Entretenimento, Videojogos, Red Dead Redemption 2
©DRRed Dead Redemption 2
©DR

Os melhores jogos disponíveis nos serviços PlayStation Now e Xbox Game Pass

‘Red Dead Redemption 2’ já está no Xbox Game Pass. Aproveitamos para destacar outros títulos que é possível descarregar neste tipo de serviços

Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Nos últimos anos, muitas pessoas habituaram-se a pagar uma mensalidade pelo acesso aos catálogos de filmes e séries disponíveis em plataformas como a Netflix ou a HBO. Passa-se o mesmo com os videojogos. O Xbox Game Pass, da Microsoft, destaca-se neste segmento desde 2017, e mais recentemente o serviço de streaming PlayStation Now, da Sony, começou a funcionar como um serviço de subscrição nos moldes do Game Pass, permitindo o download de mais de uma centena de jogos da PlayStation 2 e PlayStation 4 (também há títulos da PlayStation 3, mas só em streaming, exigindo uma ligação à internet rápida e estável). Ambos dão acesso a centenas de títulos, actualizados regularmente, e custam 9,99€ por mês. Ou menos, dependendo do tipo de subscrição.

Recomendado: Os melhores jogos de realidade virtual

1. Bloodborne

É um clássico moderno e o sucessor espiritual de Demon Souls e Dark Souls, os RPG (role-playing games, ou jogos narrativos) absurdamente difíceis do mestre japonês Hidetaka Miyazaki. Desenvolvido pela From Software de Miyazaki, é um jogo de acção exigente, mas recompensador, que nos transporta para uma cidade gótica, decrépita e ameaçadora, cuja história se vai revelando lentamente.

Disponível no PlayStation Now.

2. Control

Uma agência secreta do governo norte-americano estuda fenómenos paranormais, que se desenrolam frequentemente sem que ninguém dê por isso. É desta premissa que parte um dos títulos mais badalados de 2019, cuja protagonista passou anos e anos em busca da verdade. E dá por ela no meio de uma história de ficção científica, com muitos tiros e quebra-cabeças pelo meio, quando finalmente descobre a base de operações da agência.

Disponível no PlayStation Now.

Publicidade

3. Doom

Durante anos, Doom foi o padrão-ouro dos FPS (first-person shooters, ou jogos de tiros na primeira pessoa). Mas o género mudou e o título da id Software foi-se tornando irrelevante. Até que esta nova encarnação recuperou a glória do passado e nos lembrou de que um bom jogo de tiros não precisa de histórias realistas nem de grandes orçamentos, só de monstros e armas que os façam explodir.

Disponível no PlayStation Now e Xbox Game Pass.

4. Final Fantasy XV

Simultaneamente uma aventura épica e uma pequena viagem com um grupo de amigos, Final Fantasy XV tem algo de encantatório. Sob a direcção de Hajime Tabata, introduz várias alterações às mecânicas tradicionais da série, apesar de manter vários elementos familiares, e haver piscares de olho ao legado de Final Fantasy ao virar de cada curva.

Disponível no Xbox Game Pass.

Publicidade

5. Nier: Automata

Esta criação do iconoclasta japonês Yoko Toro, em parceria com a Platinum Games, é ao mesmo tempo um RPG distópico e um jogo de acção filosoficamente curioso e denso. É uma experiência diferente de quase tudo, apesar de reconhecer e celebrar o passado dos videojogos enquanto meio artístico e forma de expressão cultural.

Disponível no Xbox Game Pass.

6. Marvel's Spider-Man

Há muito de que gostar na mais recente aventura do Homem-Aranha. A começar pelas mecânicas e sistemas de controlo fluídos, ou a forma como o herói da Marvel despacha capanga atrás de capanga com relativa simplicidade, antes de enfrentar supervilões que são um desafio. Como na banda desenhada. Mas o melhor é o simples prazer de saltar de teia numa representação graficamente fiel e sumptuosa de Manhattan.

Disponível no PlayStation Now.

Publicidade

7. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Durante quase três décadas, Hideo Kojima expandiu limites e quebrou barreiras com cada novo capítulo da saga Metal Gear. E este é o ponto alto da série. Um jogo de acção furtiva que nos transporta para o Afeganistão e Angola durante os últimos anos da Guerra Fria, antes de se transformar numa história pessoal, densa e meta-referencial.

Disponível no PlayStation Now e Xbox Game Pass.

8. The Witcher 3: Wild Hunt

Muito antes da série da Netflix, a saga de fantasia medieval do polaco Andrzej Sapkowski chegou ao grande público através de jogos ambiciosos, como The Witcher 3: Wild Hunt. Um RPG moralmente ambíguo, também complexo e denso, que nos prende durante centenas de horas e onde (quase) todas as decisões dos jogadores têm consequências.

Disponível no Xbox Game Pass.

Publicidade

9. Red Dead Redemption 2

É o western mais imersivo alguma vez concebido. Partindo das estruturas erguidas pelo Red Dead Redemption original e inúmeros filmes de cowboys, a Rockstar criou um a experiência narrativa austera e pausada, que larga o jogador num vasto mundo aberto e o encoraja a explorá-lo e a vivê-lo, ao mesmo tempo que se confronta com o fim de uma era.

Disponível no Xbox Game Pass.

10. What Remains of Edith Finch

O primeiro videojogo dos estúdios indie Annapurna, com créditos firmados no cinema, é uma história sobre histórias – a da protagonista, as da sua família e as dos livros que se amontoam na casa onde se passa a acção. E desenrola-se como uma sucessão de pequenos e inventivos jogos, perfeitamente sintonizados com as histórias que contam.

Disponível no Xbox Game Pass.

Os melhores jogos para...

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos
Nintendo Switch
Nintendo Switch

É uma consola deste tempo, em que estamos habituados a jogar em vários contextos e lugares. Com vários títulos exclusivos.

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos

Já é possível entrar em qualquer loja e comprar a PlayStation 5. E estes são os melhores jogos para acompanhá-la.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade