As peças de design 100% portuguesas estão prontas e a partir desta quinta-feira, dia 21 de Setembro, estão metidas em contentores. Durante quatro dias o Terreiro do Paço transforma-se numa aldeia de lojas pop-up, para mostrar que “o design português não é elitista, é para todos”, diz Tiago Miranda, responsável pela organização deste mercado dedicado exclusivamente ao design português de equipamento para a casa e decoração.
Há um único critério para ter um espaço neste evento, que vai já na 3.ª edição: ser made in e by Portugal. “Não precisa de ser feito por portugueses, pode ser feito por estrangeiros em Portugal ou por portugueses a viver no estrangeiro”, reforça.
Nesta edição há 50 marcas, 36 das quais de design de equipamento, que vêm de norte a sul do país. E este ano há, também, a presença de grandes marcas patrocinadoras, também com pop-ups, como a Bordallo Pinheiro ou a Vista Alegre.
São todas diferentes, ainda que algumas pertençam à mesma categoria, e as peças vão dos 5€ aos 5000€. “Cada marca bloqueia uma categoria. Não valia a pena fazer um mercado só de almofadas ou molduras porque design nacional é muito mais do que isso. Por exemplo, há a categoria mobiliário, depois há de cortiça, de metal, de madeira”, explica Tiago.
A entrada é livre, há oito áreas de alimentação, workshops e conversas sobre o sector.