Madalena Almeida
Actriz
É jovem, pouco mais de duas décadas de vida, mas trabalho não lhe falta, nem mesmo neste período particularmente difícil para o sector da cultura. No primeiro confinamento, Madalena Almeida estava a trabalhar numa telenovela e a ter ensaios para o próximo filme de João Canijo, que já está a rodar na vila de Fão há um mês. “Agora, estou longe de casa, num hotel em Ofir, mesmo ao lado da praia e do pinhal. O ano passado estive dois meses, pela primeira vez desde há muito, sem nada para fazer”, recorda a actriz, que faz de Rita Paixão na mais recente aposta de ficção nacional, Até que a vida nos separe, para ver na RTP todas as quartas-feiras.
Nessa longínqua quarentena caseira, em São Domingos de Rana, Madalena saiu o pouco possível, mas descobriu algumas pérolas. “Acabámos por passear mais que o habitual por causa da Smu, a nossa cadela. À frente do Aeródromo de Tires, há imenso relvado e até fizeram um passadiço para as pessoas irem correr e andar de bicicleta”, partilha. “Começámos também a ir muito mais à lavandaria ao pé de casa. Quando ainda estavam abertos, no Verão, aos cafés. E voltei a visitar um clube de vídeo, aonde costumava ir com a minha mãe em criança.”
No Norte, as maiores aventuras acontecem quando vai ao hipermercado, brinca Madalena. “Costumávamos ir beber café perto da praia, mas agora está tudo fechado”, lamenta. “Uns colegas meus descobriram um sítio muito bonito, onde queremos muito ir assim que for possível. É o Parque Fluvial de Felinhos, que é assim tipo bosque encantado.” Melhor só voltar a jantar fora e ir ao teatro ou ao cinema. “Tenho muita vontade de ir ao Green Affair, em Lisboa.”
As Principais Descobertas:
Associação São Francisco de Assis Cais
Estrada Principal do Zambujeiro, 432, Alcabideche, Cascais
“Adoptámos uma cadela. Foi o melhor da nossa quarentena.”
Parque Urbano do Penedo
São Domingos de Rana, Cascais
“É enorme e tem uma horta comunitária.”
Boulan Tea Room and Gourmet Corner
Avenida do Lago, 4, Estoril, Cascais
“Tem uma esplanada muito agradável, scones óptimos e o melhor sumo de maçã e beterraba.”
Por Raquel Dias da Silva