Os grandes palcos
Há dois grandes palcos por onde ir saltitando: o Palco Oeiras e o Palco Gerador. Logo no primeiro dia, quinta-feira, o Palco Oeiras vai ser feito de muito falatório, num conjunto de conversas que vão reflectir sobre a cultura. Às 11.30, por exemplo, pode ver e ouvir o painel “Como está a cultura hoje?”, onde os convidados Alexandre Farto (Vhils), Ana Matos Fernandes (Capicua), Jorge Barreto Xavier e o coreógrafo Rui Horta vão falar sobre os resultados do Barómetro Gerador Qmetrics, um estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal apresentado no painel anterior. Salvador Sobral também se vai juntar à reflexão, mas às 16.00, na conversa “O que muda no consumo da cultura?”, que também conta com a jornalista Margarida Pinto Correia, a artista Grada Kilomba e Sérgio Machado Letria, director da Fundação José Saramago. À noite, ligue-se ao Palco Gerador, onde às 20.30 pode assistir a um concerto ao vivo de Luís Severo.
Na sexta-feira, o Palco Oeiras será o palco surpresa. Nas chamadas "Apresentações", um conjunto de 11 convidados vai aparecer para falar, em janelas de meia hora, sobre um tema que é apenas revelado no próprio dia. Entre eles estão a actriz Maria João Luís, Tó Trips, Selma Uamusse, ou mesmo o Chef Kiko. Não precisa de andar muito para chegar ao Palco Gerador, onde às 19.00 pode celebrar o final da tarde com as cumbias, kizombas, funanás, salsas e merengues do DJ La Flama Blanca. Logo a seguir, às 20.30, sobe ao palco a obra performativa “Espero-te bem”, criada em exclusivo para o festival, sobre a “Grande Crise de Saúde Pública de 2020”.
No último dia, sábado, vai ter muito que aprender no Palco Oeiras. São seis as masterclasses planeadas e entre os pedagogos de serviço encontra, às 16.00, a actriz Carla Maciel, na masterclass “Como fazer teatro no século XXI?”, ou, às 17.00, o ilustrador Nuno Saraiva, em “A caricatura política voltou para ficar?”. O encerramento acontece no Palco Gerador com um concerto de Benjamim, marcado para a 20.00. O músico promete um regresso aos clássicos, com uma passagem pelas novas histórias que tem para contar.