Ribeira D'Ilhas
©Duarte DragoRibeira D'Ilhas
©Duarte Drago

As 8 melhores praias na Ericeira

Da Calada à Foz do Lizandro passando por Ribeira D'Ilhas, estas são as praias na Ericeira onde vai querer estender a toalha.

Publicidade

A água é fresca, talvez demasiado fresca, as ondas podem ser intimidantes e a areia é grossa o suficiente para uma esfoliação inadvertida. Ainda assim, há qualquer coisa de magnético na linha de praias que se estende da Foz do Lizandro, a sul, até à praia da Calada, a norte. A envolvência, entre rochas e enseadas é um postal bem conhecido do Oeste e leva milhares a banhos todos os anos, seja em busca da onda perfeita ou de algo tão simples como estender a toalha e trabalhar o bronze. Seja como for, com este guia, encontra as praias na Ericeira perfeitas para passar o dia.

Recomendado: As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

As praias na Ericeira para aproveitar o Verão

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Na freguesia da Carvoeira, esta é uma praia de considerável extensão e semi-abrigada graças ao Lizandro, rio com nome de cantor romântico brasileiro que escavou um vale naqueles montes. É um areal grande, a três quilómetros do centro da Ericeira, frequentado por famílias e os omnipresentes surfistas, ou não fosse também a casa do surfcamp Lapoint. Mais do que uma estância de veraneio, é um autêntico pólo de lazer, dotado de um passadiço e vários equipamentos de mobiliário urbano. É ainda acessível a pessoas com mobilidade condicionada e dispõe de vigia com nadador-salvador e sistema SOS Praia.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Tente alugar um barco nos apoios de praia para dar um passeio na lagoa.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Também conhecida como Porto da Calada, há até quem lhe chame “O Algarve” pelas semelhanças térmicas com essa região do Sul de Portugal. Motivo: as arribas que ladeiam a praia protegem-na da inclemente nortada e formam um nanoclima (um clima dentro do microclima). Trata-se de uma praia dotada de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida tendo já sido distinguida com o galardão “Praia Acessível”.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se estiver com vontade de fazer uma caminhada, nem precisa de sair do areal para rumar até ao Miradouro Oceano Atlântico. 

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Bastante espaçosa e uma das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço tem uma areia invulgarmente grossa mas é famosa sobretudo pelas ondas. É também um bom destino para o paddle, aquele desporto moderno das jangadas em que as pessoas parecem que estão a gozar com os náufragos. Destaca-se ainda pela qualidade dos equipamentos disponibilizados aos banhistas e vários passadiços de acesso ao areal.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A sul da praia, localiza-se o Forte de Santa Susana. Construído no século XVII por ordem de D. João IV, pouco resta da sua estrutura inicial, mas vale a pena a visita uma vez que foi um dos muitos fortes costeiros projectados para proteger o país contra as invasões espanholas e piratas.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Para quê gastar tempo e dinheiro a viajar até à Califórnia se se pode pegar no carro, passar por Baleia, A-do-Pipo e Carne Assada e chegar a Ribeira D’Ilhas, o areal mais cosmopolita do Oeste? Palco de provas do circuito mundial do surf, constitui a verdadeira catedral portuguesa da modalidade e é ideal para aprender sempre que o mar está pequeno, claro. É vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia, por isso pode ir descansado.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Convém lembrar que mesmo ali ao lado, na Ericeira, comem-se dos melhores pastéis de nata de Portugal. Vá conferir o título atribuído em 2017 à pastelaria O Pãozinho das Marias. 

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Com acesso directo ao centro da típica vila da Ericeira, a Praia do Algodio, também conhecida como Praia do Norte, é limitada a norte por um esporão rochoso natural e a sul pelo molhe do porto de pesca. Além de um moderno apoio de praia, com balneários e instalações sanitárias, encontra-se dotada de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e dispõe de significativa capacidade em termos de estacionamento, graças à proximidade do Parque Urbano de São Sebastião. Caso esteja um surfista desse lado, fique a saber que aguenta ondulação até três metros e funciona com meia maré a encher.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Vá ver a vista a partir do Pontão da Ericeira.

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Há quem a conheça por Praia do Sul e há quem a conheça por Praia da Baleia, por ali ter dado à costa um enorme cetáceo em 1872. Na ponta sul da vila, junto a um hotel, tem Bandeira Azul, vigilância, sistema SOS e vários equipamentos de apoio aos banhistas. Na zona norte há uma piscina com protecções feitas de rochas da própria praia, que foi galardoada este ano com Bandeira Azul.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Visite o Miradouro Sala das Visitas.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

Pequena e frequentada sobretudo quando a maré está baixa, a praia da Empa é interessante pelas rochas, pocinhas e por duas das ondas que compõem a Reserva Mundial de Surf da Ericeira: Pedra Branca e Reef. Apesar de não ser vigiada, tem sistema SOS Praia e costuma dispor de instalações sanitárias móveis durante a época balnear. O acesso a partir do estacionamento de apoio, no topo da falésia, faz-se por uma escadaria que bifurca a meio, seguindo em duas direcções diferentes. Se ficar no Ericeira Camping, é a praia mais próxima que vai ter.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Tente cavalgar as ondas (com cuidado, claro).

  • Atracções
  • Praias
  • Mafra/Ericeira

No centro da vila da Ericeira, a Praia do Peixe ou dos Pescadores, como é conhecida, é obviamente utilizada pelos pescadores para a sua faina. Mas tem outros encantos. No topo da arriba, por exemplo, há uma ermida que nos faz saber que a família real ali embarcou para o exílio em 1910. Talvez por isso seja esta uma das praias mais icónicas da vila, ou talvez seja pela localização, central e abrigada q.b. para poder estender a toalha à vontade.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se lhe der a fome, pode ir petiscar e beber vinho a copo ao Mar das Latas.

Fique junto ao mar

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade