Claus Porto
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Beleza que se faz por cá: descubra estas marcas portuguesas de cosmética

Dos cremes aos sabonetes, dos séruns às colónias, deixe-se vencer pela beleza portuguesa.

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“A beleza interior é que conta”. Fartamo-nos de ouvir repetidamente esta frase e, em boa verdade, não podia estar mais correcta. Mas, por vezes, é preciso uma ajuda extra para se sentir bem consigo próprio e não há mal nenhum nisso. Por cá, ainda poucos conhecem o universo da cosmética nacional, mas que a há, lá isso há e, tal como em muitos outros sectores, não brincamos em serviço. Leite de burra, colostro bovino, mel das abelhas, flores naturais ou sementes de uva são apenas alguns dos sinónimos da riqueza dos produtos cosméticos que nos saem das mãos. Nascidas por cá, umas centenárias e outras quase recém-nascidas, estas marcas portuguesas de cosmética são um tesouro nacional que nos põem a todos mais bonitos por dentro e por fora.

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Descubra estas marcas portuguesas de cosmética

Claus Porto

Caíram as monarquias e as repúblicas, instauraram-se ditaduras e fizeram-se revoluções. Tudo mudou, menos a Claus Porto, a marca de sabonetes portuense que se manteve firme, de pedra e cal, ao longo destes 130 anos. São muitos anos a virar aromas, colónias, cremes e sabonetes, e é um luxo podermos chamar esta marca de nossa. E esta questão de lavarmos as mãos regularmente pede que usemos material de qualidade e, preferencialmente, cheiroso, como os da Claus Porto. 

Unii

As irmãs Cátia e Rita Curica, donas das lojas Organii, criaram a própria marca, a Unii – organic skin food, uma marca de cosmética biológica e vegan. Têm o seu laboratório em Pero Pinheiro, Sintra, e é lá que controlam os ingredientes biológicos, pondo de lado os químicos. A Unii conta com produtos para toda a família, que podem ser encontrados nas lojas Organii e no respectivo site, e há desde sabonetes artesanais de azeite a champôs sólidos, elixires bucais e até fragrâncias.

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8950

A insígnia é portuguesa, delicada e feita com matérias-primas 100% nacionais e naturais, autóctones de Castro Marim – sim, é daqui que vem o nome da marca baptizada com o respectivo código postal. Foi pensada como uma marca direccionada sobretudo à hotelaria, mas alargou o espectro do seu público e tem agora os seus produtos à venda para todos n’A Vida Portuguesa. Os frascos da 8950 são feitos em cerâmica de Alcobaça – podendo ser reutilizáveis, portanto – e contam com uma gama de champô, creme e sabão líquido.  

Phillipe by Almada

É mesmo verdade, o leite de burra pode mesmo fazer maravilhas pela pele, tal e qual o ritual de Cleópatra, e é precisamente este o segredo da Phillipe by Almada, com palco na Herdade das Faias, no Ribatejo. Rapidamente descobriram a fórmula capaz de estabilizar e preservar todas as qualidades naturais do leite quando transpostas para um produto cosmético – o leite é recolhido, congelado e depois sujeito a um processo único de liofilização que o transforma em pó, permitindo manter inalteradas as suas características iniciais, o que eleva ainda mais os níveis de hidratação. E o cheiro dos produtos? Calma, a marca recorreu à ajuda do perfumista Lourenço Lucena, o único português reconhecido pela Sociedade Francesa dos Perfumistas. Os produtos são assim aromatizados com ceras naturais, vitamina E, óleo de jojoba e manteiga de karité. A gama é curta, mas eficaz: creme de rosto, creme de mãos, creme corporal, sabonete e um pack com vários produtos.

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MPL’ beauty

Mafalda Pinto Leite é dona e senhora da MPL’ beauty, uma marca de produtos de beleza biológica, natural, sustentável e vegan. Mafalda dedica-se a ajudar a promover uma filosofia para melhorar a beleza de dentro para fora com ferramentas que ajudam a gerar mudanças na sua saúde, confiança e criatividade. A marca tem séruns, cápsulas para cabelo, rolos de massagem, esfoliantes, pau santo, e até ingredientes e superalimentos para juntar à sua alimentação.

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A Miaskin nasceu da necessidade de Maria Inês Augusto simplificar. A mudança começou na alimentação e chegou aos cuidados com a pele. A marca tem poucos produtos: um creme e um sérum de rosto, com embalagens de aspecto minimalista. “É uma linha de essenciais”, sumariza a fundadora. Todos os produtos são feitos em Portugal, numa fábrica com sede em Loures, e são aconselhados para todo o tipo de peles e pessoas (sem quaisquer menções a género). As embalagens são em vidro, os envios são feitos em cartão reciclável e reciclado (cerca de 70%) e com o tamanho ajustado, de forma a evitar o desperdício. Os produtos estão à venda online.

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Benamôr

Rua dos Bacalhoeiros, Príncipe Real e Lx Factory – as três moradas da Benamôr levam qualquer um ao imaginário de antigamente. O charme da art déco continua a ser um dos pilares da marca e da decoração das suas lojas, mas não precisa de entrar em nenhuma para sentir esta inspiração: basta-lhe o packaging de cada uma das gamas Benamôr, da Alantoíne à Jacarandá, do Gordíssimo à Rose Amélie, ou até o famoso creme de rosto que mantém a mesma fórmula desde 1925, veja-se, mas agora sem parabenos. No site pode viajar pela história da marca e consultar algumas receitas nesta cozinha de beleza online, além de poder abastecer-se de produtos: gel de banho, óleos, bálsamos, manteigas de corpo ou a mais recente água micelar. 

Herbes Folles

A Herbes Folles é especial e é portuguesa. Esta marca de cosmética faz-se à base de ervas daninhas, dantes consideradas como medicina e alimento mas que são na verdade fundamentais para os ecossistemas e uma fonte de nutrientes e antioxidantes dos quais a pele pode beneficiar. Foi a pensar nisso que Mariana Santos, que estudou medicina herbal na The Herbal Academy, fundou a marca, para conjugar o cuidado com a pele com o respeito pelo ambiente, uma vez que os produtos são de origem natural, não-tóxicos e dão uma nova reputação a estas ervas, como é o caso da urtiga, beldroegas, o hipericão ou o sabugeiro. A gama de cuidados de pele da Herbes Folles é composta por um óleo de limpeza, uma loção bifásica hidratante, um bálsamo multiusos e duas esponjas Konjac que auxiliam a limpeza do rosto. Estão à venda no site e em algumas lojas seleccionadas.

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Catarina Barbosa Skincare

A bússola está apontada para Vila Nova de Milfontes, onde nasceu e está sediada a marca Catarina Barbosa Skincare. Catarina Barbosa, a fundadora, é formada em engenharia química e desde sempre apaixonada por cosméticos – foi, aliás, por isso que decidiu entrar no maravilhoso mundo das fórmulas. "A nossa paixão é proporcionar os melhores produtos de culto à base de plantas", pode ler-se no site da marca, até porque todos os produtos são feitos à base de plantas, aliando a ciência e ingredientes naturais, decididos pelas suas características e propriedades benéficas para a pele. Todos os produtos são uma homenagem a grandes mulheres portuguesas, que tiveram um papel importante no nosso país. A Amália representa o óleo facial intensivo, a Carolina a máscara detox, a Florbela a máscara enzimática e a Maria o sérum hidratante. 

Ignae

Directamente da ilha de São Miguel, nos Açores, para o mundo, é assim que a Ignae se apresenta pelas mãos do açoriano Miguel Pombo. Na composição há água termal do Parque Terra Nostra, de onde extraem a água e o óleo das camélias, sendo que o nome da marca deriva da rocha ignea, que se encontra no vulcão das Furnas e aquece estas águas. Além desta água, usam também o mel das abelhas e o colostro bovino, o primeiro leite após o parto. A Ignae é uma marca premium e de gama reduzida apenas com complexo de noite, dia, olhos e um sérum regenerador intensivo. E só para que conste, a marca já tem uma boa dose de internacionalização: já passou pela pele de Kim Kardashian, Bella Hadid ou Joanna Czech, uma das mais conceituadas especialistas em beleza nos Estados Unidos. Além dos Açores, pode comprar os produtos online, nas perfumarias Douglas e em algumas farmácias.

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Ach.Brito

A história da Ach. Brito começa 15 anos antes da sua fundação, em 1903, ano em que Achilles de Brito se tornou o guarda-livros da Claus & Schweder, a empresa de sabonetes fundada pelos alemães Ferdinand Claus e Georges Schweder, que mais tarde viria a ficar conhecida como Claus Porto. Cinco anos depois, em 1908, Achilles torna-se sócio da marca e um funcionário experiente no mundo da cosmética. Mas quando esta foi nacionalizada, depois da I Guerra Mundial, Achilles, já familiarizado com a área dos produtos de beleza e de banho, arregaça as mangas e decide abrir a sua própria empresa: a Ach Brito. Muitos produtos fazem parte da história da marca, uns mais épicos que outros – é o caso da água de colónia, o sabonete Musgo ou os Luxo Banho. O sabonete de leite de burra é outro best seller, inspirado nos rituais de banho de Cleópatra. 

Greensense

Palavras mágicas: natural e vegan. A Greensense é uma marca portuguesa que nasceu da procura de soluções saudáveis e sustentáveis na hora da rotina de beleza e higiene sempre com o foco de ter o menor impacto ambiental possível. Os produtos são criados com ingredientes de origem biológica, vegetal e mineral para cuidarem do couro cabeludo, do cabelo, da barba e do rosto de uma forma natural e saudável, não sendo testados em animais.  Têm óleos desmaquilhantes, óleos de barbear, mas foca-se sobretudo nos champôs e amaciadores sólidos, tendo até lançado o primeiro champô sólido para bebés e crianças. 

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Id Velit

A Id Velit tem tudo o que se precisa para quem quer entrar numa rotina de beleza mais verde, que o diga Anabela Jorge, a criadora desta marca. Depois de ficar desempregada, pôs mãos à obra e atirou-se a cursos de cosmética natural para depois fazer nascer a sua própria marca, a Id Velit, com produtos de banho e rosto com origem em ingredientes alentejanos, como o mel e a azeitona. Os produtos são feitos artesanalmente e não são testados em animais. As gamas foram pensadas para ter oferta para toda a família, com óleos e sabonetes de barbear, after shaves naturais, cremes de rosto, bálsamos labiais, sabão corporal, creme de mãos, condicionador e champôs naturais. É explorar o site.

Castelbel

O marketing olfactivo resulta mesmo, prova disso é a Castebel e as suas lojas que não passam despercebidas a ninguém, já que onde quer que estejam dão vontade de entrar. Sabonetes e produtos de luxo perfumados são a especialidade desta marca que nasceu em Castelo da Maia, em 1999, para o fabrico artesanal de sabonetes. Entretanto cresceu e é também conhecida pelas velas, papéis perfumados, cremes de mão e corpo. Tudo o que cheire bem, portanto. O universo Castelbel é grande e, no site, cabe todo, com as suas essências e colecções exclusivas. 

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Made in Youthland

Todos os produtos são formulados, desenhados e produzidos em Portugal. Logo aí já conquistou o nosso coração. A Made In Youthland, fundada em 2016, é uma marca com básicos da cosmética, tal e qual como aqueles que guardamos no armário para vestir. Mas aqui quem se veste é a pele. Os produtos são feitos com ingredientes naturais e orgânicos, juntamente com ingredientes moleculares e criados em laboratório, o que se traduz, portanto, em produtos livres de ingredientes nocivos como parabenos ou substâncias CMR (carcinogénicas, mutagénicas e reprotóxicas). São 16 as fórmulas existentes, oito para tratamento facial e outros oito para o corpo. 

[PH]ACT

Sustentabilidade é uma palavra que ganhou espaço no vocabulário do dia-a-dia e ocupou-se de mudar consciências. Assente nela, está a marca portuguesa [PH]ACT, dedicada aos cuidados pessoais e cosméticos, cujo primeiro produto são champôs sólidos que respeitam o pH natural dos cabelos. A marca tem três grandes pilares: a sustentabilidade, a transparência e os factos, tendo como mote o verbo “cuidar” - de ti, dos outros, do hoje e do amanhã. Os champôs (12,95€) estão à venda no site, cada um dos três com propósitos distintos. Além dos champôs existe ainda um condicionador sólido e uma caixa de cortiça para o champô, ideal para o guardar e transportá-lo em viagens ou na mala do ginásio, por exemplo. O packaging é feito de papel reciclado certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) e todas as encomendas são enviadas sem plástico, utilizando a menor caixa possível com um mínimo de 70% de material reciclado e seladas com fita de papel sem solventes.

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Dvine

Pode parecer marca estrangeira, mas é bem portuguesa esta marca de cosmética selectiva. É especializada em combinar a pureza dos activos biológicos com a performance dos ingredientes anti-idade. Equilibrando o poder e a delicadeza, a origem e a inovação, a tradição com a irreverência, o grupo laboratorial e farmacêutico Medinfar lançou, em 2017, a Dvine. A marca sustenta-se nas vinhas do Vale do Douro, de onde saem nutrientes que trabalham a pele para evitar o envelhecimento. Há produtos de limpeza de rosto, esfoliantes, séruns, cremes para manchas, falta de firmeza, papos, olheiras e imperfeições, enfim, um mundo de possibilidades para ficar com pele de bebé. 

Couto

A pasta de dentes da Couto SA é uma referência entre os seguidores de um estilo de vida vegan. Sim, a Couto é vegan, não é modernice, é de sempre. Os seus ingredientes são 100% vegetais e não recorrem a testes em animais para a sua produção. Também encontra champôs, água-de-colónia ou sabonetes da marca que seguem o mesmo conceito.

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Naua

Sofia e Sérgio atiraram-se de cabeça para concretizar um sonho: ter uma marca própria de produtos sustentáveis e naturais. A Naua foi resultado desse sonho tornado realidade, uma marca de cosméticos naturais onde o foco está no champô sólido. Os produtos são todos feitos de forma artesanal e sustentável, com os melhores ingredientes naturais, sendo que a embalagem é também 100% reciclável, sem plástico e sem pontos de cola. Para já estão disponíveis três produtos: champô sólido para cabelos normais, secos e oleosos, tendo todos um aroma suave com espuma perfumada.  

âmbar

Uma amizade antiga entre Telma e Vanessa, uma designer e uma farmacêutica, deu origem à âmbar, uma marca de cosmética portuguesa sediada na vila alentejana de Cabrela. "Movemo-nos pelo amor e respeito à natureza e à ciência, às coisas simples e verdadeiras": é a assim que se apresentam ao mundo. Trabalham com matérias-primas de origem vegetal e criam produtos cosméticos de forma artesanal. Há hidratante para lábios, óleo puro de Rosa Mosqueta, sais esfoliantes, creme de mãos e de corpo, desodorizante, pasta de dentes, champô sólido ou sabonetes. 

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Beauty Bible

Ingredientes naturais são a base da Beauty Bible, uma marca portuguesa de cosméticos criada em 2019 por Rita Paiva dos Santos com produtos vegan e cruelty-free. A marca tem apenas dois produtos que são quem mais brilha (literalmente), são eles: o creme iluminador Shimmer Body Butter, que além de hidratar dá aquele tom bronzeado e brilho à pele que não sabia que precisava, e o óleo seco Avocado & Coconut, que ajuda a combater os danos causados pela poluição e a manter a pele hidratada.

Shaeco

Shaeco é uma marca de cosméticos que nasceu em Viana do Castelo. É uma marca vegan, cruelty-free, livre de plásticos e que usa embalagens minimalistas, recicladas e recicláveis. O primeiro produto é um champô sólido, que pode ter a companhia de uma caixa de transporte fabricada com desperdícios da indústria portuguesa de cortiça. O champô sólido, adequado para todos os tipos de cabelo, é feito com ingredientes de origem vegetal, sem sulfatos e sem silicones. Foi enriquecido com óleo de argão, para hidratar o cabelo e o couro cabeludo, e com extracto de coco, para ajudar a fazer espuma. Segundo a marca, ao usar este champô sólido estará a evitar que cerca de três embalagens de plástico vão parar ao oceano ou ao lixo. Todas as embalagens da Shaeco utilizam matérias-primas 100% recicladas, recicláveis, sem plástico e impressas com tinta de base vegetal.  

Marcas portuguesas a ter debaixo de olho

  • Compras

As t-shirts têm origem nas peças interiores que se usavam por baixo de camisas e camisolas para aquecer o corpinho. Mas a t-shirt propriamente dita (a clássica branca de algodão) começou por ser usada por militares americanos a partir do início do século XX. Ainda hoje é um básico indispensável de qualquer guarda-roupa.

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  • Compras

Se há lição que já devíamos ter aprendido é que o que é nacional é bom, e se há altura para o provar é agora, comprando o que é nosso e apoiando os milhares de postos de trabalho que esta indústria gera no nosso país. As mãos dos portugueses são autênticas varinhas de condão para garantir a qualidade do que trazemos nos pés. 

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