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Fotografia de Paulo MeixedoMAJATU. STUDIO
Fotografia de Paulo Meixedo

Do sofá para a rua: marcas portuguesas com loungewear

Ah as maravilhas do conforto de uma malhinha, sem preocupações nem vaidades. Estas marcas portuguesas apostaram no loungewear

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Depois do primeiro confinamento, da clausura de 2020, parece ter havido palavras que não saíram da nossa boca nem do nosso corpo – é o caso da loungewear, ou em bom português, “roupa de andar por casa”. Aquela roupa que não envergonha e que traz o conforto necessário a quem tem forças para resistir a ficar de pijama o dia todo em casa. Fatos de treino quentinhos ou malhas fluídas, em conjuntos coloridos ou mais sóbrios, é assim a nova moda para ficar em casa ou para ir àquele recado rápido na rua. Indicamos-lhe o caminho do conforto com etiqueta portuguesa. 

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Marcas portuguesas com loungewear

Paparina

A produção é toda feita no ateliê da marca, em Setúbal. E a ligação à zona costeira não acaba aqui. Os materiais com que são feitos a lingerie e o swimwear da Paparina são reciclados a partir de redes de pescadores encontradas no oceano e de garrafas de plástico PET – sustentabilidade sempre na mira. As peças são ajustáveis ao corpo de cada compradora, desde a lingerie com rendas aos fatos de banho coloridos e, mais recentemente, as colecções de loungewear. As sweats e calças são maioritariamente de algodão, mas há também em lã virgem italiana, feitas à mão pela mãe da fundadora. A qualidade, a sustentabilidade e o conforto – está tudo lá.

Conscious

Quando foi mãe, Joana Silva aproveitou o tempo livre da licença para outras coisas, como cerâmica e costura. Do curso que fez desta última, acabou por nascer a Conscious Swimwear, uma marca de fatos de banho sustentáveis cujo tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos. Mas a coisa cresceu e a Conscious deixou de ser só para a praia. A novidade do final de 2020 foi a Confy Collection, de fatos de treino. Estão disponíveis em bege e lilás (S, M e L) e são feitos de algodão orgânico.

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iUKIYO

A iUKIYO é uma marca 100% portuguesa que nasceu das mãos das influencers portuenses Mariana Machado e Mariana Castro Moreira. A ideia surgiu durante o confinamento e a filosofia acabou a dar nome à marca: UKIYO é uma palavra japonesa que significa "viver o momento, desligando dos problemas da vida". A primeira colecção é uma linha de training em algodão orgânico e em cores leves, como o menta, rosa, off white e azul.  

Rust & May

Depois de uma viagem a Bali, Joana Dias mudou de vida e deu à luz a Rust and May, uma marca conhecida pelos básicos. As colecções são desenhadas por Joana e 100% fabricadas em Portugal, a partir de materiais naturais como o algodão e o linho. O ponto forte são as t-shirts e as sweatshirts unissexo com palavras, statements e desenhos estilizados, que podem ser complementadas com outras peças. O último lançamento apostou forte nos tracksuits, que podem ser vendidos em conjunto ou separadamente. Existem em cinza, bege e camel, todos cardados por dentro.

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Açaí com Granola

Tem a sustentabilidade como mote desde a sua fundação. E isso nota-se: da escolha da produção local aos materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, ou até mesmo peças criadas a partir de “deadstock”, ou seja, lã e algodão que estão parados em fábrica e que seriam destruídos. Além de uma linha de fitwear e outra de swimwear, a marca portuense tem também roupa sustentável para o dia-a-dia, e uma linha de loungewear com conjuntinhos confortáveis para abraçar as malhas em todo o seu esplendor. Existem calças e camisolas vendidas em conjunto e macacões de malha completos, tudo disponível em várias cores.

Decenio

A Decenio não grita imediatamente por colecções desportivas: quem conhece a marca portuguesa, associa-a mais rapidamente a looks clássicos. Mas a moda evolui e a Decenio segue as tendências, tendo lançado recentemente uma colecção de loungewear "para os momentos mais descontraídos, do dia e da noite", dizem, onde predominam os tons nude e cinza. Esta linha tem peças para homem e mulher de onde se destacam as calças, hoodies, casacos e t-shirts.

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Majatu.Studio

Sara Sampaio e Jorge Ribeiro, dois amigos de infância, atiraram-se de cabeça para o conforto e o luxo que é poder vesti-lo em casa e na rua. Juntos criaram a Majatu.Studio, uma marca portuguesa onde a estrela da casa é a loungewear, tudo feito em Portugal e com a sustentabilidade na ponta da língua, com base no conceito de slow fashion. A marca tem camisas, calças, casacos, hoodies e t-shirts para homem e para mulher, contando até com uma colecção sem género.

Concreto

"Speranza" é o mote desta nova linha da Concreto que conta com um modelo de fato de treino completo, em quatro cores diferentes. Todas as peças são feitas de algodão e poliamida, e produzidas em Portugal, tal como todos os artigos da marca. Estão disponíveis online e em algumas lojas seleccionadas. Com esta colecção, a Concreto vai ajudar a HeartSeed, criada com o objectivo de ajudar crianças em Moçambique, dando-lhes acesso a um espaço seguro onde podem participar em ateliês e actividades relacionadas com o mundo das artes, música, cozinha, meditação e empreendedorismo. A associação, fundada por duas portuguesas, vai receber 10€ por cada fato de treino vendido.

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Parfois

Muita gente não sabe, mas a Parfois – apesar de bem lançada na internacionalização – é portuguesa, nasceu no Norte do país e continua forte por cá. A aposta no vestuário é cada vez mais robusta, com a qualidade das malhas a sobressair nas cruzetas da loja. É possível encontrar peças em malha, como estas calças e top, que surtem o efeito de “estou bem para estar no sofá e estou bem para ir despachar recados à rua”.

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