Da programação paralela da exposição "Siza" fazem parte três obras de três realizadoras, escolhidas pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, a apresentar até ao fim de Junho. A segunda sessão, esta quarta, 19 de Junho, consiste em quatro documentários da jornalista Cândida Pinto, que compõem a série Vizinhos, que fez parte da representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016.
Os documentários acompanham quatro projectos de habitação social criados pelo arquitecto em quatro cidades europeias: o bairro da Bouça, no Porto (programa SAAL, 1974), «Bonjour Tristesse», em Berlim (primeiro projecto internacional de Siza, iniciado em 1980 e concluído em 1987), Schilderswijk, em Haia (reabilitação da Zona 5 deste bairro social, 1983) e o Campo di Marte, em Veneza (reabilitação deste bairro, 1985). "Os encontros entre Siza e os moradores dos bairros promovem a reflexão em torno de temas como o espaço europeu, a gentrificação e a emigração", diz o texto de apresentação.
Fundação Calouste Gulbenkian. 19 Jun (Qua) 18.30. Próxima sessão: A Dama de Chandor, de Catarina Mourão. Entrada livre mediante levantamento de bilhete desde duas horas antes do início do evento