Rápido e eficaz, a nova forma de ir às compras

Em Leiria, há uma nova razão para fazer planos e sair de casa. Se é como nós e não perde uma boa sessão de compras, este novo Continente Bom dia é o sítio perfeito para encher o carrinho.
Continente Bom Dia Leiria São Romão
D.R. | |
Time Out em associação com Continente
Publicidade

Para quem ainda não conhece, prepare-se para uma novidade que vai dar que falar (e comer)! Se, em algum momento, achar que está a assistir a um filme, não se deixe enganar: é a vida real e o futuro a acontecer agora. A loja Continente Bom Dia Leiria São Romão já abriu e, com isso, conquistou imediatamente o título de maior loja inteligente do mundo. Não é só mais um sítio para fazer as compras, é A loja onde vai despachar as compras sem dar por isso. Venha descobrir e testar a inovação que torna cada visita ao supermercado a experiência de compras mais rápida de sempre.

Mas afinal como funciona?

É 10 de Janeiro, são 14.30, e estamos com a lista de compras na mão, a entrar no novo Continente de Leiria. Ao empurrarmos o carrinho para lá das portas de vidro, fazemos logo uma análise do espaço. A primeira impressão não deixa dúvidas: o ambiente é calmo e organizado, preparando-nos para uma experiência de compras tranquila. Antes de nos aventurarmos pelos corredores, aproveitamos a zona das mesas para tomar um café da máquina de self-service, que custa apenas cinquenta cêntimos, acompanhado de uma irresistível bola de berlim da pastelaria, que já estava a fazer-nos "olhinhos". Níveis de energia repostos? Agora sim, começamos a explorar este novo sistema de compras.

Na zona do take-away, pegamos numa dose de frango assado. Seguimos para a secção das frutas e legumes onde escolhemos maçãs, pêras, cenouras e tomates. Seguimos para a zona da peixaria, onde escolhemos vários tipos de peixe fresco para as refeições da semana. E todos estes itens devem ser registados nas respectivas secções. Com o carrinho já meio cheio, o próximo destino é o corredor das bolachas, onde escolhemos snacks perfeitos para qualquer altura. Cada um traz as suas favoritas das prateleiras e, no final, é mais um item adicionado ao nosso carrinho virtual.

Como? Bem, não se trata de magia, embora seja uma solução quase mágica para evitar as compras demoradas. O sistema de câmaras que percorre a loja acompanha as nossas decisões e com os registos manuais e o controlo automático do que retiramos das prateleiras, o nosso carrinho fica pronto para sair sem qualquer demora. Este processo é possível graças à "visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e prateleiras sensorizadas com balanças", explica o Continente.

Com a lista completa, chegou o momento de sair e fazer uma escolha: optar pelos métodos tradicionais, como as caixas de self checkout ou com colaborador, ou experimentar as caixas de smart check-out e aproveitar a tecnologia que promete tornar tudo mais rápido. Para nós, a decisão foi fácil – quisemos experimentar esta nova experiência cinco estrelas. E foi aí que veio a grande surpresa: sem passar nada pelo leitor, as nossas compras aparecem automaticamente no ecrã. Bastou confirmar e pagar para concluir o processo. 

O veredicto? Claro como água: esta tecnologia transformou as compras numa tarefa rápida e prática. À medida que fomos enchendo o carrinho, colocámos tudo directamente nos sacos, que deram origem à conta final automática, sem termos de passar cada produto no leitor, poupando tempo (e esforço) nas caixas.

Compras feitas, seguimos para o carro e somos recebidos com mais boas notícias. O parque de estacionamento é gratuito e não faltam lugares para todos – conta com mais de 50 lugares regulares e quatro dedicados a carros eléctricos, onde pode deixá-lo a carregar enquanto trata das compras. 

A única coisa que nos passa pela cabeça agora é: quando voltamos?

Os números falam por si

Desengane-se quem pensa que esta é apenas mais uma grande superfície – é muito mais do que isso. Trata-se da maior loja inteligente do mundo e da “primeira loja Continente Bom Dia que combina a experiência de uma loja tradicional com a tecnologia Sensei de última geração”, revela o grupo MC. 

Ao longo dos corredores, encontramos mais de 2.000 balanças, 1.600 câmaras estrategicamente posicionadas, 1200 m² de área para explorar, 21 servidores que garantem o funcionamento impecável do sistema e uma linha de caixas verdadeiramente inovadora à sua espera. 

É uma nova forma de fazer compras, projectada para oferecer uma experiência superior aos clientes. “Mais do que eliminar filas, a tecnologia da Sensei transforma toda a experiência de compra”, destaca Vasco Portugal, CEO & Co-Founder da Sensei. Luís Moutinho, CEO da MC, reforça que tudo foi pensado para que os clientes possam “chegar à caixa e não terem de fazer nada”, tornando estas compras as mais rápidas e práticas para quem escolhe este Continente Bom Dia.

Fazer compras nunca foi tão rápido e divertido.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade