámos a capa da edição de 2017 da Time Out Especial Oeste.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Fica no centro de Santa Cruz, quase no início da Avenida do Atlântico. O acesso faz-se junto a uma rotunda bem sinalizada.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

“Ir ver o mar”, esse desporto nacional, a actividade mais praticada aos domingos depois de uma comezaina, versão balnear do clássico “desmoer” que também é conhecida por um nome mais pejorativo: “Passeio dos tristes”. Em Santa Cruz, o melhor sítio para o praticar é esta praia-postal na base de uma arriba e adornada por um conjunto de rochas, um trabalho da mãe natureza em colaboração com o que parece ser uma turma do primeiro ano de Olaria. É a preferida dos garotos porque o mar é amansado por uma pequena baía. E é detestada por pessoas com problemas nas articulações por causa da sua interminável escadaria.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: A8 até Torres Vedras, placas até Santa Cruz. Siga indicações para o Aeródromo e vá andando em direcção ao mar.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Há muito que surfistas (mesmo os de banheira) do mundo inteiro se reúnem no Bar do Bruno, junto à Escola de Surf. No Baleal, este é o bar de praia ideal para vir passear a prancha, fazer amigos, ver o mar ou comer um hambúrguer. E no Verão passado reabriu totalmente renovado, inclusive com uma estação náutica de surf. À praia, há quem chegue de bicicleta, percorrendo os 3 km planos entre Peniche e o Baleal. Dividida em duas baías, recomendamos a zona mais calma para mergulhos e surfistas em início de carreira.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: A partir de Peniche, siga em direcção ao Baleal. Também pode dar ao pedal e ir de bicicleta, pela ciclovia

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

A capital da onda tornou-se o sítio com mais surfcamps por metro quadrado do país e até um antigo presidente da Câmara foi eleito “o mais cool” pelos surfistas do campeonato do mundo, que desde 2009 ali tem uma etapa. É na Praia de Supertubos (também conhecida como Praia do Medão), normalmente a acontecer em Outubro. A praia ganhou fama mundial pelas suas ondas tubulares, que atraem praticantes de surf e bodyboard de todas as partes. Ao lado, a praia do Molhe Leste é mais indicada para banhos, apesar de não ter bandeira azul.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: A8, sempre A8, sempre com indicações.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

É uma praia semi-abrigada dos ventos do Oeste graças ao Lizandro, rio com nome de cantor romântico brasileiro que escavou um vale naqueles montes. É um areal grande, perto da Ericeira, frequentado por famílias e os omnipresentes surfistas. Desaconselhamos os banhos no rio. Se quer fazer degustação de pirolitos, faça-o no mar.

ÉPOCA BALNEAR: 15 Junho a 15 Setembro.

COMO CHEGAR: Faça o caminho até à Ericeira sem chegar à Ericeira. A Foz do Lizandro fica exactamente antes, no sentido sul-norte.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Há quem lhe chame “O Algarve” pelas semelhanças térmicas com essa região do Sul de Portugal. Motivo: as arribas que ladeiam esta praia em Mafra protegem-na da inclemente nortada e formam um nanoclima (um clima dentro do microclima). Trata-se de uma praia dotada de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida tendo já sido distinguida com o galardão “Praia Acessível”.

ÉPOCA BALNEAR: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Finja que está a ir para a Ericeira (aquela combinação de A8 com A21) e continue sempre em frente, ignorando Ribeira D’Ilhas e São Lourenço até encontrar as indicações para a Calada.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

A praia de São Lourenço tem uma areia invulgarmente grossa mas é famosa sobretudo pelas ondas de especial valor. Boa praia para o surf paddle, aquele desporto moderno das jangadas em que as pessoas parece que estão a gozar com os náufragos. Destaca-se ainda pelo moderno apoio de praia e pelas condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. 

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Faça o seu percurso preferido até à Ericeira e vá por aí fora até achar as indicações.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Para quê gastar tempo e dinheiro a viajar até à Califórnia se se pode pegar no carro, passar por Baleia, A-do-Pipo e Carne Assada e chegar a Ribeira de Ilhas, o areal mais cosmopolita do Oeste? Encaixada entre arribas altas, que funcionam como uma espécie de miradouro natural, esta praia é indissociável do fenómeno dos desportos de ondas em geral e do surf em particular, facto consagrado com a atribuição do estatuto de Reserva Mundial de Surf, a par com outras praias do concelho de Mafra. O surfcamp é ideal para quem se quer iniciar na vida anfíbia.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 15 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Vá até à Ericeira, ignore a Ericeira e siga até à descida para Ribeira d’Ilhas.

  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras
Praia de Santo Amaro
Praia de Santo Amaro

Esta é a maior praia do concelho de Oeiras e está mesmo entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias. O areal é atravessado pelo Passeio Marítimo de Oeiras e possui iluminação nocturna, para além de apoios de praia e restauração. Dispõe também de sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição selectiva de resíduos e até eco-cinzeiros. Tem ainda boas condições para prática de surf, bodyboard e kitesurf.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 30 de Setembro.

COMO CHEGAR: É acessível a partir do passeio marítimo e de uma passagem inferior pedonal na zona central, entre a praia e o Jardim Almirante Gago Coutinho. Os acessos viários são feitos através da EN6, que a rodeia, possuindo lugares de estacionamento nas redondezas.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Nesta zona, as praias mudam ligeiramente de ondulação e cenário – quanto mais para sul, mais agressivo é o mar –, mas estamos a falar da mesma extensão de areia. A Praia da Torre é só mais uma das semidesertas, acessível para caminhantes que não se importam de fazer tudo por uma praia sossegada, mas também para quem tem (ou aluga) casa na Comporta e tem um cartão de acesso.

ÉPOCA BALNEAR: 1 Junho a 30 Setembro.

COMO CHEGAR: Depois de largar o carro na localidade da Torre, entre a Comporta e os Brejos da Carregueira, na N261, andar pelo meio dos arrozais em direcção à duna, atravessá-la e chegar ao mar. Custa, mas vale a viagem.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa
Praia do CDS
Praia do CDS

Não tem nada a ver com o partido. A sigla é a do Centro Desportivo de Surf, que estava pintada na década de 1970 nas pedras do pontão para a distinguir de outras praias. É a praia com Bandeira Azul, vigiada e concessionada, mais perto do centro de Lisboa, mas no Inverno e durante a maré cheia o areal quase desaparece. Muito procurada por quem chega à Costa de autocarro, é óptima para a prática de desportos náuticos, como o surf.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 30 de Setembro.

COMO CHEGAR: Pelo centro da Costa da Caparica. A praia é acessível pela Rua Pedro Álvares de Cabral, onde existe um parque de estacionamento. Também é ideal para quem chega de transportes públicos.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Na verdade o nome confunde-se com o do popular restaurante da praia, o Waikiki, que durante o dia costuma ser frequentado por famílias e surfistas, transformando-se em discoteca nas noites de Verão.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 30 de Setembro.

COMO CHEGAR: É uma das últimas praias da Caparica: prepare-se para trânsito à saída nos dias mais movimentados.

  • Atracções
  • Rios, lagos e lagoas
  • Grande Lisboa

Primeiro, vale a pena relembrar que a Lagoa de Albufeira, considerada a mais funda de Portugal, é um sítio Ramsar. O que é que isso significa? Basicamente que está classificada como local de importância ecológica ao abrigo da Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional, assinada na cidade iraniana de Ramsar em 1971. Depois, que é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, bem como pela água salgada do oceano Atlântico, quando o seu cordão dunar abre na Primavera. Por último, que é, na verdade, composta por três lagoas: a Grande, a Pequena e a da Estacada. Isto parece tudo muito complexo, mas a lição serve para olharmos com fascínio acrescido para esta beleza natural, rodeada por pinhal em quase todo o perímetro. Ainda por cima costuma ser perfeita para a prática de desportos aquáticos, desde windsurf e kitesurf até vela e canoagem.

ÉPOCA BALNEAR: 7 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Em menos de uma hora pela A2. Faça uso do GPS, vá lá.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa
Praia da Rainha
Praia da Rainha

Familiar, muito frequentada também por colónias de férias, tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

ÉPOCA BALNEAR: 1 de Junho a 30 de Setembro.

COMO CHEGAR: Na Costa da Caparica, as praias estão bem assinaladas. Prepare os trocos para o parque

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Junto à Aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, ninguém conhece a Praia do Meco por Praia do Moinho de Baixo, mas foi assim originalmente baptizada. O areal é extenso, mas o mar é agitado, com fundões e correntes fortes que exigem atenção redobrada a quem vem com miúdos. A praia também é muito conhecida pelo Bar do Peixe, que ardeu em Novembro de 2021, mas renasceu, a metros da morada original, em Fevereiro de 2024.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 7 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: De Lisboa, siga pela A2 e vire na placa com indicações Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar placas para a Praia do Moinho de Baixo.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

A Praia de Sesimbra são na verdade duas (Ouro a Poente, Califórnia a nascente), que se estendem por toda a marginal da vila. Não é o areal mais pacato do mundo, mas oferece um ambiente urbano que nenhuma outra tem e as águas são tranquilas, o que a torna uma praia muito procurada por famílias. Depois, entre Maio e Outobro, decorre a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural. E acredite: se estiver nesta praia, o melhor peixe do mundo nasce nas águas que tem à sua frente e acaba nos restaurantes que tem nas suas costas.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 7 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Siga as placas, não vamos perder tempo com isso.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Esta praia oceânica foi a praia de infância de muita gente e continua a ser. Apesar do diminutivo, tem o areal mais extenso entre Setúbal e Sesimbra e um banco de areia que cresce mar adentro e cria uma enseada tranquila, ideal para deixar os gaiatos à solta. Estamos à boca do Sado, por isso a água costuma estar um grau ou dois acima das praias seguintes. Já para não falar que tem como cenário a belissíma Serra da Arrábida e está perto de uma zona arborizada nas margens da ribeira que ali desagua e que é perfeita para piqueniques.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 15 de Setembro.

COMO CHEGAR: Não tem nada que enganar, siga a estrada da Serra a partir de Setúbal e é sempre em frente. Há autocarros a partir das estações rodoviárias de Setúbal.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Situada na área mais urbana da península de Setúbal é a primeira praia de água salgada da Península de Tróia, com um mar calmo, como de resto todas as que se seguem na dezena de quilómetros para sul. Tem uma bonita curva protegida por dunas, vista para a encantadora Serra da Arrábida, e um apoio de praia simples, que serve bem o propósito de vender gelados e cervejas fresquinhas. Reconhecida como Qualidade de Ouro pela Quercus, proporciona ainda óptimas condições para kitesurf ou windsurf.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 29 de Setembro.

COMO CHEGAR: Não há grandes segredos. O caminho mais directo é o ferry que atravessa o Sado. Em Tróia, estacione perto do Casino.

  • Atracções
  • Praias

Atenção, não confunda a praia de Tróia-Galé com a de Melides, uns quilómetros mais a sul. Apesar de serem dois paraísos da mesma costa, felizmente com poucos banhistas por metro quadrado, este fica dentro do resort de Tróia e é um daqueles sítios que quem já descobriu há mais tempo gosta de postar nas redes sociais só para que alguém comente: “Uau! Onde é?”. Mais importante do que ser Instagramável é o facto de ser mais calma comparativamente às outras da região. Nas redondezas encontra as Ruínas de Troía, por isso pode começar a pensar num programa para o dia inteiro.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 29 de Setembro.

COMO CHEGAR: Na Estrada Nacional 253-1, de Tróia para a Comporta, basta tirar um cartão de visitante no Atlantic Villas, seguir as setas e estacionar nos lugares destinados a visitantes.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

É a primeira praia oficial depois de Tróia e ponto de paragem para muita gente que vem do ferry disposto a conhecer os famosos areais da Comporta. Tanto que o descampado de terra batida antes do parque de estacionamento pago fica lotado bem cedo. Antes de entrar, tem uma banca de jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, com chapéus de sol, baldes para miúdos e até colchões de água. Não têm a pinta dos flamingos cor-de-rosa, mas é melhor que nada.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 29 de Setembro.

COMO CHEGAR: Se acalenta a eterna esperança de ver golfinhos, tente o ferry do Sado e, à saída, vire na direcção da Comporta. Há setas para a praia.

  • Atracções
  • Praias

Areia branca, palhotas, espreguiçadeiras e mar calmo. Vira o disco e toca o mesmo, pensará o leitor. De facto é o mesmo areal, o mesmo mar, o mesmo estilo de praia das vizinhas Carvalhal e Comporta. Mas quem é que se importa com isso quando está num paraíso destes? É que estamos a falar de uma praia com um extenso cordão dunar e um imenso areal, de qualidade superior em termos ambientais e equipada com restaurante, bar e instalações sanitárias completas. Já para não falar dos acessos pedonais e estacionamentos sombreados.

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: 1 de Junho a 29 de Setembro.

COMO CHEGAR: As indicações são as mesmas da Praia do Carvalhal, mas na rotunda terá de seguir pela segunda saída, sempre em frente até ao parque de estacionamento.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

A praia grande do Guincho, com 1 km de extensão, está dividida em duas partes: o lado norte, conhecido como Abano, é a morada do mítico Bar do Guincho. Tem parque pago – e bem pago; um wave center, com loja e escola de surf, e uma pequena esplanada sobre as dunas. O lado sul, conhecido por Muchaxo, é mais frequentado por jovens e surfistas. Nas redondezas, existem excelentes restaurantes especializados em peixe e marisco.

ÉPOCA BALNEAR: 15 de Junho a 30 de Setembro.

COMO CHEGAR: Não nos diga que nunca ouviu falar da estrada do Guincho, uma das mais belas vias do país! É percorrê-la todinha no sentido da Serra de Sintra e voilá. Se vier da A5, tem sempre indicações, basta não ir distraído. Há ainda autocarros desde o centro de Cascais.

Praia Fluvial do Sorraia

Esta praia fluvial, situada na margem direita do rio Sorraia e junto ao Parque da Sorraia, foi eleita Revelação pelo Guia das Praias Fluviais em 2023. Além de disponibilizar uma zona de chapéus de sol, também há campos de jogos para os miúdos e graúdos. É um convite perfeito para uma tarde de Verão em família.

ÉPOCA BALNEAR: 29 de Junho a 1 de Setembro.

COMO CHEGAR: De Lisboa, pela A1, a viagem demora 1h27. 

Outros mergulhos

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade