Kaya, Café, Cabeleireiro
Inês Félix
Inês Félix

Orgânicos e vegan: conheça estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Cuidados acrescidos que evitam o desperdício e marcas vegan amigas do ambiente, fique atento a estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa.

Publicidade

Para ser amigo do ambiente não basta reciclar, comprar local e optar por uma mobilidade mais sustentável. É importante olhar para os detalhes e para certos comportamentos nas nossas rotinas, como o simples acto de ir ao cabeleireiro. Em Lisboa, há cada vez mais salões que se definem como orgânicos e vegan. fenómeno que não se quer como uma moda, mas sim um caminho a seguir ruma à sobrevivência do planeta. Assim, sugerimos-lhe uma lista de cabeleireiros sustentáveis na cidade, onde só entram marcas vegan ou orgânicas. Estes passos reduzem a pegada ambiental pela redução de produtos tóxicos utilizados em lavagens, colorações e outros tratamentos ao cabelo.

Recomendado: Os melhores cabeleireiros em Lisboa

Cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

  • Compras
  • Belém
Z Vegan Hair Concept
Z Vegan Hair Concept

Vegan, orgânico e livre de parabenos e sulfatos: é assim que o Z Vegan Hair Concept se apresenta à cidade. Num cantinho no Restelo, este cabeleireiro e centro de estética adequa os seus serviços a cada cliente, num atendimento personalizado liderado pela dupla João & Brito. Aqui, todos os produtos são livres de sulfatos, parabenos, amoníaco, folmaldeído, PPD’s, níquel, resorcina e todos esses nomes que enrolam a língua e tornam os produtos de cosmética menos sustentáveis, mas também menos saudáveis. A Philip Martin's é a marca que mais brilha neste cabeleireiro, com produtos de cabelo e cuidados para a pele, com base numa filosofia orgânica e natural.

  • Coisas para fazer
  • Chiado

Em pleno Chiado, o &SoWhat pode passar despercebido no meio da azáfama regular do bairro, mas fideliza quem entra e muda de visual. O espaço é arejado, minimalista e com uma zona de lavagens para entrar logo em modo zen e deixar que lhe tratem do pêlo. Aqui a beleza anda de mãos dadas com o sustentável e o orgânico e uma das responsáveis por isso é a marca Organic Way (OWAY), aprovada pela PETA e uma das primeiras marcas de cuidados capilares formulada com recurso extratos biodinâmicos, plantas micronizadas, óleos essenciais e hidrolatos. Corte, coloração, styling, máscaras ou madeixas – pode fazer tudo isto sempre com o selo de sustentabilidade associado, comprometendo-se com o comércio justo e a minimização do desperdício. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Sem sair da estreira Travessa Légua da Póvoa, a dupla d’O Cabeleireiro não foi muito longe. Mudaram o número da porta, abriram um espaço maior e tornaram-se mais sustentáveis. Cristiano Napolitano, colorista, e Mónica Dias, cabeleireira, são a sombra um do outro. A transformação foi drástica: as paredes brancas ganharam vida com sinalética decorativa e as prateleiras presas com fivelas expõem os produtos da única marca do salão, a italiana Davines, vegan e isenta de petróleo. A ideia é serem cada vez mais sustentáveis: reutilizam as luvas, deixaram de usar garrafas de plástico e bebem água filtrada com a ajuda de um engenho feito de barro.

  • Coisas para fazer
  • Chiado/Cais do Sodré

Kaya é um café e cabeleireiro que aposta em produtos orgânicos e sustentáveis, do champô à semente moída e torrada do cafeeiro. O café coabita com as tesouradas. No salão não entram marcas convencionais, só orgânicas (Oway e Davines) e fazem-se todo o tipo de obras-primas capilares. Cortes, hidratações, reconstrução, coloração e descoloração. O espaço funciona com os mesmos horários do café, o que é uma vantagem porque ao domingo não fazem gazeta. 

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Cabeleireiros
  • Campo de Ourique

Um três em um improvável: loja, café e cabeleireiro. O projecto de Natasha Cálem é sustentável e amigo do ambiente, e isso prova-se pelas marcas que escolhe. O Pikikos funciona ao fundo do espaço e tanto dá para adultos como para crianças. Também a marca usada aqui segue a ideologia da casa: são usados produtos da Davines, do norte de Itália, marca premiada por ser completamente livre de petróleo e vegan. Aqui, a água que é usada nas lavagens dos cabelos segue um sistema de reaproveitamento construído de propósito para o espaço. Trocando por miúdos: essa água segue para um depósito suspenso junto às casas de banho e é reaproveitada para as descargas de autoclismo.

  • Saúde e beleza
  • Lisboa

Chamar cabeleireiro ao creative hair studio na Estefânia é meio redutor. É que as paredes acomodam a intervenção artística de Tamara Alves, escovas modernaças, entre todos detalhes que gritam futuro. O projecto tem a assinatura de Olga Ferreira-Hilário, a art-director de serviço. É possível scolher com quem quer tratar do cabelo, seja com ela, com os stylists ou com um senior stylist (o preço varia, claro). O espaço tem-se tornado cada vez mais sustentável, tanto através das marcas que utiliza como dos procedimentos, eliminando quase na totalidade os produtos descartáveis. 

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Cabeleireiros
  • Cais do Sodré

Hugo Offerman conhece Josie Georgia há muitos anos — em 1999, quando começou a sua carreira, no salão do Facto, marca co-criada pela hair stylist londrina. Agora, passadas mais de duas décadas, decidiram abrir juntos o Ferragial, na rua com o mesmo nome, um cabeleireiro com preços justos e produtos naturais.

  • Saúde e beleza
  • Salões de beleza
  • Lumiar

Junto à saída do metro, em Telheiras, o Zen Organic Hair convida moradores e visitantes a viverem uma experiência sustentável no cabeleireiro. Neste espaço são utilizados produtos orgânicos e marcas como a Philip Martin's, com certificação europeia Ecocert, em cortes, lavagens, coloração, styling e tudo o que envolva tratamento capilar. Estes produtos representam uma redução de ingredientes químicos nocivos e as suas embalagens, recicladas e recicláveis, também contribuem para uma menor pegada ambiental. 

Lisboa sustentável

  • Coisas para fazer

Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas. Vá, prepare-se para sair desta com mais pontos na consideração do meio ambiente. 

  • Compras

É importante, mais do que nunca, manter as mãos higienizadas, bem lavadinhas e livres de vírus chatos que andam por aí. Há sabonetes que ainda são fiéis à velha técnica da saboaria artesanal, livre de químicos e maquinaria pesada, livres de aromas artificiais e embalagens plastificadas. Há marcas de sabonetes artesanais que põem cá fora produtos feitos à mão, com o que a terra dá, do azeite às ervas aromáticas, sejam eles para as mãos, corpo, rosto ou cabelos. 

Publicidade
  • Compras
  • Estilo de vida

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade