Luzes de Natal em Lisboa 2020
Fotografia: Gabriell Vieira Natal em Lisboa (Rossio, 2020)
Fotografia: Gabriell Vieira

Os melhores mercados de Natal em Lisboa (e arredores)

Sugerimos os melhores mercados de Natal em Lisboa (e arredores) para entrar no espírito, apoiar negócios locais e ainda apanhar ar.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Começou a contagem decrescente para o Natal (que pode ser acompanhada com um destes lindos calendários do advento) e com ela surgem as primeiras notícias de mercados natalícios e surgir aqui e ali. Eles são a prova de que é possível fugir dos centros comerciais para tratar dos presentes, optando antes por bancas físicas e apoiando o comércio local. Há-os para todos os gostos, os que dão espaço aos pequenos negócios e à segunda mão, e os que não descuram a gastronomia e as diversões. Tome nota das melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e arredores.

Recomendado: 17 mercados de Natal na Europa que valem a viagem

Mercados de Natal

  • Coisas para fazer
  • Santa Maria Maior

O Mercado de Natal do Rossio regressa à Baixa com bancas de artesanato, música ao vivo e uma “impressionante” exposição de bonecas centenárias. Não faltará também o famoso comboio de Natal, de acesso gratuito. A iniciativa da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP) tem início a 15 de Novembro e prolonga-se até ao dia 22 de Dezembro. Ao todo serão 70 as bancas de artesanato e o cartaz inclui a actuação da banda Os Bandalheira, bem como uma parada de Natal que irá incluir artistas circenses e várias personagens e mascotes relativas à quadra, além de um animador e de um Pai Natal. O último espectáculo, marcado para 21 de Dezembro, está a cargo do Rancho Folclórico da Malveira.

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Santa Maria Maior

Organizado pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, o Figueira Christmas Gourmet está de regresso à Praça da Figueira, paredes meias com uma outra atracção da capital – o Mercado de Natal do Rossio. Este ano, haverá uma atenção especial dada ao chocolate, com a presença de alguns especialistas neste que é um dos ingredientes mais natalícios. Rita Oliveira marca presença já no dia 24 de Novembro. Francisco Siopa e Flávio Silva passam pela praça lisboeta nos dias 14 e 15 de Dezembro, respectivamente. Estão ainda programadas outras demonstrações de culinária com Chakall (23 Nov), Alessandro Olivotto (30 Nov), Joana Byscaia (1 Dez), Pedro Mendes (7 Dez), Ann Kristin Wenzel (8 Dez) e Augusto Gemelli (21 Dez). É sempre às 17.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer

O Natal em Cascais começa a 23 de Novembro, com a abertura da popular Cascais Xmas Village. O Parque Marechal Carmona volta a transformar-se numa aldeia encantada, onde até ao dia 5 de Janeiro de 2025 as famílias podem visitar a Casa do Pai Natal, a torre do mago, as oficinas de duendes, as renas de verdade e o presépio vivo (com camelos e tudo). As atracções não ficam por aqui: há ainda uma pista e uma rampa de gelo, um carrossel, uma mini roda, um comboio, uma aldeia nazarena, um acampamento romano, uma enorme árvore de Natal e, claro, banquinhas para comprar presentes artesanais. Os burros do Pisão juntam-se à festa, com passeios para os mais pequenos, que podem ainda entrar na casa dos doces para fazer pinturas faciais.

E este não é o único mercado natalício em Cascais. Aproveite a viagem e espreite também o Mercado de Natal de Cascais, junto à baía (onde está a roda gigante).

  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

O Mercado de Natal do Campo Pequeno volta a 28 de Novembro. Durante dois fins-de-semana, a 12.ª edição do evento ocupa o recinto com bancas de design, cerâmica, ilustração, joalharia, decoração, moda, brinquedos, livros, artes plásticas, iguarias e vinhos. Crianças até aos 12 anos não pagam entrada.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

O Wonderland arranca a 29 de Novembro e prolonga-se até 5 de Janeiro. Espera-se assim o regresso da famosa roda gigante, da popular pista de gelo e, claro, das restantes atracções que animam o Parque Eduardo VII nesta época do ano. No espaço aberto de mais de dez mil metros quadrados, brilham também as luzes, o mercado e a árvore de Natal, entre outras atracções para miúdos e graúdos. A entrada é livre, mas algumas actividades podem ser pagas, à semelhança das edições anteriores.

  • Compras
  • Cascais

Maria Guedes não falha uma estação e o mercado de Inverno mais não é que o seu mercado de Natal. Durante dois dias, o recinto a Fiartil transforma-se numa espécie de vila do Natal. Além das bancas com cerca de uma centena de marcas – quase todas portuguesas e a englobar áreas tão diferentes como a moda, criança e decoração –, o evento volta a contar com uma zona de comes e bebes, ideal para uma tarde (ou manhã) passada em família. A Stylsta promete ainda fotografias com o Pai Natal.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Grande Lisboa

O Natal é assim: um pouco por toda a cidade surgem mercados e eventos natalícios para levar os lisboetas (e não só) a mergulhar nesta quadra tão especial. Ali para os lados de Alcântara não é diferente. Durante os três primeiros fins-de-semana de Dezembro, de quarta-feira a sábado, o Mīrārī assume o papel de terra no Natal num evento que envolve artesanato local, achados vintage, gastronomia, música e actividades para todas as idades. As quartas e quintas ficam reservadas à música ao vivo. À sexta-feira, os DJ sets animam o pátio, ao lado de bancas de vinis e moda em segunda mão. Os sábados serão mais destinados às famílias com oficinas criativas para os mais pequenos, as únicas actividades que têm um custo – 5€.

  • Compras
  • Alcântara

O mote chega em inglês – fashionfooddrinks. Serão estes os ingredientes da primeira edição do Ímpar, um mercado dedicado à moda e ao lifestyle, dinamizado por duas influenciadoras digitais de peso (e portuguese girlies) Mafalda Patrício e Rita Montezuma. Está marcado para a Lx Factory, nos dias 7 e 8 de Dezembro. A moda será o prato forte deste evento, que se adivinha um terreno fértil para comprar alguns presentes de Natal – se não mesmo todos. As marcas já anunciadas incluem algumas etiquetas portuguesas, entre elas a Fora Sunglasses, Otherwise, 38 graus, Cantê, Imago, Mustique, Béhen, Two Zero, Futah, Juliana Bezerra, Piupiuchick, Taippe e Marshmellow, numa selecção que vai além do vestuário feminino e abrange áreas como os acessórios, os têxteis para a casa, o guarda-roupa masculino e até a moda infantil.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Marvila

Ao todo, serão 60 bancas num mercado pensado para responder às necessidades natalícias da comunidade vegana da cidade. Durante dois dias, a edição de Natal do Lisbon Vegan Market estaciona na Fábrica do Braço de Prata, com produtos alimentares, bijuteria, cosmética e artesanato. Pelo meio, haverá ainda workshops temáticos, palestras e demonstrações culinárias, sempre em torno do veganismo e da sustentabilidade.

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

O já habitual Mercado de Natal de Alvalade arranca a 6 de Dezembro e prolonga-se até dia 17 do mesmo mês. A 10.ª edição acontece no sítio do costume – a Avenida da Igreja –, das 10.00 às 20.00, com actividades para toda a família. A animação de rua conta com workshops, demonstrações artísticas, actuações de arte circense e música também fazem parte do programa de festas.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lumiar

Não vamos ter Santos Populares em Dezembro, mas o Lumiar vai dedicar mais uma edição deste grande arraial à quadra natalícia. No Jardim Professor Caldeira Cabral, junto ao Metro de Telheiras, conte dar de caras com um evento dividido em zonas temáticas e de entrada livre. Além das diversões, a pensar especialmente nos mais pequenos, o arraial natalício conta ainda com bancas de produtos artesanais. Um dos destaques vai para a Floresta Encantada, um parque de bolas gigante com 100 metros quadrados que promete apelar sobretudo aos mais novos, e um percurso de arborismo. Conte, naturalmente, com comes e bebes para ajudar a repor os níveis de energia. Acontece de 6 a 29 de Dezembro.

  • Coisas para fazer
  • São Vicente 

Com epicentro no Mercado de Santa Clara, o evento terá várias bancas, workshops, cânticos de Natal, uma noite de comédia e uma acção solidária a decorrer. Todas as actividades são gratuitas. Mas fora das paredes do mercado, fica uma das atracções mais anunciadas pela Junta de Freguesia de São Vicente, o Bosque Encantado, no Jardim Botto Machado. Durante quatro dias, este recinto pensado para os mais pequenos contará com neve artificial, sessões de teatro infantil, leitura de contos, trabalhos manuais, pinturas faciais e uma casa do Pai Natal. O espaço funcionará entre as 10.00 e as 21.00. No interior, decorre, a partir de dia 20, das 10.00 às 18.00, um mercado com mais de 40 marcas de empreendedores, artistas e criativos locais.

Compras de Natal em Lisboa

  • Compras

As últimas semanas do ano são conhecidas pelo puzzle de jantares em que a agenda se transforma, sejam planos entre amigos, colegas ou familiares. Uma azáfama. Multiplicam-se também os sorteios de amigo secreto, o que significa que está a chegar a altura de pensar no que vai dar ao comparsa que lhe calhou na rifa. Comece a riscar nomes da lista, com estas ideias de presentes para o amigo secreto – há umas sugestões mais parvas do que outras, mas todas com utilidade, por muito mínima que seja, e a pensar em todos os orçamentos.

Recomendado: Do batom ao vibrador: 30 calendários do advento para o Natal

  • Compras

A moda das ugly christmas sweaters (ou camisolas de Natal feias) parece ter vindo para ficar. Se há quem goste de se aprumar e vestir a sua melhor roupa na consoada, outros há que sacrificam o bom gosto em nome da ideia de um Natal colorido, estridente, quentinho e confortável. Para esses, juntámos uma dúzia de sugestões. São para todas as idades e níveis de audácia. Na noite de Natal (ou nos dias anteriores e seguintes), vista-se a rigor e use uma destas para abrilhantar a quadra.

Recomendado: Do batom ao vibrador: 30 calendários do advento para o Natal

Publicidade
  • Compras
  • Presentes e lembranças

Sabia que o primeiro cartão de Boas Festas de que há registo em Portugal data de 1839? Foi desenhado por D. Fernando II (marido da rainha D. Maria II) e tinha como destinatários os seus familiares espalhados pela Europa, rainha Vitória incluída. Está na altura de recuperar o envio de postais de Natal pelo correio. Claro que pode sempre entregar em mão ou colocar junto a um presente, se bem que colar-lhe um selo e colocá-lo no marco do correio dá-lhe outro valor. Fique com 12 sugestões de postais natalícios para arrancar sorrisos, talvez algumas lágrimas.

Recomendado: Onde comprar pinheiros naturais em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade