Filmes vencedores no MEO VideoClube

Para melhor entender o espírito dos Óscares e as escolhas da Academia, experimente regressar a um destes 10 filmes distinguidos em anos anteriores. Um lista de pérolas seleccionadas entre a valiosa oferta disponível no MEO VideoClube.
Avatar
Archivo
Time_Out_em_associação_com_MEO
Publicidade

Os Óscares encaminham-se para a sua nonagésima segunda cerimónia, o que significa que para trás há um vasto património de cinema para revistar. Podemos sentir-nos assoberbados com tanta oferta, paralisados na altura da escolha ou frustrados por não saber nem como começar. Para o ajudar, selecionamos uma dezena de títulos vencedores de entre o catálogo crescente do MEO VideoClube. Depois disso, a nossa sugestão é que se aventure por sua conta e risco.

Recomendado: Guia essencial para os Óscares 2019

10 filmes vencedores de Óscares que pode ver em casa

1. Toy Story 3, 2010

Óscar de Melhor Filme de Animação
Óscar de Melhor Canção Original

Já lá vai uma década e julgava-se que esta seria a derradeira aventura de Woody, Buzz Lightyear e companhia. Não foi, e ainda bem. O quarto filme da série estreou em 2019 e está entre os nomeados a Melhor Filme de Animação nesta edição dos Óscares. Enquanto aguarda o veredicto, veja ou reveja Toy Story 3, o capítulo que em 2011 conseguiu essa distinção e foi até nomeado para a categoria de Melhor Filme (foi apenas o terceiro filme de animação de sempre a conseguir esse feito). Nesta aventura, os brinquedos são doados a uma creche, quando Andy, o seu dono já crescido, parte para a Universidade. E o resto é a história magnífica da sua fuga. Já agora, uma dica: o primeiro filme também está no MEO VideoClube e é igualmente imperdível.

  • Filmes

Óscar de Melhor Filme de Animação
Óscar de Melhor Canção Original

É impossível os pais das crianças nascidas depois de 2010 nunca terem ouvido falar de Elsa, de Olaf ou de Anna. Este clássico instantâneo da Disney, que conquistou o Óscar para Melhor Filme de Animação em 2014, está condenado a passar na TV todos os natais. À conta disso, os nossos ouvidos já reconhecem à distância os primeiros acordes de Let it Go, que também valeu ao filme o Óscar de Melhor Canção Original. Um feito que pode ser repetido por “Into the Unknown”, a música original de Frozen II, que está apontada ao mesmo prémio este ano. É a única nomeação do filme, que não conseguiu ser candidato na categoria de Melhor Filme de Animação, num ano em que a concorrência é especialmente forte.

3. The Incredibles, 2004

Óscar de Melhor Filme de Animação
Óscar de Melhor Edição de Som

Ainda no capítulo da animação, eis mais uma preciosidade da Pixar que conquistou o Óscar em 2005. Como será o dia-a-dia familiar dos super-heróis? Foi a partir desta premissa que o estúdio norte-americano produziu uma das melhores paródias de sempre ao filmes de super-heróis. Um filme de acção que brinca com os filmes de acção a sério – e é melhor do que muitas fitas do género.

4. Mary Poppins, 1964

Óscar de Melhor Actriz
Óscar de Melhores Efeitos Visuais
Óscar de Melhor Edição
Óscar de Melhor Canção Original
Óscar de Melhor Banda Sonora

O ano passado surgiu nas telas de cinema O Regresso de Mary Poppins. Saudamos esta nova vinda da ama-seca preferida de todo o mundo, mas o nosso coração está com o filme original. Estreado em 1964, Mary Poppins é um dos melhores musicais de todos os tempos e conta com uma interpretação fabulosa de Julie Andrews.

5. O Grande Gatsby, 2014

Óscar de Melhor Guarda-Roupa
Óscar de Melhor Design de Produção

Não foi a primeira tentativa de adaptação ao cinema do romance clássico de F. Scott Fitzgerald, mas foi sem dúvida a mais bem sucedida. Um filme de encher o olho que faz justiça ao livro e deixa brilhar os seus actores principais: Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan.

6. Crash - Colisão, 2006

Óscar de melhor Filme
Óscar de melhor Argumento Original
Óscar de melhor Edição

Foi a maior surpresa da 78ª edição dos Óscares: Crash derrotou favoritos como O Segredo de Brokeback Mountain e colocou a fasquia alta para o realizador Paul Haggis, que nunca mais fez um filme à altura. A história, focada em tensões sociais e racismo em Los Angeles, mantém-se assustadoramente actual.

7. Gravidade, 2014

Óscar de Melhor Realizador
Óscar de Melhor Fotografia
Óscar de Melhor Edição
Óscar de Melhores Efeitos Visuais
Óscar de Melhor Banda Sonora
Óscar de Melhor Edição de Som
Óscar de Melhor Mistura de Som

Alfonso Cuáron recebeu a sua primeira estatueta dourada com este Gravity, um filme passado quase exclusivamente no espaço, em gravidade zero. O realizador está na calha para mais um Óscar com o magnífico Roma, estreado o ano passado.

  • Filmes
  • Comédia
  • 3/5 estrelas
  • Recomendado

Óscar de Melhor Realizador
Óscar de Melhor Actriz Principal
Óscar de Melhor Canção Original
Óscar de Melhor Banda Sonora
Óscar de Melhor Fotografia
Óscar de Melhor Design de Produção

Quem diria que um musical iria voltar a dominar os Óscares? O género cinematográfico parecia morto e enterrado mas ressuscitou – e de que maneira! – nesta carta de amor a Hollywood com Emma Stone e Ryan Gosling.

9. The Departed - Entre Inimigos, 2007

Óscar de Melhor Filme
Óscar de Melhor Realizador
Óscar de Melhor Edição
Óscar de Melhor Argumento adaptado

É incrível pensar que este é único Óscar de Melhor Realizador na carreira de Martin Scorsese. O cineasta esteve nomeado muitas vezes, mas só este thriller com Leonardo DiCaprio lhe valeu a tão cobiçada estatueta.

10. Avatar, 2010

Óscar de Melhores Efeitos Visuais
Óscar de Melhor Direcção de Arte
Óscar de Melhor Fotografia

Está na história como um dos filmes com mais nomeações de sempre e continua a ser o filme com a maior receita de bilheteira da história do cinema. É um épico de ficção científica ambicioso, futurista e original, mas será que sobrevive ao teste do tempo?

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade