Depois de meses de suspense, T2 Trainspotting chega às salas de cinema. Descubra aqui 10 coisas que precisa de saber sobre a saga – e leia na Time Out desta semana as entrevistas com os protagonistas.
10 coisas que precisa de saber sobre Trainspotting
2. Uma vez, Ewan McGregor e Jonny Lee Miller chegaram bêbados às filmagens depois de uma directa
3. Kelly Macdonald era empregada de balcão quando sacou o papel
Macdonald tinha apenas 19 anos e trabalhava num bar quando viu um folheto que falava sobre uma audição. Das centenas de raparigas que apareceram na esperança de desempenharem a colegial que acaba por ser a one-night stand de Renton, Boyle escolheu-a a ela. Durante as filmagens, Macdonald estava tão nervosa que se escondeu várias vezes na casa de banho, nos intervalos entre as cenas.
4. Jarvis Cocker ajudou na reputação do filme
Trainspotting foi alvo de duras críticas por parte de vários políticos e comentadores por dar um certo glamour ao consumo de drogas – uma das críticas veio do candidato à presidência dos EUA, Bob Dole (que admitiu, mais tarde, que nem sequer tinha visto o filme). Esta foi a altura em que “a heroína era chique”. “Pensava que nos iam matar”, disse Boyle sobre a controvérsia que ameaçou acabar com o filme. Contudo, Jarvis veio em defesa de Trainspotting – e a música Mile End, da banda Pulp, faz inclusive parte da banda sonora.
5. Irvine Welsh era funcionário da Câmara de Hackney
Quando Irvine Welsh começou a escrever o seu primeiro romance, Trainspotting, que se baseava vagamente nos seus antigos diários, tinha 35 anos. Antes disso, tinha feito parte de uma banda punk e depois trabalhou como auxiliar de cozinha e na Câmara de Hackney (onde comprou um apartamento por 8000 libras). Pelo livro, recebeu apenas 1000.
6. David Bowie deu uma palavrinha aos amigos influentes
Um filme com um orçamento reduzido, realizado por um zé-ninguém no mundo do cinema – palavras de Boyle – não tinha sequer hipóteses de conseguir os direitos de Lust for Life e Perfect Day. Por sorte, David Bowie tinha visto o primeiro filme de Boyle, Shallow Grave, e deu uma palavrinha aos seus amigos Iggy Pop e Lou Reed.
7. Angelina Jolie andou por ali de patins
Durante a rodagem do filme, Boyle teve de dizer a Jonny Lee Miller e à namorada de então, Angelina Jolie, para pararem de andar de patins no local das filmagens – uma antiga fábrica de cigarros em Glasgow. Onde ficava a antiga fábrica, estão agora apartamentos de luxo.
8. Begbie é um homossexual que ainda não saiu do armário
De acordo com Robert Carlyle, a raiva do brutamontes psicótico Francis Begbie pode ser explicada pelo medo que ele tem que descubram o seu segredo. Welsh concorda com esta interpretação, apesar de ter dito que a orientação sexual de Begbie no livro é "ambígua".
9. A festa de Cannes deu que falar
Trainspotting transborda de cultura rave e Britpop, por isso quando foi projectado no Festival de Cannes, em 1996, a festa foi épica. Os Leftfield foram a banda escolhida para tocar e Leonardo DiCaprio divertiu-se com Mick Jagger e Damon Albarn. Houve cânticos de futebol e passaram imagens de Sean Connery enquanto James Bond. Welsh e Noel Gallagher foram aparentemente encontrados deitados em sofás ao pé da piscina, às sete da manhã.
10. A pior retrete da Escócia afinal cheirava bem
A imagem de Renton a mergulhar de cabeça numa sanita nojenta para escoar os seus supositórios de ópio é uma das cenas mais inesquecíveis do filme. O que não se sabe é que o cocó era, na verdade, mousse de chocolate.
Discover Time Out original video