Parque canino do Jardim Fernando Pessa
©Inês FélixParque canino do Jardim Fernando Pessa
©Inês Félix

Tire a trela ao cão e deixe-o brincar nestes parques caninos em Lisboa

Eis as coordenadas dos melhores parques caninos em Lisboa. Para levar o seu melhor amigo a passear sem trela

Renata Lima Lobo
Publicidade

Nem todos têm espaço em casa para atirar a bola um bocado mais além da mesa da sala de jantar. Mas Lisboa está bem servida de espaços verdes e em alguns começam a nascer pequenos núcleos totalmente dedicados aos nossos melhores amigos, que agora podem ser um bocadinho mais felizes na cidade. Equipamentos para treino, água para saciar a sede e até casas de banho para cães. Descubra (ou relembre) estes parques caninos em Lisboa onde pode levar o seu animal de estimação e delicie-se a vê-lo fazer novos amigos.

Recomendado: Caixas de subscrição para animais (e para os seus donos)

Parques caninos em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Foi o primeiro parque canino a chegar a Lisboa, corria o ano de 2013. O espaço vedado tem uma série de estruturas em madeira e cimento que compõem um percurso de obstáculos ideais para o exercício canino e árvores para os donos se poderem sentar à sombra. A grande vantagem deste parque é que está localizado no coração do jardim do Campo Grande, também ele um dos melhores locais para passear o amigo patudo. Mas fora da cerca, só com trela.

  • Coisas para fazer
  • Beato
Parque Canino da Parada
Parque Canino da Parada

Inaugurado em Junho de 2018, o projecto para a construção deste parque foi um dos vencedores do POP Penha 2016, o orçamento participativo dos fregueses da Penha de França. Localizado no Jardim da Parada do Alto de São João tem feito muitos peludos felizes e há muitos nesta zona da cidade.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Em 2017, a Junta de Freguesia da Estrela decidiu intervir nesta subaproveitada praça e ofereceu pelo menos dois motivos para que fosse mais usada pelos fregueses: um parque infantil e um parque canino. Talvez por isso este seja o parque canino mais colorido da cidade no que aos equipamentos para exercício e brincadeiras diz respeito. Há ainda uma fonte e um WC para os cães, num pequeno espaço delimitado para necessidades de última hora.

  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Aos galos e aos patos que vivem à solta no campo, juntaram-se em 2017 os cães de Arroios. No parque canino encontra um percurso de obstáculos, um bebebouro, um dispensador de sacos para dejectos e banquinhos para os donos se sentarem à sombra, num jardim recheado de árvores centenárias.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Areeiro/Alameda

Antes da inauguração do parque canino, já o Jardim Fernando Pessa era povoado por matilhas. Quem diz matilhas, diz um conjunto de vizinhos que já tinha por hábito passear pelo jardim com os respectivos cães. Era pois um dos espaços verdes da cidade que gritava por um lugar oficial de convívio entre amigos de quatro patas. O desejo foi realizado em 2017, cortesia da junta de freguesia do Areeiro que aqui instalou um sobe e desce, um slalom, barreiras de salto, um bebedouro à entrada e um WC para os peludos utentes.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Areeiro/Alameda

Foi inaugurado em Janeiro de 2021 e é o segundo parque canino construído pela Junta de Freguesia do Areeiro, e também pelo município, depois do que se encontra instalado no Jardim Fernando Pessa. Agora é no Jardim Irmã Lúcia, junto à Praça de Londres, que os fregueses mais peludos também podem circular sem trela. Têm à disposição um bebedouro e equipamentos para fazerem exercício enquanto brincam livres e fofos.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

O Parque das Artes e do Desporto não fica em Lisboa, mas é monumental. Esta antiga lixeira convertida num parque de lazer, na Amadora, tem uma área de nove hectares, onde cabem três campos de futebol, três campos de ténis ou dois campos de padel. E não um, mas dois parques caninos.

Mais Lisboa amiga dos animais

  • Compras

É verdade: este é um tema sensível, em especial para quem simpatiza pouco com pessoas que perdem tanto tempo a vestir os seus animais de estimação como a si próprios. Por outro lado, se a sua tolerância ao tópico for razoável, sempre pode explorar as nossas sugestões. Mas esta lista é, sem rodeios, feita especialmente para os fãs de cães com laçarotes ou de gatos exigentes que não admitem ficar sozinhos em casa (ou, é bastante provável, os donos é que não ousam arriscar chegar a casa e encontrar os cortinados fatiados). Nada tema: imprima a nossa proposta de serviços e produtos para animais e guarde-a na carteira, ninguém está a ver, palavra de escuteiro.

  • Coisas para fazer

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem. Se concorda e por acaso anda à procura de um fiel companheiro, espreite esta lista de sítios para adoptar cães em Lisboa. À medida que vai conhecendo os peludos que estão a precisar de um lar, pode começar a imaginar os passeios nas manhãs amenas de Primavera e Outono, as corridas de Verão no jardim mais próximo ou as brincadeiras dentro de casa nos Invernos mais rigorosos. Mas não se esqueça também de que é um compromisso para a vida. Caso não tenha uma casa espaçosa ou tempo suficiente para um animal mais dependente, o melhor é ver antes a nossa lista de sítios para adoptar gatos. O importante é dar e receber amor, sobretudo nestes tempos mais difíceis, em que as associações de animais estão também a passar dificuldades e a precisar de ajuda para alimentar os animais que acolhem.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Se não acha piada a peixes ou a hamsters e não tem casa nem tempo para ter cães, o melhor mesmo é virar-se para os gatos, a companhia perfeita para um estilo de vida citadino, para quem tem o trabalho a ocupar a maior parte das horas do dia (mesmo que em teletrabalho) e tem moradas sem quintal. Se já decidiu que o que precisa é uma companhia felina, inteligente e independente, que queira partilhar espaço, recursos, noites acolhedoras e fins-de-semana de brincadeira, nós ajudamos. Fomos à procura de sítios para adoptar gatos em Lisboa, dos mais velhos e sábios aos mais jovens e activos. Se não poder adoptar, aproveite e ajude com donativos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade