Este percurso parte da vila da Cabrela, seguindo por trilhos ao longo do vale, por entre carvalhos, carrascos, sanguinhos e murtas, escutando-se o som da água cada vez mais próximo. A ribeira da Cabrela é um dos afluentes do rio Lizandro e percorre o vale, ladeada por bosques de carvalhos, choupos, freixos, salgueiros e muitas outras plantas que compõem a vegetação ribeirinha. É aqui que se farão momentos de silêncio para sentir a presença da água e explorar a natureza. "Vamos partilhar convosco os segredos das árvores e das outras plantas que habitam as margens, bosques e campos em redor da ribeira", promete Filipa Heitor, a bióloga que guia o passeio.
A ponte romana da Cabrela marca o ponto em que se inicia o regresso, pela outra encosta do vale, até ao ponto de partida.
Percurso circular de 5 km, dificuldade moderada e 03.30 de duração. Marcações em hearts into nature, até às 10.00 do dia anterior. 12€. Ponto de encontro: Praceta da Eira Velha, Cabrela, Terrugem, Sintra, às 10.00. 23 Set (Sáb)