Emmanuel Babled trocou Amesterdão por Lisboa há quase dois anos para se instalar num edifício pombalino no número 85 da Rua da Madalena. Foi no primeiro andar que montou o Babled Design, o seu estúdio, mas é dois andares acima, no terceiro piso, que agora nasce a novidade: o The Third Floor. É o novo espaço de cowork na cidade que serve de casa a designers, arquitectos, artistas e artesãos, onde o mote é combinar a tecnologia com a autenticidade e tradição do trabalho, tudo numa convergência entre o passado e o futuro promovendo a partilha de ideias e técnicas.
“Enquanto designer quero que este sítio seja orientado para o artesanato, para uma tradição de partilha. Não sou tradicionalista; acho que o design trata questões que não dizem apenas respeito ao mercado massificado, mas sim com a qualidade do que fazemos, e nessa arte os artesãos são exímios”, afirma Emmanuel. “Os artesãos são as pessoas mais serenas que conheço, ninguém lhes tira isso, e a massificação na produção rouba essa passividade e a qualidade.”
Dedicou a sua carreira ao vidro e ao fabrico de peças únicas – é mestre nessa arte como ninguém –, mas ao longo do tempo começou a ter outras preocupações, sobretudo no que diz respeito aos processos de produção de cada peça, aos quais junta uma aplicação sustentável e consciente porque “o design também tem de cuidar da sociedade e educá-la a orientar-se para a sustentabilidade.”
O designer defende que é preciso orientar a visão de todos para o mesmo lado, tanto os designers como os artesãos, para que se possa trabalhar numa sinergia que olha para o futuro e se reinventa para conseguir vingar no mercado. “A massificação é o negócio perfeito: tem uma funcionalidade e é barato, o que obviamente atrai muita gente”, diz, defendendo que as pessoas começam a ter a necessidade de consumir uma experiência, em vez de um mero produto. “É isso que os artesãos e nós, designers, queremos fazer: oferecer às pessoas uma experiência, e essa experiência vem acompanhada por uma história e é isso que gera o valor da peça, o storytelling.”
O The Third Floor tem cinco salas individuais de trabalho e outras duas salas comuns que vão ser palco de exposições, conversas e workshops, tudo aberto ao público. O espaço já conta com vários parceiros associados: a Sofalca, a Torart, a Vicarte e o projecto Passa ao Futuro. Todos eles seguem os princípios defendidos por Babled, e pode descobri-los melhor aqui na página ao lado e no site.