praia do alvorião
©Arlindo CamachoPraia do Alvorião
©Arlindo Camacho

MEO Sudoeste: seis coisas para fazer enquanto o seu filho dança

Já que teve de levar o filho ao festival MEO Sudoeste, damos seis sugestões para que se divirta tanto quanto ele

Publicidade

Longe vão os tempos em que contava os escudos para ir ver Portishead, PJ Harvey, Sonic Youth, Therapy, Blur, Suede — ou até mesmo Marilyn Manson ou os Rio Grande ao Sudoeste. Em que se enchia de pó de livre vontade, mergulhava num canal que irrigava as plantações da Herdade da Casa Branca, ligava aos pais das poucas cabines telefónicas que estavam à porta do recinto e comia numa das duas roulottes que existiam para alimentar a trupe de gente que rumava a sul. 

Perto estão os tempos em que acompanha o filho ao seu primeiro festival (o MEO Sudoeste, pois claro) e o deixa a dançar enquanto vai à sua vida na Zambujeira do Mar e redondezas. Para que esta não seja monótona, siga as nossas sugestões. 

Recomendado: Seis concertos a não perder no MEO Sudoeste

MEO Sudoeste: seis coisas para fazer enquanto o seu filho dança

  • Português
Comer comida caseira e não festivaleira
Comer comida caseira e não festivaleira

O Rocamar fica na localidade de Cavaleiro, ao lado do farol do Cabo Sardão, e é um sítio com comida caseira, uma humilde mas fresca montra de peixe e uma ementa onde entram algumas açordas – prove a de bacalhau com grossas fatias de pão e ovo escalfado – e um polvo frito inesquecível. Junta os dois B’s: bom e barato. Peça o polvo frito e depois diga-nos o que achou. 

+ Os melhores restaurantes na Zambujeira do Mar

2. Ir dar um mergulho

Esqueça as praias próximas do recinto, vão estar apinhadas de dúvidas existenciais, expressões tipo “tipo” e alguma acne. Vá até à praia do Alvorião, mais a sul, colada à do Carvalhal, que parece difícil de descer, e é, mas vale cada gota de suor.

Recomendado: As melhores praias na Costa Alentejana

Publicidade

3. Ir dar um mergulho ainda mais profundo

Não se fique só por umas braçadas ligeiras, vá mais fundo com a Ecoalga, empresa que promove baptismos de mergulho, mergulho arqueológico, mergulho em apneia, científico ou de lazer, a partir de 30€, entre Sines e Vila Nova de Milfontes.  

4. Use uma app para descobrir Odemira

Para quê ter Odemira apenas debaixo dos pés quando pode segurá-la na palma das mãos graças a uma nova app lançada pelo turismo local? “Descubra Odemira” dá dicas de hotéis, monumentos, curiosidades e de agenda. Importante: funciona em modo offline.

Publicidade

5. Ponha-se a andar

Se os gaiatos passam horas aos saltos a comer pó no recinto, porque não pôr-se a caminhar entre pomares e quintas? Sabemos que está calor e que não faz exercício desde 1998, por isso escolhemos um percurso de 3,5 km: o das hortas de São Luís (que pode encontrar em rotavicentina.com).

Um dos restaurantes icónicos nos arredores da Zambujeira do Mar, está ali de portas abertas desde os anos 70, altura em que os pescadores vinham do Porto das Barcas e aqui faziam os petiscos. Hoje, infelizmente, o ritual n'A Barca Traquitanas não é o mesmo, mas a cozinha continua a oferecer excelentes pratos de sabor a mar, sejam os simples peixes e mariscos, sejam outras especialidades como o choco à Barca, com amêijoas e batatas. 

O melhor da Zambujeira do Mar

  • Português

Peixe fresco e marisco, ou até uma boa carne de porco preto. Alguns dos melhores sítios para comer e beber na Costa Alentejana estão na Zambujeira do Mar e estas são as nossas sugestões para depois de um mergulho nos Alteirinhos ou na praia da Amália.  E deixamos-lhe uma dica: na Rua do Sol Nascente, mesmo no centro da Zambujeira do Mar, existe uma padaria que só vende pão alentejano de 400, 800 e 1200 gramas, tão popular entre os moradores, que convém ir cedo para não perder a fornada. Por agora, fique com os melhores restaurantes na Zambujeira do Mar. 

  • Viagens

São (só) 212 quilómetros que separam Lisboa de um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. A Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, perfeita para quem gosta de explorar segredos. Acabaram-se as desculpas: faça a mala, vista o fato de banho, calce as sandálias e faça-se à estrada. Aqui não faltam areais selvagens e secretos onde pode estender a toalha. E para aproveitar o melhor que a zona tem para oferecer, nada como se deixar ficar por ali durante uns bons dias. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Rica em praias selvagens, rica em natureza no estado mais puro, rica em pores-do-sol fotogénicos e em muitos outros segredos, a Costa Alentejana é um destino de férias onde não nos cansamos de voltar. Nos quilómetros de costa que ligam Melides à Zambujeira do Mar, vai encontrar praias para todos os gostos: dos areais desertos, secretos e amigos dos praticantes de naturismo, às praias vigiadas, com bandeira azul, restaurante e perfeitas para levar a família toda a reboque. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade