O Parque José Gomes Ferreira, mais conhecido como Mata de Alvalade, é uma boa opção se quiser fazer um piquenique. Além de poder estender a mantinha aos quadrados num dos prados, tem parque de merendas (com mesas, bebedouro e grelhador), um parque infantil, um circuito de manutenção e – atenção – duas mesas de pingue-pongue. Leve as raquetes e bola.
Para um bom passeio, está também no sítio certo: siga o percurso que circunda o parque. Vai passar por uma mancha de olival, uma zona de freixos, uma mata de cedros e outra de sobreiros. Na zona central, de prado, desenha-se uma fotogénica linha de choupos brancos. São 11 hectares de parque, geralmente calmo, onde vai ouvir uma diversidade de passarinhos e poderá até ver algum dos mais afoitos: melros e gaios ou, com mais sorte, algum chapim azul, ou pintassilgo, ou pisco de peito ruivo ou uma toutinegra de cabeça preta.
Junto ao parque infantil, encontra ainda um quiosque, a Esplanada da Mata, com bebidas e tostas e ambiente muito simpático e tranquilo. E casa de banho, a única existente em todo o parque. A ausência de wc público é a grande lacuna deste espaço verde. O parque está aberto 24 horas por dia, todo o ano.