Calçar o passado é o futuro

Tem um destes no armário? Os 574 da New Balance já têm mais de 30 anos. Para celebrar este modelo icónico, a marca conta com personalidades portuguesas muito especiais.
New Balance
New Balance
Time Out em associação com New Balance
Publicidade

Tudo começou com uns ténis de corrida, mas o seu conforto e durabilidade conquistou muitos desportistas de sofá. O modelo 574 da New Balance nasceu há mais de 30 anos, em 1988, e rapidamente se tornou um ícone da colecção – de certeza que pelo menos um membro da família tem um par lá em casa. As suas linhas sóbrias e instantaneamente reconhecíveis e o conforto inegável tornaram estes ténis num básico do estilo urbano que não pára de crescer até hoje. Todos querem fazer parte da cultura New Balance e nenhum outro modelo é tão característico como o 574. Tanto que estes ténis não sofreram qualquer alteração no design nos primeiros 15 anos após serem lançados. Agora, a história é outra, mas a simplicidade continua lá. Foram actualizadas as tecnologias – como a New Balance ENCAP® , que assegura durabilidade e resistência, ou a espuma EVA, que confere um amortecimento tipo nuvem na entressola e no calcanhar para um maior conforto mesmo no meio da correria – e foram desenvolvidas uma variedade de cores, detalhes e estampados. A nossa cor preferida, confessamos, continua a ser uma das mais clássicas: cinza. Se é da mesma opinião, junte-se a nós e celebre o próximo “NB Grey Day” nas redes sociais.

Para já, a festa fica para o modelo que nos continua a conquistar: o 574. E a New Balance convidou 10 personalidades portuguesas que se destacam em vários campos para o calçar. São elas: o artista Dino Santiago, a influencer digital Joana Vaz, a artista visual Tamara Alves, a actriz Paula Lobo Antunes e o atleta de futsal Erick Mendonça. Pode ficar a conhecê-los melhor mais abaixo.

Uma marca com mais de 100 anos de história

Sabia que o sucesso da New Balance se deve a galinhas? Explicamos. Em 1906, um imigrante irlandês chamado William J. Riley desenvolveu uma palmilha ortopédica com três pontos de apoio para dar mais equilíbrio a quem calça sapatos. Tal como em todas as boas histórias, conta-se que a inspiração para este modelo veio das patas das galinhas que, com três apoios, conseguem o equilíbrio perfeito. Qualquer que tenha sido a inspiração, a verdade é que estas palmilhas foram um sucesso e os próprios consumidores começaram a pedir por ténis dos mesmos criadores. Entretanto a marca tinha passado para as mãos de Jim Davis e, em 1938, começaram a fabricar os primeiros pares de sapatos. Começaram por conquistar equipas de atletismo e, mais tarde, chegaram ao basebol, ténis e boxe. Em 1976, a New Balance lançou o modelo 320, o primeiro com o famoso logo com um “N”. Doze anos mais tarde, a marca desenvolveu aquele que viria a ser o primeiro modelo adoptado por não desportistas: o 574. A partir daí, os modelos foram crescendo, cada vez com mais cores e pormenores ao gosto de cada um. E o resto é história.

Dino D’Santiago

Nascido no Algarve e filho de pais cabo-verdianos, é uma das personalidades do mundo da música que tem vindo a dar mais nas vistas. O seu disco mais recente, Kriola, recebeu o prémio de Melhor Álbum nos prémios Play – e o artista foi ainda distinguido como Melhor Artista Masculino e levou para casa o prémio da crítica. Dino D’Santiago foi desde cedo vocal contra o racismo em Portugal e no mundo – e nas suas músicas não faltam mensagens de diversidade e inclusão. Mais recentemente, foi nomeado para os Globos de Ouro de Melhor Intérprete e Melhor Música com Kriolu. A cerimónia irá realizar-se no dia 3 de Outubro, no Coliseu dos Recreios, e será transmitida em directo pela SIC.

Joana Vaz

Tudo começou em 2013 quando Joana Vaz criou o blog “Cookies and Trends”, que mais tarde se transformou no “joanavaz.pt”. Nesse espaço, a então estudante de arquitectura partilhava os seus outfits, as suas viagens e algumas dicas de saúde e alimentação que ainda hoje a ajudam a conseguir uma forma física invejável. Oito anos mais tarde, Joana Vaz é uma das influencers mais bem sucedidas da sua geração e conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram.

Tamara Alves

Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD, nas Caldas da Rainha, em 2006, depois fez o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes do Porto. Agora, Tamara Alves considera-se uma "artista plástica que utiliza suportes com características multifacetadas". Além do desenho, também recorre a outros materiais para se fazer expressar como a pintura, a ilustração, o graffiti, a instalação ou a performance. Alguns dos seus trabalhos podem ser encontrados na loja online da Ó! Galeria.

Paula Lobo Antunes

É um dos nomes mais conhecidos das televisões portuguesas. Paula Lobo Antunes, 44 anos, tem marcado presença assídua na ficção portuguesa ao longo dos anos. O seu primeiro papel no pequeno ecrã foi de Aurora Amaral para a nova brasileira A Escrava Isaura. Depois disso, foi convidada para participar em séries e novelas portuguesas e, até hoje, não parou. A actriz é casada com o também actor, Jorge Corrula, com quem tem duas filhas, Beatriz e Mel.

Erick Mendonça

Este jogador profissional de futsal tem dupla nacionalidade, portuguesa e mexicana, tendo nascido em Guadalajara, na Cidade do México. Depois de três temporadas no CRC Quinta dos Lombos e na AD Fundão, o jogador de futsal de 25 anos assinou agora um novo contrato com o Sporting Clube de Portugal. Este ano, o universal soma 24 jogos e 14 golos, incluindo participações na Selecção Nacional de Futsal. Erick Mendonça é um dos jogadores de futsal mais talentosos da sua geração e tem várias equipas de olho no seu trabalho.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade