O termo “cegueira das plantas” foi cunhado por J. H. Wandersee e E. E. Schussler em 1999 e refere-se à nossa incapacidade de reconhecer o papel das plantas na Terra e à crença de que elas são inferiores aos animais.
“No trabalho de Weismann há muito que se tenta encorajar a “cegueira humana”: as figuras têm funcionado caracteristicamente mais como figurantes do que como personagens principais. São normalmente obscurecidas ou cortadas e, nesta exposição, estão escondidas atrás de troncos ou folhas. As plantas de Weismann encontram-se lado a lado com os seres humanos e, nalgumas pinturas, as árvores são dotadas de uma agência metafórica e são representadas a salvar a vida de seres humanos de carros em despiste”, lê-se na folha de sala. Esta é a terceira exposição individual de Willem Weismann na galeria e segue-se a “Flotsam & Jetsam”, uma exposição dupla com Hugo Canoilas em 2022.
Quadrado Azul. Rua Reinaldo Ferreira, 20 A (Alvalade). quadradoazul.pt. Ter-Sáb 14.00-19.00. De 28 Set até 23 Nov. Entrada livre. Inauguração: 28 Set (Sáb) 16.00