Ho, ho, ho! Um pouco de Sintra no sapatinho

Este ano ofereça presentes com história, daqueles para guardar para a vida toda e ainda passar às gerações futuras.
Parques de Sintra
D.R.
Time Out em associação com Parques de Sintra
Publicidade

Sintra é um postal, todos sabemos, que fica ainda mais encantador no Natal. E nem é preciso falar das inúmeras personalidades do mundo inteiro que ao longo da história se renderam aos encantos da vila. Este ano, sempre que precisar de presentes distintos e com charme, é só incluir Sintra no sapatinho. Como? Fácil e nem precisa de sair de casa. Basta entrar na loja online da Parques de Sintra e deixar-se perder entre os inúmeros produtos exclusivos inspirados no rico património cultural e natural da região. Depois, pode levantá-los presencialmente na loja do Palácio Nacional de Queluz ou na do Palácio Nacional de Sintra ou optar pela entrega via correio. Grande dica mesmo a tempo da consoada, hein?

Ho, ho, ho! Um pouco de Sintra no sapatinho

Ah! Antigamente é que era…

É o que provavelmente vai pensar assim que vir estas peças, réplicas fiéis dos originais que fazem parte do acervo dos Palácios Nacionais, nomeadamente os de Sintra, Queluz e Pena. Sim, falamos de loiças maravilhosas que serviram reis e rainhas. São vários serviços de jantar, chá e café dos três monumentos, que estão agora disponíveis para compra. Os preços das peças variam entre os 35 e os 175 euros, mas uma coisa é certa – ficam bem em qualquer casa.

De Sintra para a mesa

Numa altura em que há tudo em excesso e se fala tanto na importância de reduzir a nossa pegada ambiental, que tal oferecer algo de qualidade, que promove a produção local e que e cujo lastro ficará apenas nas clássicas gramas extra pós-Natal? Falamos-lhe, por exemplo, do mel Condessa d'Edla, proveniente das tapadas florestais sob gestão da Parques de Sintra, ou do Azeite Virgem Extra Alter Real, com aroma fresco e sabor macio. Presentes que caem sempre bem. 

São flores, senhor, são flores!

Foi em 1893, numa das suas viagens a Paris, que a Rainha D. Maria Pia adquiriu um serviço de porcelana deslumbrante – o serviço “Flores”, da marca Haviland & Ca (Limoges)  – para o Palácio Nacional de Sintra. A impressionante mistura floral, deu agora origem a uma nova coleção de bonitas peças que servem os mais variados propósitos. Há almofadas, canecas, sabonetes, tabuleiros, azulejos, entre outros objectos – o difícil mesmo vai ser escolher.   

Na dúvida, ofereça um livro

Seja para ler ou decorar a mesa de centro da sala, oferecer um livro é sempre uma aposta segura. A Parques de Sintra tem várias publicações sobre o património cultural, construído e natural, que dão um excelente presente de Natal. Entre livros mais práticos, como roteiros pelos diferentes monumentos da vila ou até guias sobre a diversidade de cogumelos na área, passando por publicações sobre história ou outras mais actuais com bonitas imagens das vistas da serra, só tem de escolher.

Quem quer brincar aos reis e rainhas?

O Natal é das crianças, todos sabemos e ninguém melhor que elas para nos reconectar com os universos fantasiosos da infância. Dito isto, quem não se lembra de em pequenino brincar à realeza? Os miúdos, a galope em cabos de vassoura, e a perderem horas entre espadas e escudos para protegerem castelos imaginários, e as elas, as miúdas, deliciadas com o universo das princesas, com vestidos arrastar pelos pés, brincos e coroas, tudo cor de rosa… Se tem pequenas majestades lá em casa, já sabe onde as satisfazer

Para cavaleiros e cavaleiras

A Escola Portuguesa de Arte Equestre é considerada Património Nacional e tem como objectivo promover o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional portuguesa. Sediada nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz e com apresentações regulares no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém), está intimamente ligada à raça Puro-Sangue Lusitano, o mais antigo cavalo de sela do mundo. Caso tenha apreciadores da Arte Equestre na sua lista, este ano ofereça-lhes uma das diferentes recordações disponíveis no site da Parques de Sintra, onde encontra desde guias de trabalho a cigarreiras de porcelana.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade