Bandeira Verde: o maior símbolo de sustentabilidade de Portugal
A adopção de comportamentos sustentáveis rima com cidadania e com respeito pelo outro, pelo futuro do planeta, mas também pelo futuro das gerações seguintes.
Com o objetivo de construir um futuro melhor, a artista Carolina Deslandes, Embaixadora MEO de Causas e Impacto Social, desafia os territórios portugueses a entrar no ritmo da sustentabilidade.
Esta é a missão da ABAE em parceria com o MEO no âmbito do Programa Bandeira Verde. O Programa pretende identificar e reconhecer as boas práticas de sustentabilidade dos municípios (ECOXXI) e freguesias (Eco-Freguesias XXI) que querem fazer parte da mudança e, por isso, cumprem um conjunto de indicadores relacionados com as vertentes
ambiental, social e económica da sustentabilidade. Nota a nota, acção a acção, todos ao mesmo ritmo podemos tornar o mundo mais sustentável e responsável. Tome nota de algumas sugestões que pode adoptar no seu dia-a-dia.
REDUZIR
Vivemos num tempo de consumo imediato e descartável, mas é possível mudar. Compre e consuma apenas o que realmente necessita e escolha bens de consumo mais duradouro.
REUTILIZAR
Antes de deitar fora, pense duas vezes. Há muita coisa que se descarta e que é possível reaproveitar. Dê asas à imaginação e crie formas de dar um novo uso ao que já não necessita. Damos um exemplo: um frasco pode transformar-se num óptimo vaso.
RECICLAR
Os materiais que tenham chegado ao fim da sua vida útil devem ser separados de forma correcta. Para além da separação das embalagens - plástico e metal, papel e cartão ou vidro - procure também um fim de vida sustentável para outros resíduos como electrodomésticos, pilhas, roupas, ou óleos.
UTILIZAR TRANSPORTES COLECTIVOS OU MEIOS SUAVES
Mude os seus hábitos e passe a utilizar, em vez do carro ou da mota, os transportes colectivos, ou soluções alternativas como a bicicleta ou a trotinete. Ou mesmo andar a pé, quando a distância o permitir.
ECONOMIZAR ÁGUA E ENERGIA
O consumo energético e de água é um dos grandes desafios da actualidade. Em casa, ligue apenas as luzes e aparelhos necessários, prefira equipamentos com melhor eficiência energética, tome duches mais curtos e desligue a água enquanto não estiver a usá-la. Com tudo isto, além de poupar o planeta, poupa a carteira.